Ordens Iceberg são grandes ordens posicionadas no book de ofertas que podem chamar a atenção de muitos participantes. Elas podem ter um número de contratos bem elevado ao seu padrão (5) ou ser enviada como LOTE escondido pela bolsa, como veremos.

Primeiramente, vamos entender como funciona o lote escondido. A regra da bolsa implica que, para o lote ser escondido, precisa ser 10 x (dez vezes) o lote mínimo; índice padrão, por exemplo, temos o lote mínimo de 5 contratos; sendo assim, a quantidade mínima aparente será 50 ->> 5 x 10 = 50 contratos.

Aparente no book de ofertas a quantidade minima exigida. 5000 contratos é o montante final da ordem iceberg.

Uma ordem Iceberg escondida pode ser gigantesca, não havendo como sabermos o tamanho do lote final; por esse motivo, quando os players percebem uma ordem dessa, geralmente saem de suas posições (se estiverem na ponta contrária) ou aproveitam para comprar ou vender na frente da ordem, tentando se aproveitar de um pequeno movimento que o mercado faça.

Lembrando que a ordem escondida fica no servidor da bolsa (podendo ser cancelada) e sempre tem prioridade no preço apregoado, enquanto não terminar a quantidade total dos lotes, o preço não muda (não fica mais barato que a compra e nem mais caro que a venda).

Muitas vezes, veremos no book de ofertas uma ordem assim:

reparar nas ordens destacadas

A oferta apregoada pelo ITA na ponta vendedora de 100 contratos a 5.609,500, na verdade, pode ser uma oferta de 3,000 contratos. Só saberemos se o mercado começar a absorver a ordem e contarmos quantos contratos foram vendidos (pelo times & trades). Geralmente, um player coloca uma oferta escondida porque realmente precisa executar aquele número de contratos e não quer assustar o mercado.

Na ponta compradora, temos a IND pagando 1,000 contratos a 5.307,000 que realmente podem ser apenas mil contratos sem continuidade escondida.

A ordem Iceberg é difícil de ser prevista, somente quando chega no preço saberemos, porém, nunca saberemos quantos contratos o player esta ofertando.


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.