Em contabilidade e finanças, a análise fundamentalista é um método de avaliar o valor intrínseco de um título por meio da análise de vários fatores macro e microeconômicos. Nessa perspectiva, o objetivo final da análise fundamentalista é quantificar o valor intrínseco de uma Ação. Seu valor intrínseco pode então ser comparado ao seu preço de mercado atual para ajudar nas decisões de investimento.

Ao contrário da análise técnica que se concentra na previsão dos movimentos de preço de um título, a análise fundamentalista visa a determinar o “preço correto” (valor verdadeiro) de um título. Ao saber o preço certo, um investidor pode tomar uma decisão de investimento com mais segurança.

Do ponto de vista do investidor, a análise fundamentalista serve para avaliar a qualidade da empresa da qual quer se tornar sócio, do setor em que essa empresa atua e, obviamente, se o seu preço de mercado está adequado.

 De um modo geral, a análise fundamentalista divide-se em três grandes blocos:

  1. Análise econômica;
  2. Análise setorial;
  3. Análise da empresa;

O nível de detalhe em que essa análise será feita depende do investidor e poderá ser tão profunda quanto se queira. De um modo geral, investidores pessoa física não efetuam uma análise absolutamente profunda como fazem os grandes Bancos de investimento. Basta apenas conhecer dados gerais do mercado, da economia e também saber se a empresa atende aos critérios mínimos de desempenho e qualidade da gestão.

 Quem escolhe Ações baseado em análise fundamentalista, geralmente faz uma avaliação de alguns elementos relacionados ao preço das ações, por exemplo:

 – Desempenho geral do setor do qual a empresa participa.

– Condições políticas do país onde a empresa está instalada e dados geopolíticos gerais se a empresa for importadora ou exportadora.

– Acordos comerciais relevantes, parceiros de negócios, clientes, fornecedores e concorrentes.

– As demonstrações financeiras da empresa.

– Os comunicados de imprensa da empresa.

– Os comunicados à imprensa relacionados à empresa e a seus negócios

– Análise da concorrência.

Se alguns indicadores fundamentais de uma empresa implicarem um impacto negativo, é provável que isso eventualmente se reflita no preço de suas ações. Por outro lado, se dados positivos forem divulgados, como um relatório de resultados favorável, isso pode impulsionar o preço das ações da respectiva empresa.

Aqui estão alguns exemplos de indicadores de desempenho da empresa comumente usados para realizar análises sobre as ações:

 – Lucro por ação (LPA);

– Relação preço / lucro (P / L);

– Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE);

Dividend Yield (DY)

– Além de dados sobre governança como Free Float das Ações, existência de PNs e Units, participação do Governo, etc.

Cada uma dessas estatísticas-chave de desempenho fornece informações úteis para conduzir uma análise fundamental do preço das ações. Você pode então comprar a ação supondo que o preço aumentará se sua análise sugerir que o preço da ação deve subir de seu nível atual.

O investidor também terá que adquirir noções básicas sobre análise dos demonstrativos financeiros da empresa, que está muito longe de ser um "bicho de sete cabeças" como se acredita.

Portanto, enquanto a Análise Técnica se preocupa com as forças de mercado que movimentam os preços das Ações no curto prazo, o investidor que pretende ser sócio de uma boa empresa, participar de seu crescimento e dos lucros que ela distribui preferirá utilizar a análise fundamentalista, já que esse é o melhor instrumento para selecionarmos boas empresas para sermos sócios.


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.

Avaliações da aula:
4,8 (67)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 16/02/2020 16:00
Atualização: 19/03/2021 12:03