Quando se começa a estudar mercado financeiro, em especial renda variável, não é incomum se sentir "perdido" ou ainda querer aprender muitas coisas ao mesmo tempo. Claro que isso não é impossível, mas aqui quero destacar a importância da organização e do foco. Isso mesmo. Quem é que nunca ficou perdido ao começar estudar análise gráfica em meio a tantos padrões, indicadores e estratégias? Muitos alunos iniciantes com dificuldade em estabelecer um foco ou uma sequência de estudos, perguntam por onde começar. A resposta é: simplesmente escolha um tema e siga passo a passo, não comece 03 atividades em que não irá chegar ao fim de nenhuma. E a cada passo, atenção e foco. A atenção é a observação e percepção dos detalhes da tarefa que precisam ser executadas para se atingir o objetivo. O foco é a manutenção da concentração necessária para a busca do objetivo.

É claro que distrações são normais e ninguém precisa se sentir mal por isso - todos nós nos distraímos. A lição a ser aprendida aqui, primeiro na teoria e sequencialmente na prática é evitar distrações, quando acontecer, voltar rapidamente e manter-se o máximo de tempo possível no foco para buscar o seu melhor resultado.

Se você já montou o seu Plano de Trade, então já tem um caminho determinado para seguir. Você segue à risca? Ou faz "ajustes" enquanto executa suas tarefas por um motivo qualquer? Perceba que aqui entramos num processo de autossabotagem perigoso, pois é um ciclo vicioso que mina seus resultados e frustram seu sentimento em relação aos seus objetivos. É preciso trabalhar nos assuntos definidos como prioridade e embora possa haver uma lista extensa de assuntos, certamente entre eles deve haver UMA prioridade. Aquela tarefa que não pode deixar de ser executada. Então aprenda a reduzir a sua lista de afazeres para a sua lista de prioridades. Escolha apenas três e desses três, escolha UMA prioridade e foque! Passe para o próximo assunto quando o anterior estiver 100% resolvido.

O livro "The one thing" do autor gaty Keller (A única coisa - traduzido para português brasileiro) ressalta como é importante você perceber e se perguntar se está fazendo o que realmente importa. Quanto melhor a qualidade da atenção que dá a determinada fase, mais rápido você conseguirá passar para a próxima.


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.