Sei que já contei a minha história algumas vezes, mas vá se acostumando, pois trechos da minha jornada serão revisitados algumas vezes, sob óticas diferentes, ajustadas ao contexto em questão. No caso, como iniciei minha carreira dentro de uma mesa de operações, ao lado de outros 11 traders, era comum chamarmos atenção para alguma oportunidade durante o pregão. Como todos nós ocupávamos a mesma sala, a comunicação era direta e, muitas vezes, literalmente no grito. Lembro como se fosse hoje quando alguém alardeava “tem um paredão na XYZ (código do ativo)” e íamos todos para a mesma ação fazer basicamente a mesma operação. Mas o que seria esse paredão?

Creio que seja um termo bem local, criado naquela mesa de operações com uma série que traders ainda estavam em fase de aprendizado; contudo, o entendimento é bem simples. Acredito que a primeira vez que esse conceito surgiu foi quando um de nós estava de olho em uma ação em queda até que um big player posicionou um lote de 1 milhão de ações na compra. Inicialmente, achamos que ele ia cancelar, que devia ter sido um engano, mas o lote permaneceu lá, a ordem não foi cancelada até o final do pregão e o preço não cedeu além daquele ponto. Daí veio o nome: paredão. As cotações basicamente paravam naquele preço, respiravam uns centavos para cima e voltavam a ceder de volta até a grande ordem. Ninguém teve coragem de operar, mas daria para ter posicionado compra 1 centavo acima daquele ponto e sair 2 ou 3 centavos para a frente com um lote pesado.

Para a nossa surpresa, o big player voltou no dia seguinte, com o mesmo lote. Apareceram também novos operadores como nós, traders, pois o book ficou mais cheio. Aliás, desta vez, todos do meu escritório sabiam o que fazer: colocávamos ordens pesadas, em torno de 20k e saímos com 1 centavo de lucro ($200 de lucro bruto por trade) e não tínhamos muito com o que nos preocupar enquanto o paredão estivesse lá. No entanto, se aquela ordem grande fosse cancelada, já sabíamos que teríamos que estopar nossas posições compradas imediatamente, pois haveria um efeito manada dos outros traders que estavam fazendo a mesma coisa que nós.