O que é disciplina?

Disciplina é o ato de fazer exatamente o que queremos, de forma espontânea, ainda que isso vá contra a nossa própria vontade. Pode parecer uma afirmação confusa, mas um exemplo claro é quando temos que levantar da cama em uma manhã fria em que ficar debaixo das cobertas é muito mais convidativo, ou quando estamos em dieta e nos deparamos com uma deliciosa sobremesa na festa de família. Nesses casos, as pessoas disciplinadas são aquelas que conseguem resistir aos seus desejos imediatos, ou seja, aquelas que, em primeiro lugar, cumprem o seu dever e para isso resistem à sua vontade.

Outra definição que gosto bastante é a de que a disciplina é o ato de dizer “não” à sua zona de conforto. Para entender essa afirmação, façamos o caminho inverso: o que é a indisciplina? Quando furamos a dieta, esticamos mais cinco minutos debaixo das cobertas em uma manhã fria (e eventualmente nos atrasamos para nossos compromissos por causa disso) ou seguramos o stop de uma operação na expectativa de que os preços voltem a nosso favor; nesses casos, estamos adiando um sofrimento. Em outras palavras, estamos nos colocando em nossa zona de conforto. Pessoas disciplinadas são, de certa forma, desapegadas em relação a essa zona de conforto.

Essa segunda afirmação traz um ponto muito interessante em relação à zona de conforto. Muitos dizem para nós fugirmos dela, mas isso não faz sentido, pois uma vida em constante desconforto pode gerar uma série de efeitos colaterais fisiológicos e emocionais. Por isso, em vez de simplesmente fugir da sua zona de conforto, procure transformá-la. Um exemplo disso é o ato de cortar refrigerante e frituras da dieta – no início, é muito desconfortável, mas, com o tempo, acabamos nos habituando, e viver sem refrigerante e frituras deixa de ser uma privação. Então, agora que temos uma noção um pouco mais nítida desse assunto, vamos discutir como desenvolvê-la em nós mesmos.

Como ser disciplinado?

Disciplina é questão de hábito e, assim como uma pessoa sedentária não se torna um atleta da noite para o dia, não é possível ser disciplinado da noite para o dia sem sofrimento. Certamente, você conhece casos de fumantes com histórico de décadas que receberam a clássica recomendação de um médico “ou você para ou você morre”, então, eles simplesmente nunca mais fumam. Há duas coisas interessantes a se observar nisso: a primeira é que a conquista foi obtida com alguma dose de sofrimento extra, e o outro ponto é que se trata de uma ato pontual e não espontâneo; portanto, não podemos dizer que se trata de disciplina. Principalmente porque uma pessoa que parou de fumar pode seguir indisciplinada em diversos outros campos da vida e, do ponto de vista neurológico, a disciplina é algo universal.

Nosso cérebro não consegue identificar entre ser disciplinado em uma dieta, uma rotina de estudos, na prática de exercícios ou nas operações do mercado financeiro. Do ponto de vista neurológico, tudo isso é uma questão binária em que só existem duas possibilidade: ceder à sua zona de conforto ou resistir a ela. Então, se você é o tipo de pessoa que cede ao bem-estar imediato e fura sua dieta por aquele pudim da tia, sabota seus estudos porque saiu uma temporada nova do seu seriado favorito, desiste da sua atividade física porque está cansado; então, o que o faz pensar que na hora de acionar o stop da operação fará isso sem hesitar? Entenda que, para seu cérebro, é só questão de dizer "sim" ou "não" para a zona de conforto e quando ele está habituado a dizer sempre "sim", você sentirá muito mais dificuldade em cumprir seus próprios planos. Portanto, se você não tem disciplina, comece já a corrigir cada ato no seu dia a dia, desde a hora em que você acorda até a hora em que vai dormir.

Como transformar a disciplina em hábito?

Assim como em uma dieta, o começo será desconfortável, mas, com o tempo, esse estilo de vida será o seu novo normal. Inclusive, olhando desse ponto de vista, não é exagero afirmar que o trading é um estilo de vida — muitos alunos deste treinamento afirmam que suas vidas fora do mercado mudaram para muito melhor graças ao trading. Para se acostumar com essa mudança, saiba que nós demoramos entre 2 e 3 meses para transformarmos a disciplina em hábito, seja por questões fisiológicas ou psicológicas. Por isso, é extremamente importante que você não quebre suas próprias decisões durante esse período de adaptação.

Aqui vale ressaltar que todo hábito é fruto de um ciclo formado por um gatilho, uma rotina e uma recompensa. Por exemplo, muitos trabalhadores sentem uma fadiga no fim do dia (esse é o gatilho), então levantam para tomar um café e fumar um cigarro (rotina) e voltam para seus trabalhos mais relaxados e dispostos (recompensa). Esse ciclo não pode ser quebrado, especialmente o gatilho e a recompensa, mas a rotina pode ser transformada. Neste exemplo, o cigarro e café podem ser trocados por uma breve refeição e diálogo com colegas de trabalho.

Portanto, tendo em mente que é mais fácil modificar os hábitos do que simplesmente os extinguir, procure identificar quais sãos os diversos gatilhos, rotinas e recompensas presentes em seu dia.

Para finalizar, tenha em mente que ser disciplinado não é um ato fácil e exigirá de você constante vigília. Uma vez com a disciplina estabelecida, não quer dizer que será assim para sempre, pois todos nós estamos sujeitos a recaídas, afinal, elas são prazerosas e reconfortantes. Se você vai iniciar uma jornada para se transformar em uma pessoa disciplinada, tenha paciência e seja perseverante, e mesmo assim não se desanime com às vezes em que não conseguir se segurar, pois, algumas falhas vão acontecer nesse processo. Então, mantenha-se firme e procure insistentemente se burlar cada vez menos. Com a disciplina em dia, podemos partir para a próxima questão: a alta performance. Nos vemos na próxima aula!


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.