O Principal objetivo ao montar sua tela é se concentrar no que realmente importa para sua estratégia, que, no caso desta aula, será leitura de fluxo.

A rigor, as únicas ferramentas que alguém precisa de fato para operar por meio da leitura de fluxo são o Livro de Ofertas (Book) e o Times & Trades. Na maioria dos países, nem sequer o nome dos players é colocado nas ferramentas — todos trabalham com o chamado Book cego.

Muitos traders perguntam como será a operação pelo book cego quando isso vier para o Brasil. A resposta é: será igual a qualquer mercado do mundo. Lá, eles não têm a identificação dos players e operam normalmente.

Mas é claro que devemos aproveitar as condições e as características do nosso mercado e utilizar tudo o que puder nos ajudar para extrairmos o máximo do mercado.

Atualmente, as plataformas oferecem inúmeras ferramentas para aperfeiçoar e facilitar nossa leitura. No entanto, não é porque essas ferramentas existem que você deverá utilizar todas. Às vezes, ferramentas demais atrapalham — você pode perder o foco no que realmente é importante. No começo, claro, você deve testar todas e ir, gradualmente, filtrando e retirando aquelas que não agregam ao seu operacional.

Como o foco do scalping é rápido e exige a realização de operações curtas, nosso objetivo será pegar informações de um curto espaço de tempo – no máximo, 5 minutos. Geralmente, as informações usadas têm um período igual ou menor ao que você costuma ficar posicionado, caso contrário não fará sentido.

Comece a montar sua tela sempre pelo meio, pense em um ponto central, bem no meio da tela, vá ramificando com informações úteis.

Nunca é demais relembrá-lo para tomar o cuidado para não colocar informações demais que irão prejudicar a rapidez da sua leitura.

Como, por exemplo, 4 times & trades (times&sales) e cada um deles com um tipo de filtro de quantidade de contratos, 4 VAP (Volume at price) com diferentes grades de minutos, etc.

A ideia é poluir o menos possível a tela, deixando, como dissemos, apenas aquilo que é útil e que agregue ao seu estilo operacional.

Exemplos para Índice futuro:

BOOK/BOOK Filtrado

T&T

VAP

AÇÕES

RANKING

ORDENS

ORDENS ABERTAS

POSIÇÃO


Você gostou dessa aula? Ela faz parte do Plano TNT, o plano educacional do Portal do Trader desenvolvido para quem quer operar na Bolsa de Valores, mas já entendeu que não existem fórmulas mágicas nem soluções milagrosas para o mercado.

Se já ficou claro para você que o único caminho viável para resultados consistentes na Bolsa é através do conhecimento e do compromisso, então, chegou a hora de conhecer os benefícios do acesso completo ao nosso Plano.

O Plano TNT não possui paralelos em abrangência, profundidade, metodologia e experiência dos professores e oferecemos tudo isso por um preço extremamente acessível e sem fomentar ilusões. Se essa ideia faz sentido para você, descubra agora mesmo tudo o que o acesso completo ao Plano TNT oferece.