Como você já viu em outras aulas, a média móvel nada mais é do que um indicador rastreador de tendência que é calculado com base na média dos últimos “n” preços. O preço que servirá de base para o cálculo da média móvel poderá variar entre preço de abertura, fechamento, máximo ou mínimo, e o período de cálculo será qualquer valor escolhido pelo trader.

Entre as médias móveis mais utilizadas em todo o mundo, estão as de 9, 17, 21, 34, 50, 72, 100 e 200.

As médias móveis poderão ser exponenciais – em que os últimos preços têm mais peso em seu cálculo do que os preços mais antigos – ou aritméticas, em que todos os períodos têm o mesmo peso em seu cálculo.

Média Simples  x  Média Exponencial - como decidir qual utilizar?

Para determinar qual tipo de média móvel é a melhor ou a mais adequada à sua estratégia e estilo operacional, você deve partir de suas necessidades operacionais:

  1. ·       Se o seu objetivo principal é reduzir o ruído provocado pela volatilidade nos preços (ativos muito voláteis, tempos gráficos pequenos, etc,), ou se você deseja determinar a tendência geral do mercado, uma média móvel simples de 20 períodos pode ajudá-lo a alcançar esses objetivos.
  2. ·       Se você quer dar mais ênfase aos últimos preços, uma média exponencial é mais apropriada. Entretanto, atente para que médias móveis exponenciais favorecem o surgimento de sinais falsos. Prepare-se, portanto, para trabalhar com um grau um pouco maior de volatilidade.

Nas médias mais curtas, a diferença entre aritmética e exponencial não é tão significativa. Mas, em médias maiores como as acima de 200 períodos, a diferença entre médias móveis simples (aritméticas) ou exponenciais poderá ser grande.

A pergunta mais feita por 100% dos traders iniciantes é sobre qual média é melhor? Qual a média móvel ideal? Que média acerta mais?

Embora possa parecer um pouco frustrante inicialmente, a resposta é, na verdade, bastante libertadora:

Não existe nenhuma média que seja ganhadora, nem que acerte mais. Todas as médias funcionam igualmente. A diferença estará na quantidade de sinais que elas podem emitir – quanto mais longa, menos sinais, mas ganhos maiores – e na quantidade de operações possíveis quando as utilizamos.

Você já deve ter percebido que o preço sempre retorna à média, independentemente de seu tamanho. Mas, em uma média mais rápida como a MME9, o preço voltará a tocá-la com muito mais frequência do que o faz na MMA50.

Então, a decisão sobre qual média móvel utilizar caberá inteiramente ao próprio trader e isso estará ligado a seu perfil, ao tempo que tem disponível para ficar acompanhando as operações (no caso do day trade), à sua tolerância a risco, ao capital que pode alocar em cada operação e à quantidade de operações que prefere realizar. Há trader, por exemplo, que prefere operações mais rápidas e curtas. Outros já optam por operações longas, que sejam bem mais lucrativas.

Nossa sugestão é que, caso não tenha nenhuma experiência, coloque as médias mais utilizadas em todo o mundo: 9, 20 e 200. A vantagem de começar com essas médias é que você estará vendo o que todo mundo vê também – e não quer ir na contramão do mercado enquanto ainda está aprendendo.

Depois que se acostumar a essas médias, procure fazer testes com médias maiores, médias menores, combinações entre médias curtas e longas, tente criar setups utilizando 3 ou 4 médias e procure ver o que funciona para você, para o seu jeito de operar.

Com base na confiança de que toda média funciona (para mercados em tendência, obviamente), você se sentirá mais confortável e confiante para escolher aquela média com que prefere trabalhar.


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.