Essa aula será realizada ao vivo novamente no dia 8/12 com exclusivdade para alunos Plano TNT.

A principal diferença entre o candle que você conhece e os tijolinhos do Renko reside na atemporalidade. Enquanto cada candle se forma a intervalos regulares de tempo, o renko se forma a intervalos regulares de preço.

Uma das coisas que costumam por nervosos traders iniciantes é o frenético movimento dos preços. Principalmente nos tempos gráficos menores, em que as variações de tamanho que ocorrem nos candles podem levar muitos traders a saírem prematuramente de suas operações.

Isso acontece porque o gráfico é dividido em unidades de tempo, o que, apesar de ser operado dessa forma há muito tempo, não tem muito a ver com os critérios de tomada de decisão dos grandes players. Nenhum deles esperará fechar o candle de 5 minutos para montar uma grande posição em VALE3, por exemplo. As negociações ocorrem realmente por nível de preço.

A partir da ideia de representar graficamente os níveis de preço de negociação sem ligação direta com o tempo, o gráfico de Renko surgiu no Japão e rapidamente se popularizou por suas características únicas.

Em primeiro lugar, o gráfico possui um aspecto visual bastante limpo e confortável, já que filtra todos os ruídos comuns aos gráficos de candles. Cada barra ou tijolo tem um tamanho fixo e o preço se movimenta pelo gráfico sempre em um ângulo de 45 graus.

Podendo ou não contar com pavios, os boxes de Renko podem ser configurados de acordo com as necessidades do usuário. Seu tamanho é definido pela quantidade de ticks – representado pela letra R – escolhida pelo usuário. Na maioria das plataformas, os boxes terão 1 tick a menos no seu tamanho. Assim, por exemplo, se você definir um Box Renko 10R no gráfico de USIM5, ele terá o tamanho de R$ 0,09. No minidólar, o gráfico 4R gerará boxes de 1,5 pontos (ou 4 ticks menos 1). Em algumas poucas plataformas, é possível escolher o tamanho dos boxes por valores.

A movimentação do gráfico de Renko é feita com base na mudança de preços, ignorando o fator tempo. Se, por exemplo, o dólar passar 2 ou 3 horas seguidas variando dentro de um intervalo de 2,5 pontos, o gráfico Renko 6R mostrará apenas um único box.

Vantagens

Além da filtragem de ruídos, nesses gráficos, visualizar suportes, resistências, figuras e canais é bem mais fácil do que fazer o mesmo nos gráficos de candles.

Além disso, se optar por utilizar boxes com pavios, eles poderão ser operados individualmente, como minimartelos (ou mini-estrelas cadentes), o que oferece maior número de possibilidades de entrada, além de garantir um stop bastante curto.

Os preços no gráfico de Renko também podem ser operados da mesma forma que operamos os gráficos de candle. Assim, trades de retorno à média, Pivot Point, canais, suportes e resistência e Bandas de Bollinger poderão trazer ótimos resultados.

 Ao longo do curso, teremos uma aula específica sobre Renko, mostrando como calcular o tamanho dos boxes e oferecendo algumas ideias de como operar por meio dessa técnica.


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.