De certa forma, esta aula é uma continuação da aula anterior sobre as atuações em parceria. Então, caso não tenha entendido o conceito, recomendo rever a aula anterior. Para nosso estudo agora, considere que você já está dentro da operação (sua decisão de entrada pode ter sido motivada por qualquer outra técnica, inclusive, alguma que não tenha relação com tape reading) quando nota que há uma atuação direcional, com parceria, que possibilitaria a você esticar seu trade um pouco mais. Afinal, não faz muito sentido encerrar uma operação justamente quando você percebe que todo o fluxo de negócios corre a seu favor, certo? É como se percebesse o início de um movimento de fãs atrás de um item raro de colecionador que você possui (nesse caso, não faria sentido vender na primeira oportunidade que surgisse).

Na prática, o movimento tendencial de fluxo é como uma corrida de bastão, especialmente nos contratos futuros, em que um único player não permanece no ativo por muito tempo; então, é bastante comum que um grande movimento seja conduzido por um conjunto de players que atuam de forma combinada e alternada. Contudo, também é comum algumas pausas de atuação, em que o ativo pode caminhar de lado ou, até mesmo, ter pequenos recuos (breves e com baixo volume e/ou pouca atuação de múltiplos players). Nesse momento, é importante que você, tape reader, não se deixe dominar pela ansiedade e saia da operação precocemente. Aliás, existe uma forma de se blindar em relação a essas pausas de fluxo durante uma tendência.

Nesse caso, não se trata exatamente de uma técnica de fluxo, mas um conceito de drawdown, que pode ser utilizado após você identificar uma parceria de defesa e/ou agressão direcional. O fato é que, mesmo com uma leitura de fluxo muito refinada, é difícil saber até onde vai ou quanto tempo dura um movimento guiado por defesa e agressão direcional. Além disso, quando se nota que o fluxo cessou ou, até mesmo, reverteu-se, pode ser tarde demais e você se encontra novamente no seu ponto de entrada (ou pior). O fato é que não é possível entender 100% do fluxo o tempo inteiro. Por isso, o mais sensato é definir um critério de stop móvel e é aqui que entra o conceito de drawdown que vamos recapitular a seguir.