Se você é ou pretende ser um day trader, esta aula é muito importante. Sabemos que o trading é uma atividade de alto risco e, quanto menor o prazo operacional, mais arriscada se torna a atividade.
O day trade poderia ser comparado às corridas de Fórmula 1, em que a habilidade do piloto, a precisão e o rigor técnicos e o sangue frio são decisivos para o sucesso nessa atividade. E, igualmente à Fórmula 1, cada mínimo detalhe faz uma diferença enorme nos resultados de longo prazo. É uma atividade de alta performance e, por isso mesmo, deveria ser a última coisa que um iniciante deveria fazer. A rigor, ele deveria, em seu processo de aprendizado, começar pelo swing trade de ações, aprender como tudo funciona, ganhar familiaridade com a plataforma, com a corretora e com a atividade. Só depois, deveria passar para o day trade com ações, que oferecem melhor controle de ganhos e perdas, são menos voláteis e são mais lentas que os contratos futuros.
Então, depois de alguns meses fazendo isso, e só então, o trader poderia tentar operar mini-índice e minidólar, nos quais as exigências estão em um patamar muito alto.