Preciso ter muito dinheiro para começar? Acredito que essa seja uma das dúvidas mais recorrentes de quem está iniciando, seja no trading ou mesmo em investimentos em geral. O dinheiro é a nossa matéria-prima, mas, além dele, acho importante ressaltar a relevância de outros dois recursos essenciais que a maioria dos iniciantes não leva em consideração: tempo e conhecimento.
O tempo é necessário tanto para você conhecer o mercado de forma geral, quanto para estudar e aprender como encontrar boas oportunidades. Entretanto, esse recurso tem sido cada vez mais escasso nos dias de hoje, em que muitos outros “núcleos” disputam a nossa atenção, como família, trabalho, estudos e vida social (todos extremamente relevantes) e, como se não bastasse, o tempo é um recurso que literalmente diminui a cada dia. Apesar dessa realidade implacável, é importante ter algo em mente: cuidar bem do seu dinheiro demandará tempo em maior ou menor proporção, dependendo da modalidade de trading que deseja seguir.
Por exemplo, se o foco são as operações de prazos mais longos (swingtrade ou position trade), 1 hora e meia por dia é um tempo razoável para que o iniciante aumente gradativamente o seu contato com a teoria e as diversas práticas adotadas no mercado. Pode-se dividir esse tempo entre a leitura de bons livros e artigos sobre análise de mercado e os boletins de notícias consideradas relevantes. As operações podem ser abertas mais próximo do fim do dia, quando é possível verificar se um movimento de preços esperado foi ou não confirmado. Por outro lado, se a ideia é operar daytrade, reserve um mínimo de 3 horas em frente à tela todos os dias e esqueça a ideia de ganhar dinheiro fazendo operações curtas na hora do almoço. Isso não funciona por um simples motivo: você aproveita oportunidades no mercado quando pode, e não quando quer. Portanto, não pense que os movimentos vão acontecer só porque você teve uma brecha no expediente. O mercado é democrático, mas não marca hora para dar oportunidade.