Se, por um lado, “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer ponto é destino”, por outro, “para quem não sabe onde está, qualquer ponto é a sua partida”. É muito estranho tentar construir um bom plano se ambas extremidades estão “soltas”, não? Por isso, nesta aula, vamos tratar de estabelecer um mapa situacional, ou seja, entender qual é a sua situação neste momento e, assim, definir como deve ser a sua partida.

Acredito fortemente que não existe condição ideal para começar, pois todo iniciante carece do recurso mais importante no trading: conhecimento. Mesmo para quem tem um grande patrimônio financeiro, se não souber o que está fazendo, é questão de tempo até que esse dinheiro seja pulverizado por meio de decisões de investimento ruins. Portanto, não espere começar a entender tudo logo de cara – faz parte se sentir um pouco perdido no início – mas, simplesmente, tome a atitude de começar com o que você tem e de onde você está, assim, as lacunas que possui serão preenchidas ao longo do caminho. Eu já fui iniciante e qualquer outro especialista de mercado também, mas o fato é que todos nós demos o primeiro passo, depois outro, e outro até que um dia havíamos percorrido um caminho suficiente para caminhar com total autonomia e segurança. Agora que alinhamos essa questão, reflita: quais são os seus recursos?

Pense sobre o tempo que você possui disponível para se dedicar ao trading, a sua reserva patrimonial e sua base de conhecimento. Lembre-se que o trading exige 3 recursos básicos: tempo, dinheiro e conhecimento; portanto, é importante ter uma noção clara do que você possui (e o que está em falta) para que seu foco seja dedicado a preencher essas lacunas iniciais. Conhecimento é uma lacuna certa, mas pode ser que também lhe falte tempo por causa da faculdade, pós-graduação ou trabalho, ou pode ser que lhe falte capital. Então, entenda quais são as suas deficiência e tenha em mente que, quanto menos recurso você possui, menores são suas chances de êxito nessa missão. A ideia não é apenas identificar seus pontos fracos, mas também os pontos fortes, que lhe favorecem.