Uma das principais características do mercado é ser dinâmico, e por isso, quem não se atualiza, aprende novas técnicas e ajusta as estratégias, acaba ficando para trás. É natural que movimentos sejam repetidos ou, até mesmo, parecidos, mas nunca idênticos, além de cada dia ser um novo dia no mercado, cada época do mercado traz um cenário diferente como um substrato.

Acreditar que a mina de ouro está em achar uma única estratégia que funcione para sempre não só loucura, mas está fora de questão. Em geral, estratégias feitas para momentos de baixa volatilidade não funcionarão em alta volatilidade, estratégias que seguem tendência não funcionarão quando houver pouca direção, e apenas essas duas características já seriam suficientes para justificar o porquê de se fazer reavaliações periódicas nas estratégias. Conforme o mercado vai mudando suas características, algumas vezes de maneira mais suave, outras de maneira mais brusca, temos que estar prontos para saber se já estamos em um novo momento do mercado, e quais são as suas principais características.

É fácil entender quando se está com a pele no jogo, e vê-se que a estratégia não está tendo a performance desejada. Nesse momento, a reavaliação não é só óbvia, mas imediata, mas devo ressaltar que reavaliações periódicas, mesmo com a estratégia ainda entregando resultados, podem ajudar a que sejam feitos ajustes finos que podem inclusive melhorar os resultados.