Em nosso mercado existem inumeras maneiras de calcular stops, se programar e fazer controle de risco. Claramente que qualquer tipo de stop está diretamente ligado ao seu controle de risco e estilo operacional.

Quando estamos começando traçamos uma rota a ser seguida, geralmente iniciamos a carreira em day trade, swing trade, position. Vamos colocar um exemplo simples a ser traçado; coloquemos R$2.000,00 reais para um dos estilos operacionais como day trade. Vou tentar me manter vivo no day trade com esse valor por 1 ano. Infelizmente a conta chegou a 0, colomos mais R$ 3.000,00 e mais uma vez não conseguimos sucesso. Caso haja mais uma tentativa devemos traçar um STOP por modalidade pois esta ficando claro que não há um desenvolvimento para day trade e um stop precisa ser calculado. Ante esse cenário muitos traders se encontraram em outros estilos operacionais como swing ou position. Sempre devemos fazer um controle de risco e colocar na ponta do lápis o quanto será investido para tentar desenvolver aptidão em um estilo operacional. A ordem cronica dos estilos não precisa ser a citada acima, podemos iniciar nossos testes com swing trade ou position. O importante é descobrir onde esta conseguindo maximizar os lucros em suas operacoes.

Agora com nosso estilo operacional escolhido e testado começamos a fazer um controle de risco muito mais afiado e dentro do contexto de cada ativo ou situação. Como por exemplo; um seguidor de tendência em indice futuro irá stopar uma operação de compra apenas quando o ativo mostra claramente que saiu da sua tendencia de alta e tem possibilidades de iniciar uma queda. Diferentemente de um seguidor de fluxo que esta comprado, ao perceber que os compradores não tem mais força para deslocar o preço para o alto, as compras estão sendo absorvidas pelos vendedores é hora de stopar a operação. Também é muito comum um investidor de ações montar um contexto macro de seu investimento a curto médio prazo pois analisou o valuation da empresa, seus investimentos, coincidindo com padroes gráficos ele não irá sair da operação apenas porque o mercado sofreu uma realização, seu contexto de stop é outro.