Uma das grandes vantagens do trabalho como trader é a flexibilidade operacional e as inúmeras possibilidades de se fazer dinheiro no mercado.

A princípio, quando temos o nosso primeiro contato com as possibilidades do trade, ficamos maravilhados e acreditamos que esta é a chave para se obter muito dinheiro em pouco tempo. Mas bastam alguns meses para percebemos que á uma espécie de Lei não escrita nos mercados que é a seguinte.

Não é possível ganhar muito dinheiro em pouco tempo se você não tiver um bom dinheiro para começar e se você não tomar risco. E quando se toma risco suas chances de perder dinheiro aumentam exponencialmente de acordo com o risco tomado.

Dessa forma, operar mini índice no gráfico de 1 minuto é infinitamente menos lucrativo do que ficar posicionado por várias semanas em alguma ação. Para operar mini índice precisamos de pouco dinheiro. E a Lei do mercado diz que é impossível fazer muito dinheiro a partir de pouco dinheiro (o que faz total sentido - é mais fácil fazer 1 milhão partindo de 500 mil do que partindo de R$ 1.000,00).

Muita gente chega no mercado extremamente iludida, acreditando que com pouco dinheiro fará uma montanha de dinheiro em pouco tempo.

Se quisermos fazer dinheiro de verdade, teremos que já ter bastante dinheiro. E como temos bastante, devemos ser cautelosos para não perder parte (ou tudo) do dinheiro que temos. E essa cautela implica em tomarmos menos risco. E quando o risco é menor, a remuneração é menor também.

Então você deve ter percebido que ganhar 3% de 1 milhão dá muito mais dinheiro do que ganhar 30% de 10 mil.

Assim, quanto menos risco estamos dispostos a tomar ou quanto mais dinheiro tempo, maior deverá ser o nosso prazo operacional.

Quando operamos o mercado, temos que nos adequar à nossa realidade e também à nossa expectativa. Se temos bastante dinheiro para especular no mercado, não faz sentido nos arriscarmos em operações muito curtas, e se temos pouco dinheiro, temos que estar conscientes que nossas perdas afetarão muito mais fortemente o nosso bolso.

Por isso o trabalho do trader é dividido em prazos operacionais.

Day Trade é aquela operação em que abrimos e fechamos uma posição de compra ou venda dentro do mesmo pregão. Quando termina, não estamos mais posicionados - dizemos que estamos líquidos. O day trade é muito arriscado e portanto, se quisermos fazer dinheiro com day trade temos que ter uma longa experiência (e isso implica que iremos gastar bastante dinheiro tentando estabilizar nossa eficiência).

Se temos um capital um pouco maior, já é possível operar de forma mais segura em operações de swing trade, onde ficamos posicionados em um ativo por mais de um dia. Por exemplo, eu compro uma ação hoje e fico com ela por alguns dias, extraindo um bom percentual de ganho do mercado. Isso é bem mais seguro e de fácil execução do que o day trade. E além disso nos oferece múltiplas possibilidades como a operação de Ações, Opções e futuros agrícolas que são bem fáceis de se operar, mas que exigem um capital um pouco maior.

As operações de swing trade podem durar várias semanas e, quando maior o tempo gráfico, mais lucrativas elas serão. O swing trader opera gráficos de 60 minutos e gráficos Diários.

Já o position trader irá operar gráficos semanais e mensais e irá buscar uma enorme rentabilização do seu capital. E é nessa modalidade que é mais fácil viver de trade. Grandes profissionais do mercado fazem suas operações nessa modalidade. Eles partem de um capital um pouco maior e vão buscar o dinheiro no mercado em operações que podem durar perto de um ano. E a grande rentabilidade que se pode obter nessa modalidade operacional, dependendo do capital utilizado para operar, pode ser o suficiente para sustentar uma pessoa. Mas não é com 10 ou 20 mil reais que dá para fazer isso. É preciso um bom dinheiro para viver de trade nessa modalidade.

Então, agora que a realidade do mercado bateu à sua porta, faça sua escolha. O mercado está disponível a todos e a escolha da modalidade operacional depende exclusivamente de você, de sua realidade financeira e de suas expectativas.

O começo sempre será penoso, mas se você souber aceitar a realidade do mercado e tiver paciência, ficará muito feliz com os resultados que poderá obter ao longo dos anos.


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.

Avaliações da aula:
4,9 (435)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 01/12/2020 20:00
Atualização: 26/11/2020 10:48