O excesso de confiança

Algumas pessoas, quando começam no trading, sofrem de superioridade ilusória, pois acreditam que, mesmo com pouco tempo de mercado, pouca prática e pouco estudo têm capacidade de superar até mesmo gestores experientes e calejados. Esse excesso de confiança tem até um nome: efeito Dunning–Kruger. Esse é um fenômeno que leva indivíduos com pouco conhecimento em um determinado assunto a acreditarem serem melhores que a média. Assim, eles tomam muitas decisões erradas, mas nem sempre já têm capacidade para entender como e onde estão errando.

Contudo, como o mercado é democrático, em questão de pouco tempo, o “ignorante confiante” recebe um "balde de água fria" e percebe que precisa se especializar. Portanto, um dos caminhos para se adquirir confiança em si, é fundamentar suas decisões e atitudes com conhecimento técnico. O mais curioso é que, uma vez que o indivíduo se especializa, a sua confiança aumenta, mas não chega a ser como antes, quando a elevada confiança era fruto da sua própria capacidade de entender os riscos.

Inclusive, isso pode vir a ser um problema de confiança futuramente, pois, como já diz o ditado, “gato escaldado tem medo de água fria”. Neste caso, como ganhar confiança?