Segundo conceitos de economia existe uma correlação entre Índice e dólar; a entrada de capital externo em nosso país fará com que o investidor troque seus dólares por reais, esse movimento faz com que o dólar se desvalorize frente ao real e fique mais barato.

Relembrando em 2008 a Standard & Poor's classificou nosso país com grau de investimento, uma espécie de "selo" de bom pagador, esse "selo" faz com que muitos fundos de investimento de diversos países possam aplicar seus capitais em nossa bolsa. Tal aplicação proporciona uma grande entrada de capital em nosso país, esses são aplicados em bolsa formando o movimento de queda do câmbio e alta na bolsa.

A correlação do Índice com o dólar pode ficar bem distorcida dependendo do estado atual da economia. Hoje, no mês de abril de 2020, estamos vivendo uma crise econômica em que o dólar se valorizou muito diante de todas as moedas das economias mundiais. Vale lembrar também que países emergentes que estão se desenvolvendo tendem a ter um cambio um pouco elevado.