Antes de tudo, é importante esclarecer que Home Broker é uma plataforma de negociação. Neste artigo, vou lhe explicar a diferença entre essas duas "categorias" da mesma ferramenta.

Home Broker

É um ambiente de negociação on-line, através das boletas. Essa plataformas são comumente oferecidas gratuitamente pelas próprias corretoras. As Home Brokers oferecem comodidade, praticidade e diversificação (tangendo os acessos a diferentes tipos de mercado). Suas funções são as mais básicas: envio e acompanhamento de ordens, acesso a saldo, posição em carteira, detalhes de ordens enviadas, status das ordens, gráfico, custódia e livro de ofertas. Algumas oferecem relatórios de análise e notícias. Por serem plataformas mais simples, dificilmente oferecem uma conta demo (simulador).

Plataforma Operacional

Também tem o papel de rotear a ordem do cliente até a Bolsa, porém esta é mais completa que a platforma home Broker. Sua funcionalidade chega mais perto das plataformas utilizadas por profissionais. Com esta, você tem mais acesso a ferramentas gráficas e de fluxo de ordens, facilitando seus estudos e leitura de mercado. As plataformas também são mais rápidas e robustas, com menor chance (isso mesmo, menor chance, mas não anula a possibilidade de acontecer alguma falha) de mostrar informações com atraso, aumentando suas possibilidades de fazer uma boa análise e aproveitar melhor as oportunidades de mercado. Essas plataformas são pagas e seu custo depende de como você a adquire.

Muitas desenvolvedoras fazem parcerias com corretoras, mas você pode contratar uma plataforma diretamente com a desenvolvedora e, se for o caso, ficar livre para rotear ordens de uma mesma plataforma por corretoras diferentes e/ou enviar ordens diretamente para Bolsa, sem passar pela corretora. Algumas dessas plataformas oferecem simuladores (ou conta demo) em que você opera o mercado em tempo real, porém sem que suas ordens de fato sejam inseridas no sistema; portanto, sem riscos financeiros reais, ou ainda um recurso chamado replay de mercado, em que é possível escolher um pregão passado e operar como se fosse em tempo real.

Agora que você entendeu a diferença entre as duas, deve estar se perguntando: Qual a melhor opção para mim?

Isso depende do seu perfil operacional, das técnicas e ferramentas que usa ou pretende usar. Se você não faz leitura de fluxo, operando lotes enormes com giro curtíssimo, ou faz análises com muitas ferramentas e indicadores gráficos, pagar uma plataforma pode ser um desperdício de dinheiro. Para operações simples e que podem levar mais tempo, como swing trade, por exemplo, uma Home Broker atende muito bem – e gratuitamente.

No entanto, se seu perfil é mais arrojado e você opera mais o curto prazo, em que pouca variação do ativo pode fazer diferença considerável no seu resultado, então vale pesquisar uma plataforma mais robusta para atender às suas necessidades. Caso você possua um assessor de investimentos, é hora de requisitar a sua ajuda, pois esses agentes entendem do assunto e estão acostumados a ajudar seus clientes a escolherem o melhor custo-benefício.

Plataforma ProfitPro, mais recursos.

Home Broker XP: interface mais simples, com recursos básicos.


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.

Avaliações da aula:
4,8 (460)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 03/09/2020 20:00
Atualização: 11/09/2020 21:54