Ao começar nos estudos, sempre nos deparamos com uma duvida cruel, 90% das vezes sem resposta. Fluxo (tape reading) ou análise técnica?

Tape reading é uma estratégia operacional bem antiga e comum no passado; atualmente, é usada por poucos traders. Sua incrível vantagem é; uma vez aprendida e tendo realmente compreendido os conceitos de absorção, agressão, movimentação de preços, é possível usá-la em muitos tipos de mercado. Existe apenas o timing para se acostumar com o mercado e você estará apto a mudar de dólar para índice, ações, opções, etc.

Outra incrível vantagem é nos mercados de crise. O próprio nome já diz: CRISE! Muitas vezes, a Análise Técnica é deixada de lado, pois o desespero toma conta dos investidores que apenas querem liquidar suas posições sem esperar ou notar padrões gráficos. Além disso, é preciso ter uma bela bagagem para se operar em mercados de crise.

Alguns pontos muito importantes devem ser notados e levados como pré-requisitos em um ativo para operar com leitura de fluxo;

  1. Liquidez. Compras e vendas constantes para que você consiga entrar e sair da operação facilmente.
  2. Alavancagem.
  3. Formadores de preço .
  4. Plataforma com ferramentas adequadas.
  5. Boa conexão de internet.

Portanto, quando estamos operando no mercado em um dia mais calmo com poucos players e pouca liquidez praticamente lateral dificulta muito uma leitura fina de mercado. Com ativos com poucos players atuando fica totalmente inviável. Vale lembrar também que a leitura de fluxo não se aplica em todos os minutos, precisamos enxergá-la acontecendo. Muitas vezes, durante um dia inteiro, conseguimos enxergar 3 entradas no máximo.

Atualmente, com a evolução do mercado, precisamos nos suprir de informações e conhecimentos técnicos. Uma junção de fluxo com análise gráfica funciona perfeitamente no operacional de um trader completo que terá muito sucesso em diversos tipos de mercado.


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.