Será que eu vou ficar rico logo com trading?

Se há um erro muito comum entre os iniciantes, eu diria que é contabilizar a sua evolução ao longo do tempo. Por se tratar de uma atividade de performance, os resultados variam muito de uma pessoa para outra, de tal forma que alguns conseguirão resultados em alguns meses, outros podem levar uns dois anos e outros (geralmente aqueles que não levam a atividade a sério) nunca conseguirão gerar resultados satisfatórios.

Tudo isso independentemente de quanto dinheiro você possua na sua conta. Por isso, para completar essa observação, desde já é importante que você entenda: o mercado premia eficiência, não esforço.

Você pode atuar como um péssimo engenheiro, médico, veterinário, advogado e muitas outras funções e, ainda assimm encontrar espaço no mercado de trabalho que lhe dê alguma remuneração. Mas no trading é diferente. Um trader ruim, ou mesmo médio, não gera resultados satisfatórios e é só questão de tempo para que jogue a toalha e desista da sua jornada no mercado.

Então, entenda que você está em um universo meritocrático, onde o estudante que não se dedica, não passa em vestibular; o concurseiro que não estuda, não se classifica; o atleta que não performa, não vence campeonato e; o trader que não se esforça, não ganha dinheiro (até perde, na verdade). Lembrando que não existe nenhum método milagroso e infalível que multiplicará seu patrimônio em pouco tempo.

Agora que estamos com os pés no chão, sem devaneios, podemos falar de exemplos, deixando claro que você não atingirá os mesmos avanços mais rápido ou mais devagar, pois é um critério que depende de cada um. Então, considerando pessoas totalmente leigas que resolveram seguir o planejamento proposto no módulo de Trading Plan para day trade desse treinamento (você verá isso mais adiante), os resultados podem vir entre 6 e 18 meses, e, de fato, a média dos alunos que relataram resultados no mercado gira em torno de 1 ano. Reforço que isso é apenas um exemplo de um trajeto muito específico, e os prazos variam de acordo com o rumo que cada um toma, além de seus aspectos pessoais.

No entanto, quanto a ficar rico logo, trata-se muito mais de uma questão de finanças pessoais do que de trading em si, pois não importa muito quanto dinheiro você consiga fazer no mercado se os seus gastos superam esse valor. Além disso, o conceito de riqueza (mesmo a financeira) varia muito de uma pessoa para outra.

Então, novamente, se trata de uma questão pessoal. No entanto, cabe ressaltar que as pessoas que mais enriquecem neste mercado atuam nas modalidade de operação de longo prazo, onde é possível aportar dinheiro em grande escala e visar a movimentos mais longos, com meses ou até anos de duração.

Entenda que o processo de enriquecimento tem muito mais relação com uma jornada lenta e de crescimento gradativo do que uma grande tacada, como uma mega sena.

Por isso, entenda que enriquecer é um processo simples, porém lento, mas, caso queira acelerar essa curva, terá que tomar muito mais risco e isso significa que as suas chances de sucesso diminuem drasticamente. Tendo isso em mente, pelo menos, você já pode escolher em qual ponto dessa balança gostaria de estar.

Para finalizar, cabe ressaltar que as suas chances de sucesso são maiores conforme seus três recursos dedicados ao mercado: dinheiro, tempo e conhecimento.