A diferença entre Trading System e Trading Plan é exatamente a mesma que existe entre tática e estratégia. E a estratégia é basicamente um plano; por isso, o nome Trading Plan.

Em um plano, você define metas a alcançar, objetivos a cumprir e as etapas que terá que passar para chegar aonde deseja.

O desenvolvimento de um trading plan é algo relativamente simples e que pode ser feito em pouco tempo. A parte difícil é ater-se ao plano e cumprir rigorosamente o que foi determinado. Nossas emoções costumam agir contra nossas mais sinceras decisões e, se não tivermos a firmeza necessária para mantermos dentro do plano, estaremos perdendo tempo e dinheiro.

Já o Trading System se assemelha a um plano tático – ele diz o que e como deverá ser feito. No trading system, você define que ativos irá operar, em que horários, que setup utilizará quantas operações fará no dia, no máximo, seu limite de stop loss, sua meta diária e também o checklist que deverá fazer todos os dias antes do pregão.

O checklist pode, por exemplo, determinar que tipo de notícia é importante para o seu operacional, que jornais ou portais irá ler, que valores de dados internacionais – caso afetem seu operacional – são desejáveis, e assim por diante.

Ou seja, o seu trading plan é o mapa geral, uma espécie de GPS que mostra o roteiro da sua viagem, o trading system é verificar os pneus, a gasolina, os eventuais alimentos e água que levará dentro do carro, os horários das paradas, etc.

Se, no trading plan, você coloca suas grandes metas financeiras e de desenvolvimento profissional, no trading system, coloca o seu dia a dia, ou seja, pequenos esforços e tarefas diárias que juntas conduzirão você ao cumprimento do plano macro.

Ambos são fundamentais para o seu sucesso. Sem um plano, você não saberá para onde estará indo. Sem um sistema, não consegue cumprir o plano. Não há trader de sucesso que não utilize essas duas ferramentas todos os dias de sua vida profissional.


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.

Avaliações da aula:
4,9 (112)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 04/11/2020 17:30
Atualização: 09/11/2020 18:44