Price Action ou Análise Gráfica?

Muito provavelmente você já ouviu esse nome: Price Action ou “ação do preço” em inglês. Embora seja um nome chique, com ares de sofisticação, nada mais é do que a velha e boa análise gráfica — uma técnica que existe há mais de um século.

Portanto, se pudermos dar uma resposta rápida para a pergunta-título desta aula: a diferença é nenhuma, ou quase isso.

Sabe aquele livro de análise técnica, que mostra vários gráficos cheios de indicadores? Tem médias móveis, IFR, OBV, MACD, Bollinger e tudo o mais? Então — retire todos os indicadores do gráfico e o que sobra?  Os candles, seus padrões e figuras.

 Pois, é disso que se trata a análise gráfica ou, se preferir, o tal Price Action.

 Obviamente, há uma discussão teórico-filosófica de pessoas que defendem que Price Action é uma coisa, Análise Gráfica é outra e Análise Técnica é outra ainda.

 Não há problema se você adotar um ou outro ponto de vista. Qualquer que seja a sua crença ou defesa, acabará chegando ao mesmo lugar onde todos chegam: no gráfico e nas técnicas para operá-lo, com ou sem o uso de indicadores.

Mas não se engane e nem se sinta desamparado. Saiba que todos os indicadores que têm como base o preço — vou repetir: todos os indicadores que têm como base o preço – saem justamente dali, ou seja, de um gráfico sem nada.

Pense em um indicador como, digamos, Média Móvel.

De onde saem os valores usados em seu cálculo? 

Exatamente: do preço que já aconteceu e que está ali na tela desenhado em um candle.

E as Bandas de Bollinger?

Se respondeu que saem “do preço que já aconteceu e que está ali na tela desenhado em um candle”, acertou.

E o MACD? Bem, o MACD é um indicador criado a partir da diferença entre duas médias móveis. E, como você já sabe, as médias móveis são calculadas a partir  “do preço que já aconteceu e que está ali na tela desenhado em um candle”.

Agora, pense comigo: se os indicadores são calculados com base em algo que já aconteceu (até porque não dá para fazer cálculos com números que ainda não existem), isso significa que todos os indicadores estarão atrasados em relação ao que o preço está fazendo no momento.

Então, se é assim, por que já não olhamos de uma vez aquilo que o preço está fazendo para tomarmos nossas decisões de compra e de venda no exato momento em que o mercado sinaliza que vai subir ou descer?

Pois, é exatamente esta a ideia por trás do Price Action: analisar o movimento ou a ação (action) que o preço (price) está realizando.

Para isso, é preciso reconhecer os sinais deixados no gráfico por meio dos candles e das diversas formações — ou “desenhos” que eles constroem ao longo do tempo.

No início, parece um pouco complicado, mas você verá que a análise gráfica — ou Price Action — é algo muito fácil e intuitivo. Você só precisa ter certa habilidade em reconhecer padrões — aquela mesma habilidade que possuía quando era criança para ficar vendo bichinhos nas nuvens.

Você perceberá que é possível atingir ótimos resultados operando com o gráfico sem nada, sem indicadores, limpinho. Os americanos chamam isso de naked trading ou trade nu, pelado – operar o gráfico sem nada, como veio ao mundo.

Neste curso, você aprenderá os principais elementos do Price Action, os padrões mais comuns e alguns setups para já começar a dar seus primeiros passos nessa técnica bastante lucrativa.


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.

Avaliações da aula:
4,8 (390)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 25/09/2020 20:00
Atualização: 20/10/2020 11:18