Box de três pontas – renda fixa sintética
Em raros momentos, é possível montar uma estrutura riskless, ou seja, em que não há possibilidade de perda. Essas operações são muito utilizadas por bancos e fundos multimercados, em que se busca um rendimento acima do CDI – taxa de juros atrelados à SELIC praticada por bancos para emprestar dinheiro a outros bancos.
A ideia é tirar proveito de pequenas distorções entre os preços de calls e puts para garantir o rendimento desejado. Entretanto, a enorme quantidade de robôs – algoritmos capazes de “varrer” o mercado em busca de oportunidades – tornou a operação praticamente impossível ao pequeno investidor/aplicador. Normalmente, o rendimento bruto é inferior a 1% sobre o capital arriscado e, para valer a pena, é preciso montar a estrutura com uma posição realmente grande, algo complicado via home broker. Dependendo do tamanho das posições, existe um risco real de a ordem não ser executada na íntegra. Uma forma de minimizar esse risco é justamente através de algoritmos que são oferecidos por várias corretoras, mediante pagamento de uma taxa que pode variar de corretora para corretora. Não se pode esquecer a corretagem. Para montar, são três operações e, no dia do vencimento, mais uma corretagem para o exercício de uma das posições. E ainda há os 15% de imposto de renda sobre o lucro líquido. Esse alto custo acaba deixando a operação inviável para a pessoa física. Mesmo assim, vamos conhecer a operação:
Trata-se da compra de ações com compra de mesma quantidade de put e venda da mesma quantidade de call, ambas de mesmo strike. Vamos utilizar como exemplo opções de ITUB4 com cotações de fechamento do pregão do dia 01/12/2020: