Dentre as múltiplas atividades que surgem como oportunidades profissionais no mercado financeiro, uma delas é a profissão de analista. O papel do analista é basicamente analisar um ou mais ativos financeiros e produzir um parecer final ao seu cliente ou requisitante, que deixe explícita qual é a sua recomendação seja ela compra, venda, manutenção ou liquidação da posição.
Em alguns casos, isso inclui a construção de carteiras recomendadas, análises de setores, análises macroeconômicas e muitos outros tipos de análise, mas sempre deixando claro qual é o método, o ferramental e as razões para o embasamento da análise, e, por fim, qual o resultado de sua análise.
Para se exercer a profissão de analista, é mandatória a obtenção de um certificado denominado CNPI – Certificado Nacional do Profissional de Investimento, que pode ser obtido pela aprovação em exames que ocorrerão em etapas. Os exames e a certificação são realizados pela APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais).