Sabemos que um gerenciamento de risco bem executado fará uma diferença significativa nos resultados globais de longo prazo obtidos por um trader. Além de, em cada operação, limitarmos nossas possíveis perdas financeiras a um percentual do capital alocado às atividades de trading, devemos também proteger as operações à medida que elas evoluem.

Para aqueles que buscam operações mais longas, tanto no intraday como em operações de swing trading, a adoção de uma estratégia de trailing stop ajudará a proteger nossos ganhos de modo progressivo enquanto conduzimos nossa operação.

Para isso, existem diversas técnicas e indicadores possíveis, sendo que o Stop ATR é uma das mais conhecidas.

Esse indicador, cujo nome é a abreviatura de Average True Range (média do intervalo verdadeiro, em uma tradução livre), nada mais é do que a média de uma medida de volatilidade dos preços do mercado.

A partir da determinação de um período, ele buscará calcular a média dos maiores valores encontrados nesse intervalo, com base no maior valor encontrado entre as três condições abaixo:

– O valor absoluto da seguinte operação: máximo atual menos o fechamento anterior.

– O valor absoluto da seguinte operação: mínimo atual menos o fechamento anterior.

– O valor máximo atual menos o valor mínimo atual.

 

Como os cálculos são feitos a partir de máximas e mínimas, ele será capaz de captar a volatilidade do mercado naquele período que foi determinado. E fará isso a partir de um sinal gráfico colocado na tela – acima ou abaixo dos candles – e que servirá de referência para essa volatilidade.

Na prática, significa que, se o preço ultrapassar o Stop ATR para cima ou para baixo (dependendo de onde ele está), ou o mercado mudou de tendência ou ficou mais volátil do que estava antes.

Os sinais do Stop ATR acompanharão os candles a uma distância variável e servirão como o  trailing stop, que nos ajudará a extrair o máximo do mercado antes de ele nos tirar da operação.

Vale lembrar que esse indicador não serve para entradas em operações porque, em muitas vezes, ele estará a uma distância consideravelmente grande do preço, fazendo com que o stop inicial seja muito grande, o que comprometerá nossa relação risco versus retorno caso o mercado mude de direção naquele momento.


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.

Avaliações da aula:
4,7 (323)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 25/09/2020 20:00
Atualização: 02/09/2020 12:11