O controle emocional é reconhecidamente o maior obstáculo para o trader iniciante. Isso acontece porque essa atividade desafia muitos de nossos instintos naturais. Quando estamos em uma operação perdedora, temos uma forte tendência a não aceitar aquela perda e, muitas vezes, seguramos a operação e vamos abaixando o stop, acreditando que estamos apenas em uma correção mais forte e que o preço voltará ao nosso ponto de entrada.

Na maioria das vezes, o que acontece é que criamos um viés em favor da operação que planejamos e acabamos ficando cegos para a evidência de que o mercado virou. Ou ainda, em nome dessa crença, vamos cedendo ao mercado e acabamos sendo estopados em um nível de preço desfavorável que acaba arruinando nossa relação risco x retorno e, o que é pior, dificultando a recuperação do nosso capital.

Uma vez estopados e "machucados" pela perda, tornamo-nos medrosos e, em uma próxima operação favorável, teremos a tendência a interromper nosso ganho no primeiro pullback, com medo de perder novamente.