Em nosso mercado financeiro, existem muitas estratégias, especializações e estilos operacionais. Alguns com objetivos mais longos, outros mais curtos, micromovimentos, cada um dentro de sua estratégias e gestão de risco. No entanto, o mais importante de tudo é saber fazer uma análise e conseguir executá-la sem influência alguma.
Eu sou operador de fluxo, faço análise para todas as operações mediante book de ofertas, times and trades, volume at price e posição dos players. A maioria dos movimentos é curta com objetivos dentro da frequência de mercado (com uma grade de tempo pré-determinada). Dentro de uma operação que foi analisada em um curto espaço de tempo, um scalping de 70 pontos, não posso colocar um stop técnico dentro de um gráfico de 10 minutos, provavelmente o risco-retorno dessa operação não valerá a pena. Da mesma maneira que para uma operação mais longa, não "cabe" um stop por leitura de fluxo para micromovimentos.
Percebam que o stop deve seguir a modalidade operacional que foi analisada na entrada, pois os objetivos e as adesões ao risco foram programadas diretamente para o estudo desejado. Não misturando os estilos operacionais e gestões de risco, estamos no caminho certo para que a operação flua e chegue ao alvo programado. Uma saída, um stop errado, pode gerar um certo incomodo emocional. Fica claro que o trader não consegue seguir o caminho desejado e não teve discernimento entre estratégias na hora de stopar.