A maioria das pessoas, iniciantes no trading, começa a operar gerenciando seus ganhos e perdas visando diretamente ao lucro e fazendo até planos com a evolução desses ganhos e metas financeiras. Mas como seria possível um iniciante ganhar dinheiro se ele ainda não domina o conjunto de habilidades mínimas necessárias para isso? É incoerente querer ganhar dinheiro sem saber, mas é o caminho que muitos seguem e por isso fracassam. Portanto, sendo o conhecimento teórico e prático um dos pilares essenciais para a consistência nos resultados, faz sentido que os primeiros meses de atuação de um trader sejam voltados para a construção do conhecimento, e não de resultados financeiros.

Então, sendo você um iniciante, já posso antecipar que a sensação de estar no mercado pelo dinheiro como objetivo final, mas pelo aprendizado como meta intermediária para se atingir tal objetivo, pode gerar uma estranheza no início, um conflito interno. Mas entenda que essa ansiedade por ganhos financeiros nada mais é do que uma questão emocional e traders, antes de qualquer coisa, são cumpridores de metas, independentemente de seu estado emocional. Portanto, concentre-se em cumprir as etapas do seu trading plan de desenvolvimento e os ganhos financeiros serão apenas uma consequência natural dessa atitude. Saiba que tudo tem seu tempo e sua primeira missão no trading é aprender, pois sem conhecimento não há dinheiro, dedicação, força de vontade e sorte que lhe retribuam com bons resultados.

Agora, se você já passou por esse período de provação e estabeleceu o seu DNA operacional, obtendo resultados consistentes, aí, sim, é hora de pensar em como gerir seus ganhos e perdas de forma eficiente. Nesse ponto, faz sentido focar mais no aspecto financeiro para minimizar perdas e potencializar ganhos. Claro que sempre temos algo novo a aprender, mas é natural que, com o tempo, o nosso foco deixe de ser plantar para começar a colher.

Dito isso, com mais um entendimento alinhado entre nós, segure a sua ansiedade e vamos começar a construir o seu plano de ação.


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.