O day trade é uma das modalidades mais complexas que existe no mercado. Exige bastante estudo, um bom nível técnico e acompanhamento do mercado em tempo real. Além disso, não é uma modalidade muito escalável, dado que o mercado não tem liquidez para absorver grandes lotes de uma vez. O day trade seria uma péssima alternativa se não fosse por uma única qualidade que atrai diariamente milhares de interessados no assunto: alavancagem. Com o aumento do poder de negociação, o day trade realmente oferece uma real possibilidade de multiplicação rápida do capital, isto é, visto que os pré-requisitos citados anteriormente estejam preenchidos. Portanto, nesta aula, vamos tratar de um trading plan de desenvolvimento para day traders, com foco em aprendizado (não em ganho financeiro, por enquanto). Então, tenha em mente que, para as coisas correrem bem, você precisa cumprir os requisitos de tempo e conhecimento dedicado (não basta ter apenas algum dinheiro).
O sistema de níveis
Aprendi a operar day trade dentro de uma mesa que atuava no mercado americano e chegou a ter mais de 20 mil traders pelo mundo (era a Swift trade Inc., extinta em 2010). Para formar tanta gente, eles tinham basicamente um sistema de risco em suas plataformas que liberava e limitava o dinheiro conforme o desempenho do trader. A plataforma também congelava a atuação do trader e zerava todas as suas posições a partir da perda limite. Esse foi o meu mentor: um sistema que estabelecia metas e limites diários, e foi a partir desse sistema que eu desenhei o trading plan adaptado ao mercado brasileiro. Ninguém me ensinou “como” operar no mercado, mas me apresentou “o que” buscar e esse “como” ficava por conta do trader se desenvolver. Da mesma forma, o trading plan que você terá acesso vai guiá-lo através de missões para desenvolver os requisitos básicos para que se torne consistente. Para simplificar o processo, criei 5 níveis de desenvolvimento, de zero a 4, de tal forma que o trader que passar por todos eles estará apto a operar o mercado com consistência. De fato, esse tem sido parte do segredo de por que formamos tantos traders consistente. Então, sem mais, vamos falar desses níveis de desenvolvimento.
Nível zero
Nessa fase, o trader não sabe nada, então o ponto é um primeiro contato com o mercado por meio de um simulador, onde ele pode errar à vontade e não sentir seus erros no bolso. A ideia é desenvolver algum condicionamento operacional prático aprendendo a mexer na plataforma, entender alguma coisa de gerenciamento de risco ao testar umas operações, tentar respeitar os stops (grande chance de isso não acontecer) e adquirir uma noção mínima sobre a dinâmica do mercado. O número elevado de operações cobradas no trading plan tem o papel de forçar o trader a operar excessivamente e acelerar sua curva de aprendizado nesse primeiro momento. Depois, com o tempo, vamos gradativamente trocando quantidade por qualidade. Talvez você questione “como operar se ainda não conheço táticas?”, e eu pergunto “como aprender táticas sem operar?”; então, relaxe e opere de qualquer jeito, pois você está no simulador, onde cada erro será uma valiosa lição.