Os cinco estágios do trauma são muito comuns para algumas pessoas que adentram o mercado financeiro. Primeiramente, porque estamos lidando com um tipo de trabalho de altíssimo risco e, com o risco, apareçam inúmeras emoções, sensações que nunca sentimos.
Primeiro estágio. Negação. Muitas pessoas "caem" na bolsa de paraquedas e não querem "gastar" dinheiro fazendo um curso, simplesmente saem fazendo operações, day-trade, swing trades errados, etc. Negam que precisam de uma boa formação e afirmam para si próprias que não precisam de ajuda ou muito estudo, pensando simplesmente "eu sempre fui bom em tudo que faço" , "vou conseguir sozinho", "vou dar um jeito de me recuperar". São frases muito comuns de se ouvir nesse primeiro estágio.
Segundo estágio. É a raiva. São incontáveis as vezes que já ouvi "Esse mercado está de marcação comigo", "Pegou meu stop e voltou tudo", "Não é possível, tem uma câmera aqui vendo minhas operações e me stopando", "Já já vou começar a fazer ao contrário do que penso, quem sabe assim ganho dinheiro", "Os algoritmos sabem das minhas operações e me stopam".