Imagine que você decide montar um negócio em uma área que ainda não entende muito bem (mas está disposto a aprender ao longo do processo, é claro). Para dar um contorno mais realista, vamos imaginar uma confeitaria com foco em pães, doces e bolos. Se a ideia acabou de nascer, você ainda tem muito dever de casa antes de ver essa confeitaria funcionando como gostaria, certo?

Primeiro, é preciso fazer um levantamento de todos os recursos necessários para fazer esse negócio andar: locação, funcionários, estoque de matéria prima, marketing, arquitetura e decoração da loja, encargos administrativos, custos fixos diversos, equipamentos e know-how (consultoria). Com esse levantamento, é possível fazer uma estimativa de gastos financeiros, mas, além disso, também é necessário estabelecer uma linha temporal de evolução com metas a serem cumpridas, objetivos gerais e prazos para cada etapa. Tudo isso aliado a uma planilha de gastos e projeções de receitas. É claro que, ao longo do processo, com novos dados e insights, etapas conquistadas, curva de aprendizado e entendimento sobre o business, esse planejamento todo vai sofrendo alterações e se readaptando à realidade.

O que acaba de ser descrito anteriormente, de forma muito grosseira e resumida, é um business plan. Essas diretrizes são vitais para guiar qualquer empreendedor ao longo de sua jornada e precisam ser divididas em duas situações: quando o negócio ainda está se estabelecendo; portanto, focado no desenvolvimento; e com o negócio já consolidado, mais focado no gerenciamento. Então, da mesma forma que um empreendedor precisa de um planejamento, um trader também precisa de um plano com diretrizes para guiar a sua jornada e isso tem um nome: trading plan. Algumas pessoas erroneamente confundem com diário de trade, mas não há correlação direta entre os dois termos.

Conforme comentado em uma das primeiras aulas, o seu sucesso no trading depende basicamente de três recursos: dinheiro, que é a sua matéria prima; conhecimento teórico e prático; e tempo tanto para estudar como para executar as análise e operações no mercado. Agora chegou a hora de darmos um pouco mais de atenção a esse assunto, afinal boa parte desses recursos é construída de forma gradativa e requer um planejamento cuidadoso. Uma tentativa de evoluir sem nenhum tipo de planejamento prévio tem grande chance de dar errado.

É neste plano que estará definido até quanto dinheiro você pode ou aceita perder no mercado, em quanto tempo espera atingir determinados níveis de resultados e, até mesmo, que tipo de resultados você espera atingir. A ideia dessas definições ainda não é dizer como você vai chegar lá (que técnicas vai usar, o que vai operar, em qual modalidade etc.), na verdade, é uma etapa anterior a isso, onde você ainda está entendendo como dimensionar seus recursos atuais, como buscar recursos adicionais, quais são as metas as serem atingidas, qual é o objetivo final, quanto tempo você espera levar nessa trajetória e quanto você pode perder caso as coisas deem errado. No fim das contas, é só um método administrativo para que você não saia gerenciando seu capital no “achismo” e se comporte da mesma maneira que um apostador amador em Las Vegas.

Espero que esteja convencido da importância desse conteúdo, pois ainda estamos apenas no começo e, nas próximas aulas, iremos nos aprofundar na questão. A ideia é que você saia daqui com um conjunto mínimo de missões e tarefas objetivas a serem cumpridas, e totalmente alinhadas com seus interesses. Tenha uma ótima jornada!


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.