Antes de dar o primeiro passo no mercado financeiro, as pessoas se perguntam por que devemos testar estratégias antes de começar, mas, após dar os primeiros passos errados, a pergunta passa a ser, como fazer para testar estratégias antes de operar?
Aparentemente, um exemplo simples seria suficiente para ilustrar e mostrar a resposta para a pergunta. Imagine dois cenários, em um deles, existe uma estratégia em que não se sabe nenhuma informação sobre ela, absolutamente nada, se é uma estratégia que gera um retorno positivo, o quanto é possível perder, o quanto é necessário arriscar ou mesmo qual ativo ela irá operar, e em uma segunda estratégia, sabe-se exatamente qual o risco, qual o ativo, quais os tipos de movimentos em que ela terá sucesso, quais são as taxas de acerto, retorno, drawdown, etc.
Fica bem claro qual estratégia devemos escolher para evitar surpresas, certo? Principalmente quando o assunto é dinheiro! Mesmo sendo possível argumentar que a primeira estratégia, apesar de desconhecida, possa trazer retorno superior à segunda, o fato de não conhecermos absolutamente nada sobre ela faz a segunda estratégia ser muito mais valiosa.