O controle emocional é reconhecidamente o maior obstáculo para o trader iniciante. Isso acontece porque essa atividade desafia muitos de nossos instintos naturais. Quando estamos em uma operação perdedora, temos uma forte tendência a não aceitar aquela perda e, muitas vezes, seguramos a operação e vamos abaixando o stop, acreditando que estamos apenas em uma correção mais forte e que o preço voltará ao nosso ponto de entrada.

Na maioria das vezes, o que acontece é que criamos um viés em favor da operação que planejamos e acabamos ficando cegos para a evidência de que o mercado virou. Ou ainda, em nome dessa crença, vamos cedendo ao mercado e acabamos sendo estopados em um nível de preço desfavorável que acaba arruinando nossa relação risco x retorno e, o que é pior, dificultando a recuperação do nosso capital.

Uma vez estopados e "machucados" pela perda, tornamo-nos medrosos e, em uma próxima operação favorável, teremos a tendência a interromper nosso ganho no primeiro pullback, com medo de perder novamente.

Se você já passou por isso, sabe como é o sentimento. Se isso ocorre com frequência, começamos a questionar se o trading funciona de verdade, se é possível viver disso, ou até mesmo duvidamos de nossa capacidade para exercer essa profissão.

Aqueles que persistem – e, para isso, é preciso ter disponibilidade de capital durante o processo de aprendizagem – acabam percebendo que só terão sucesso nessa atividade se aprenderem a dominar suas próprias emoções, expectativas e, até mesmo, sua autoestima.

Se este é o seu caso, uma saída para sobreviver a esta fase – acredite, é só uma fase – é parar de ter como objetivo principal o ganho financeiro. Sim, estamos todos nisso por dinheiro, mas para dar certo – e enquanto aprendemos – a última coisa que devemos pensar é em ganhar dinheiro.

O ganho financeiro será uma consequência direta – e natural – de um trabalho bem feito. E fazer o trabalho bem feito significa aprender a ter disciplina, a conhecer e reconhecer suas próprias emoções e verificar a interferência que elas têm na sua busca por um bom desempenho.

Só depois de reconhecermos e aceitarmos nossas deficiências emocionais é que termos condições de elaborar – e realizar – uma estratégia para o autocontrole.

Nesse momento, você deve estar pensando: “nossa, mas que difícil!”.

Sim, você tem toda a razão – é bastante difícil. A parte técnica, como setups e candles e todas essas técnicas, são a parte mais fácil. É como qualquer técnica que, com alguma dedicação e algum tempo de prática, é possível dominar. A parte de gerenciamento financeiro também não é tão complicada assim. Basta um pouco de raciocínio lógico, alguma habilidade matemática e um plano para se chegar aos poucos até seu objetivo.

Aos poucos?  Sim, aos poucos. Nem você, nem ninguém consegue ficar rico em pouco tempo – nem com o trade. Se você conhecer um trader bem-sucedido, saiba que atrás daquele sucesso todo existem anos de esforços e trabalho duro. 

Também não adianta ficar perguntado para todas essas pessoas qual foi o tempo que demoraram para atingir a consistência – essa informação só trará prejuízos a você. Não é porque fulano conseguiu a consistência em 2 ou 3 anos que você conseguirá – cada um tem um perfil e não faz o menor sentido ficar se comparando. Além disso, essa comparação poderá trazer esperanças ou frustrações e essas emoções não ajudarão em nada no seu desempenho como trader.

Portanto, siga o seu caminho e leve o seu próprio tempo, em seu próprio ritmo, com a disponibilidade de capital que você tiver.

Use o trading e todo o processo de aprendizagem como uma ferramenta de autoaprimoramento. Você verá que, com o passar do tempo, se tornará uma pessoa mais tolerante, paciente e disciplinada, o que influenciará positivamente todas as outras área da sua vida.


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.

Avaliações da aula:
4,9 (170)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 22/10/2020 14:00
Atualização: 05/10/2020 17:34