Somos influenciáveis?
Quando nascemos, o nosso primeiro contato normalmente é a nossa família e assim permanece por um bom tempo. A influência que sofremos é tão forte que absorvemos de pais e irmãos mais velhos o jeito de falar, pensar e até de andar. Não é um plágio consciente e a neurociência explica isso por meio do funcionamento de neurônios espelhos, que são células específicas localizadas em nosso córtex pré-motor. A nossa evolução natural nos moldou para que fôssemos uma máquina exímia em copiar. Então, seja consciente ou inconscientemente somos todos influenciáveis, em maior ou menor grau, por hábitos, gostos, crenças, entre muitas outras coisas. Contudo, essa influência nos atinge de forma positiva e negativa; por isso, vamos tratar aqui sobre como construir um ambiente e um networking favorável ao trading.
O que está ao nosso redor?
Todos nós aprendemos de forma consciente, escolhendo o que e como estudar; porém, também temos uma boa dose de aprendizado por “osmose”, em que somos influenciados de forma totalmente inconsciente. Por isso, o ambiente (pessoas) que nos cerca é muito importante. Isso explica, por exemplo, porque grandes empresas possuem e valorizam uma cultura própria, pois isso ajuda a propagar os ideais da companhia e alinhar todos os colaboradores em um mesmo propósito. Você não pode escolher ser ou não influenciado pelo ambiente que o cerca – isso seria uma batalha perdida – mas pode escolher o ambiente em que deseja estar inserido e ter esse fluxo correndo a seu favor.
Como criar meu ambiente?
Você já deve ter ouvido falar que somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos, certo? A influência vai desde o aspecto técnico até emocional, pois muitas das pessoas com quem interagimos diariamente são referências inspiradoras, outras apoiam nossas escolhas (muitas vezes, por estarem no mesmo caminho) e outras, ainda, nos estimulam mesmo não tendo objetivos em comum. Por outro lado, se vivemos cercados de pessoas que não nos apoiam, não acreditam em nossos planos ou no nosso potencial, o nosso entusiasmo acaba sendo minado e a nossa fonte de referência técnica fica limitada. Mas como entrar em contato com essas pessoas?