Saindo do piloto automático
Lembra quando falamos, lá nas aulas anteriores, sobre a autoconsciência? Em uma aula específica (“Autoconsciência no Trading”) falamos brevemente sobre o hábito da presença. Aqui, nesta aula, vamos desenvolvê-lo um pouco mais.
O hábito da presença se trata de focar no agora, principalmente quando se trata de cumprir tarefas. Quantas vezes você foi interceptado pelo “E se…” quando estava operando? E se der errado… e se o mercado subir… e se o mercado descer… e se o mercado não subir nem descer… Ora, e se você focar no presente? De nada adianta ficar fazendo a si mesmo perguntas que você não tem como responder. Isso deixa você disperso, sem foco, e um trader que não tem foco não será um trader consistente, essa é a verdade.
O segredo para começar a ser mais presente nos seus dias é cuidar principalmente dos inícios. Aristóteles dizia que um pequeno erro no início torna-se grande no final. E qual é o nosso começo? Qual é o momento em que iniciamos a luta diária? Isso mesmo: logo após acordar. Portanto, devemos iniciar o dia com presença se quisermos viver com presença. Precisamos estar presentes, pelo menos, na primeira hora do dia, se quisermos estar presentes nas outras vinte e três.