História

O Bitcoin é a primeira criptomoeda (moeda 100% virtual), pelo pseudônimo (de um ou mais programadores) "Satoshi Nakamoto". Junto com essa moeda, lançada em janeiro 2009, foi minerado o primeiro bloco da tecnologia Blockchain e a rede foi criada. Dentro o primeiro bloco, registrou-se uma nota de jornal daquele dia para marcar a sua data de lançamento junto com uma crítica ao sistema bancário. A nota diz "Chanceler à beira do segundo resgate aos bancos" - do jornal londrino "The Words".

Em 2010, o Bitcoin ainda era muito pouco negociado, mas começava ser utilizado. Neste ano, Satoshi Nakamoto parou de aparecer – e nunca mais se soube do pseudônimo. Até 2012, a moeda era muito usada em mercado negro - o que desencadeou sua má fama que gerou o estigma do Bitcoin até hoje, para alguns. Em setembro daquele ano, foi criado o Bitcoin Foudation com o objetivo de promover o desenvolvimento do protocolo da moeda. Em 2013, seu uso foi proibido na China, limitando adesão de usuários. Nesse período, a cotação do Bitcoin teve uma alta expressiva.

Em 2014, 13 pessoas foram investigadas para verificação de identidade de Satoshi Nakamoto. O padrão de escrita pro White Paper (projeto do Bitcoin) foi relacionada a Nick Szabo, que mais tarde não se confirmou. Entre Janeiro de 2013 e janeiro de 2014, o Bitcoin foi de 13USD para 770USD por unidade de Bitcoin.