Eu costumo dizer que “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer ponto é destino”. Em outras palavras, é extremamente importante você ter seus objetivos muito bem definidos, pois eles, muitas vezes, ditarão o seu nível de empenho, sua motivação, além de facilitar a construção do seu “roadmap” (passo a passo) para atingi-los. Por isso, vamos abordar esse tema com muita atenção nesta aula.

Onde você quer chegar? A pergunta parece boba, mas muitos traders iniciantes só têm em mente que querem ganhar algum dinheiro, porém, sem se planejar em relação a quanto vão investir ou quanto vão se dedicar ao mercado. Então, se você deseja viver como day trader, por exemplo, saiba que isso exigirá maior tempo de dedicação, tanto nos estudos quanto na prática, embora o capital requerido para essa finalidade não seja muito alto. Ainda nesse exemplo, se hoje você trabalha em horário comercial, será necessário traçar um plano levando em consideração que a sua mudança pode ser gradativa ou abrupta e isso interfere diretamente na necessidade (ou não) de uma reserva financeira de emergência para esse fim, pois um day trader normalmente demora alguns meses para se desenvolver. Partindo para outro exemplo, se você deseja só operar swing trade, a sua imersão no mercado pode ser menor, mas isso não dispensa os estudos. Além disso, o capital necessário, normalmente precisa ser maior se comparado ao caso do day trade. O fato é que seu objetivo final ditará que caminhos você deve toma e ajuda a evitar perder tempo com o que não importa. Por isso, reflita com bastante atenção e procure dar o maior nível possível de detalhes na fotografia mental do seu objetivo final no mercado.

Tenha em mente que, para atingir seu ponto de chegada, haverá uma longa jornada e você será testado de diversas formas. É comum as pessoas se prenderem a um caminho possível (imaginado inicialmente), mas, para evitar essa armadilha, fica aqui uma lição sobre o teimoso vs. o persistente. Enquanto o primeiro foca no caminho, em uma única maneira de executar seu plano, insistindo nas mesmas táticas ainda que elas não estejam surtindo bons resultados, o persistente foca no objetivo final e, quando enfrenta dificuldades, entende que mudar o caminho para atingir esse objetivo faz parte do jogo, por mais trabalhoso que seja recomeçar a jornada por outras vias. Pessoas persistentes têm um compromisso com o resultado final, independentemente do caminho que precisem trilhar para chegar até lá, portanto, acostume-se a ser uma pessoa persistente.