Neste texto, vou lhe mostrar o operacional – que é super simples – para se escolher e abrir conta em uma corretora.
Talvez, para alguns, a parte mais difícil seja escolher uma corretora. Minha sugestão é: escolha aquela que oferece o melhor custo benefício para você e que, de preferência, lhe ofereça atendimento (dos assessores de investimentos, os AAI). Converse com pessoas que conheçam uma ou mais corretoras. Ainda assim, você corre o risco de sentir que precisa conhecer uma segunda ou terceira casa até se sentir confortável. Se você tem perfil de curto prazo, saiba diferenciar quando há necessidade de se mudar de plataforma, mudar de corretora ou provedor de internet. São três coisas diferentes que muitas pessoas acabam confundindo quando estão experimentando.

Outra coisa que você precisa saber também é que pode abrir uma conta em cada corretora se quiser. Isso mesmo. Atualmente, existem noventa e uma corretoras listadas e devidamente cadastradas e você pode abrir conta em todas elas se assim desejar. Portanto, você tem oportunidade de experimentar serviços e plataformas de todas as "casas" brasileiras. Nenhuma corretora brasileira oferece acesso ao mercado estrangeiro - para isso, os trâmites são outros.

Para saber quais são essas corretoras, acesse a página principal da B3: http://www.b3.com.br/pt_br/ e, então, selecione o campo "Busca de corretoras", conforme a imagem abaixo.

É possível refinar sua busca por meio do menu de filtros que aparecer à sua esquerda.