Quando se pensa em acumulação no trading, a primeira imagem que vem à cabeça é um gráfico com candles cujas máximas e topos estão alinhados na mesma região (as mínimas e fundo também), ou seja, é quando o mercado não sai do lugar. Contudo, do ponto de vista de fluxo, é importante entender o que está fazendo o mercado ser delimitado desse jeito, pois isso definirá se vale a pena operar de acordo com os parâmetros do tape reading.
Caso ainda não tenha ficado clara a situação, é importante entender que, às vezes, o mercado segue sem direção simplesmente porque não tem ninguém operando de forma relevante para movimentar os preços com uma direção tendencial. Nesse contexto, a análise técnica talvez dê um suporte mais adequado. Contudo, quando se percebe que existe uma força de compra ou venda, no entanto, os preços não andam porque há algum comprador ou vendedor segurando o book, aí sim, temos uma situação perfeita para usar as habilidades em tape reading para fazer algo a respeito.
Pode acontecer de os preços estarem “travados” simplesmente porque os compradores não estão dispostos a pagar mais caro ou os vendedores não estão dispostos a vender mais barato (neste caso, seria um mercado com pouca agressão). Essa seria a situação de baixa liquidez, em que a análise técnica pode ser mais eficiente. Mas o que acontece em muitos casos é que até existe alguma pressão de compra/venda para seguir o movimento, porém há algum player com lote escondido ou absorvendo as agressões naquela região. Nesse caso, o trader precisa prestar atenção no book de ofertas e Times & Trades para identificar quem (poder ser um ou mais players) está impedindo a passagem.