Embora a rentabilização de capital em uma carteira semanal seja mais fácil de ser obtida do que em operação de day trade, isso não quer dizer que esse tipo de investimento não apresente riscos.

Como é evidente, estamos no mundo da renda variável e, como tal, sujeitos às suas variações. Portanto, um rígido controle de risco é fundamental para garantir que as perdas não subtraiam do seu capital os ganhos que você obteve com seus investimentos.

Embora não pareça, o fato de se operar somente na ponta compradora já é em si – para quem trabalha com visão de longo prazo – uma boa forma de controlar riscos. Quem trabalha com setups seguidores de tendência já percebeu que o mercado às vezes dá uma pausa em seu movimento de alta, fica um pouco de lado e volta a subir. E, se você operar utilizando, por exemplo, HiLo ou uma média mais curta, perceberá rapidamente que o mercado às vezes vira o HiLo para desvirar meia dúzia de candles depois, tirando uma boa parte do seu dinheiro. Operar somente na ponta compradora já ajuda a reduzir sensivelmente as perdas ocasionadas por esse fenômeno.