Antes de tudo, é importante esclarecer que Home Broker é uma plataforma de negociação. Neste artigo, vou lhe explicar a diferença entre essas duas "categorias" da mesma ferramenta.

Home Broker

É um ambiente de negociação on-line, através das boletas. Essa plataformas são comumente oferecidas gratuitamente pelas próprias corretoras. As Home Brokers oferecem comodidade, praticidade e diversificação (tangendo os acessos a diferentes tipos de mercado). Suas funções são as mais básicas: envio e acompanhamento de ordens, acesso a saldo, posição em carteira, detalhes de ordens enviadas, status das ordens, gráfico, custódia e livro de ofertas. Algumas oferecem relatórios de análise e notícias. Por serem plataformas mais simples, dificilmente oferecem uma conta demo (simulador).

Plataforma Operacional

Também tem o papel de rotear a ordem do cliente até a Bolsa, porém esta é mais completa que a platforma home Broker. Sua funcionalidade chega mais perto das plataformas utilizadas por profissionais. Com esta, você tem mais acesso a ferramentas gráficas e de fluxo de ordens, facilitando seus estudos e leitura de mercado. As plataformas também são mais rápidas e robustas, com menor chance (isso mesmo, menor chance, mas não anula a possibilidade de acontecer alguma falha) de mostrar informações com atraso, aumentando suas possibilidades de fazer uma boa análise e aproveitar melhor as oportunidades de mercado. Essas plataformas são pagas e seu custo depende de como você a adquire.