Para que seja possível desenhar um candle, é necessário que exista um conjunto de dados que contenha os valores de abertura do preço em um determinado intervalo de tempo, além de sua cotação máxima e mínima naquele intervalo e também seu preço de fechamento. Esse conjunto de dados é conhecido como OHLC – Open, High, Low, Close (abertura, máxima, mínima, fechamento – usando uma tradução livre), e servirá para se desenhar o candle para cada período de tempo que se deseja exibir. A parte oca ou cheia do candle é chamada "corpo" (também conhecido como "corpo real").
As longas linhas finas acima e abaixo do corpo representam as variações de alta e baixa dos preços, e são chamadas de "sombras" ou “pavios”. O preço máximo é marcado pela parte superior da sombra de cima e a mínima do preço, pela parte inferior da sombra de baixo.
Se o preço do ativo fechar acima de seu preço de abertura, um candle verde ou branco é desenhado e, se o preço de fechamento é menor do que o preço de abertura, o candle será preenchido em vermelho ou preto. Os pavios registrarão as oscilações de preço até os pontos máximo e mínimo do período do candle.