1

Se colocarmos de uma forma bastante simples, uma Corretora de Valores é, em natureza, parecida com uma loja multimarcas. Ela revende produtos financeiros de diversos fornecedores.

Digamos que você queira investir em um Fundo de Investimento multimercado no Banco onde você tem conta, o seu gerente irá lhe oferecer todos os fundos multimercado do seu Banco. Mas, se você resolver investir através de uma Corretora, encontrará muitos fundos multimercado de diversos Bancos - inclusive aqueles do Banco onde você tem conta, e ainda por cima com taxas mais baratas.

É isso o que comercialmente faz uma CTVM - Corretora de Títulos e Valores Mobiliários. Mas suas atribuições vão muito além de simplesmente intermediar a venda de produtos financeiros. Ela também é o agente autorizado que dá à você o acesso à compra e à venda de ativos financeiros na Bolsa de Valores, a B3.

Ninguém no Brasil pode negociar ativos financeiros como Ações ou contratos futuros sem passar por uma corretora. Mas é ela quem provê o sinal para que você veja as cotações acontecendo em tempo real na tela do seu computador. É por isso que, quando você contrata uma plataforma de uma determinada corretora, você geralmente não poderá usar essa mesma plataforma em outra corretora. Se você contrata uma plataforma por exemplo, pela XP, é ela quem fará o roteamento das ordens, ou seja, enviará suas ordens à B3.

Ela também cuida para que todo o processo de investimento e especulação financeira ocorra de maneira lícita e segura para todos, inclusive para ela mesma. É por essa razão que, quando você abre uma conta em uma corretora, tem que responder aquele questionário enorme – chamado de suitability – que serve para o departamento de controle de risco da corretora avaliar quais produtos e serviços financeiros poderão ser oferecidos a você.

Por exemplo, se você responde ao questionário e suas respostas sugerem que é um investidor super conservador e que tem horror a uma grande volatilidade de mercado, a corretora jamais oferecerá a você investimento em Opções ou contratos futuros.

As maiores corretoras têm também o setor de assessoria de investimento, que é composto por profissionais certificados pela ANCORD. A certificação AAI (Agente Autônomo de Investimento) confere ao profissional o direito de aconselhar investimentos de acordo com o perfil do cliente. Esse profissional pode, por exemplo, sugerir algum fundo de investimento, ou uma cesta de investimentos composta por fundos e títulos de renda fixa, podendo inclusive realizar algumas operações ordenadas pelo cliente. Digamos que você queira montar uma estrutura de Opções, mas não quer fazer isso sozinho. Então, pode pedir ao seu assessor para que ele faça isso por você.

Um assessor também ajuda você a resolver diversos problemas dentro da corretora, como a emissão de informes de rendimentos, extratos, problemas com plataformas ou aqueles originados pela queda de sinal da internet, etc.

A corretora também é responsável por fazer a custódia dos títulos e valores mobiliários de seus clientes.

Claro que nada disso é gratuito. Esses serviços todos estão embutidos na taxa de corretagem, o que é bastante justo para quem assume o risco de cuidar do dinheiro de milhares de pessoas.

Abrir conta em uma corretora é um processo bastante simples e se parece com a abertura de uma conta bancária. Nas boas corretoras, esse processo pode ser bastante rápido.

Há corretoras que não cobram pela corretagem. Nelas, obviamente, você não terá um assessor de investimentos. Sua comunicação com essas corretoras é basicamente eletrônico, sendo a primeira triagem invariavelmente feita por robôs de atendimento.

Como em todos os ramos da atividade humana, bons serviços e bons produtos têm um preço. Não se pode esperar qualidade total em serviços a custo zero.


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.