Nesta aula, vamos abordar o conceito de Ondas de Elliott, explicando as regras desta análise técnica avançada. Além disso, falaremos sobre as ondas motivas e corretivas, entendendo as principais formações, particularidades, diretrizes e implicações de cada uma delas.

1. Conceito

Regras

a) A Onda 2 nunca ultrapassa o início da Onda 1. Se a Onda 1 iniciar em determinado patamar, a Onda 2 sempre fará um fundo mais alto. Se fizer um fundo mais baixo, a onda anterior não será contada como Onda 1.

b) A Onda 3 nunca é a menor das ondas e, geralmente, é a maior em quase todos os ativos. Se, porventura, em sua contagem, você constatar que aquilo que chama de Onda 3 é a menor Onda de todas, então houve erro de contagem.

c) A Onda 4 nunca pode entrar na área da Onda 1.

2. Ondas Motivas

São divididas entre dois tipos:

i) Impulsivas: o movimento impulsivo ocorre nas ondas 1, 3, 5, A, C – todas de impulso ascendente (em tendências de alta) ou descendente (em tendências de baixa). Por serem fractais, são também formadas por 5 ondas menores.

ii) Triângulo diagonal: são movimentos mais específicos, que podem ocorrer em somente alguns tipos de onda, de tal forma que:

– triângulo diagonal das ondas 5 e C são compostos por ondas menores 3-3-3-3-3.           

– triângulo diagonal que ocorre na Onda 1 ou A é composto por ondas 5-3-5-3-5.

3. Ondas Corretivas

São ondas que corrigem as ondas motivas. São complexas porque, às vezes, podem fazer a correção de forma lateralizada, o que dificulta sua contagem – são compostas sempre por 3 ondas. As ondas podem ser divididas entre:

i) Zigzag: é uma correção simples, onde o topo da onda B nunca ultrapassa o topo da onda A. As Ondas A e C serão contidas por cinco ondas menores, enquanto a Onda B será contida por três ondas. 

ii) Flat: as Ondas A e B serão contidas por três ondas menores, enquanto a Onda C vai conter cinco.

iii) Triângulo: são correções interessantes que são subdivididas em cinco ondas (A, B, C, D e E). Todas as cinco ondas serão compostas por três ondas menores. Os triângulos podem estar se expandindo ou se contraindo.

iv) Combinações: vão juntar dois tipos de ondas corretivas, que podem ser iguais ou diferentes.

4. Diretrizes e Implicações

a) Alternância

b) Formação de Canais

c) Comportamento das Ondas