Estamos chegando no fim de mais uma etapa de nosso treinamento, mas, antes de você partir para as próximas aulas, é importante fazer algumas considerações finais.

Saiba usar o Excel

O primeiro ponto é que sua vida será muito mais fácil se você souber usar uma planilha, seja em excel, google sheets ou qualquer outro formato. Dessa forma, armazenará suas informações de modo mais eficiente para efetuar estudos, calcular metas, limites de perda ou, até mesmo, resolver as pendências fiscais (imposto de renda e DARFS). O mercado gera muitos dados e nada mais eficiente para armazená-los do que uma planilha, seja para estudos futuros ou a simples armazenagem de informações para eventuais consultas.

Concilie um diário de trading

Você deve ter um registro de suas operações, ou seja, um diário de trading. Trata-se de uma excelente ferramenta de autoanálise. Quando estamos no calor de uma operação, nem sempre pensamos com clareza e, às vezes, após a operação já ter se passado, nem sempre nos lembramos porque agimos de determinada forma. Sem essas informações, fica difícil resgatar a experiência da operação e aprender com ela. Por isso, é extremamente importante registrarmos esses detalhes para um estudo sobre nós mesmos mais tarde. Você pode fazer essas anotações em uma planilha, um documento de texto ou mesmo em um caderno.