Para que seja possível desenhar um candle, é necessário que exista um conjunto de dados que contenha os valores de abertura do preço em um determinado intervalo de tempo, além de sua cotação máxima e mínima naquele intervalo e também seu preço de fechamento. Esse conjunto de dados é conhecido como OHLC – Open, High, Low, Close (abertura, máxima, mínima, fechamento – usando uma tradução livre), e servirá para se desenhar o candle para cada período de tempo que se deseja exibir. A parte oca ou cheia do candle é chamada "corpo" (também conhecido como "corpo real").

As longas linhas finas acima e abaixo do corpo representam as variações de alta e baixa dos preços, e são chamadas de "sombras" ou “pavios”. O preço máximo é marcado pela parte superior da sombra de cima e a mínima do preço, pela parte inferior da sombra de baixo.

Se o preço do ativo fechar acima de seu preço de abertura, um candle verde ou branco é desenhado e, se o preço de fechamento é menor do que o preço de abertura, o candle será preenchido em vermelho ou preto. Os pavios registrarão as oscilações de preço até os pontos máximo e mínimo do período do candle.

Como você viu, os candles poderão ter cores. Quando coloridos, normalmente são verdes para candles de alta e vermelhos para candles de baixa. E quando são preto e branco, os brancos são de alta e os pretos, de baixa.

Curiosidade: na China as cores são invertidas. Nesse país, os candles vermelhos são de alta porque esta é a cor da riqueza. Assim, se você for olhar para um gráfico chinês, tenha o cuidado de se lembrar disso para não se confundir.

 O grande diferencial do gráfico de candles em relação a outras formas de marcação, como gráfico de barras ou de linhas, é sua capacidade de sintetizar muitas informações em um único símbolo, disponibilizando-as em uma forma visualmente simples. Basta olharmos para um candle que imediatamente podemos comparar a relação entre abertura e fechamento, máximas e mínimas e relacionarmos esse conjunto de informação com outros candles. A partir dessa relação de candles disposta em um gráfico, poderemos determinar pontos de suporte e resistência, canais, linhas de tendência e, até mesmo, o “humor” do mercado.