O que você quer aprender?

Ir

O que é Day Trade, Como Funciona e Por Onde Começar? (Guia 2022)

Você sabe o que é Day Trade? Descubra tudo sobre essa modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos na bolsa de valores, desde sua definição, as principais estratégias de trading, como começar, vantagens e como é a rotina de um day trader!

Day Trade Set 21, 2021

O que vamos discutir neste post?

O que é Day Trade?

Day Trades são operações iniciadas e encerradas dentro de uma mesma sessão do mercado. Mas para ficar claro, que tal um exemplo?

Se eu comprar 500 ações da PETR4, às 10h, e vender 500 ações da PETR4, às 11h do mesmo dia, então, eu fiz um Day Trade, independentemente de ter obtido lucro ou prejuízo.

Portanto é preciso atuar no mesmo ativo, com a mesma quantidade e dentro do mesmo pregão.

Não importa se houve lucro ou prejuízo, se você comprou primeiro para vender depois ou se atuou na ordem inversa.

Aliás, que fique claro, é plenamente possível vender primeiro para comprar depois, mesmo se você não tiver o ativo em carteira.

É basicamente assim que se lucra com movimentos de queda.

Importante: Day Trade é a modalidade de operação de curtíssimo prazo que acabei de descrever e Day Traders são as pessoas que operam nessa modalidade.

Então, nada de cometer gafes e dizer “eu fiz um trader”, ok?

Pronto para operar de maneira mais segura, rentável e profissional? Comece agora nosso Curso Grátis de Day Trade!

Nesse texto, vou te contar tudo que descobri na prática sobre Day Trade
Nesse texto, vou te contar tudo que descobri na prática sobre Day Trade

Eu sou Trader desde 2006, então, fique comigo até o fim deste texto que vou te explicar tudo sobre esse universo.

Agora, para esse negócio ficar mais claro ainda eu vou te dar 3 exemplos do que não é uma operação intra diária.

  1. Comprar 500 ações da ABEV3, às 16h, e vender 500 ações da ABEV3, às 10h do dia seguinte não é Day Trade, apesar de tudo ocorrer em menos de 24h. A abertura e encerramento da posição precisam acontecer dentro do mesmo pregão.
  2. Comprar 500 ações da VALE3 e vender na mesma sessão 500 ações da ITSA4 não se enquadra porque não se trata do mesmo ativo.
  3. Comprar 800 ações da MGLU3 e vender apenas 300 ações, mantendo as 500 ações restantes na carteira, caracteriza Day Trade apenas do que foi encerrado no dia. As 500 ações mantidas em carteira são consideradas como posição.

É importante deixar claro que as operações de curto prazo têm um caráter mais especulativo e não tanto de investimento, com a ideia de retornos mais perenes e estáveis, como ocorre no longo prazo.

Outro ponto é que os resultados no day trade são fruto da atuação ativa do operador, ou seja, os ganhos e perdas só acontecem se você estiver comprando e vendendo ativos.

Isso difere completamente de um aporte em renda fixa, por exemplo, em que a valorização ocorre independentemente da sua atuação.

Aliás, por se tratar de operações no mercado de renda variável, não existe nenhuma certeza de ganhos e resultados passados não são garantia de que isso se repetirá no futuro.

Pode parecer muita informação, mas ao longo deste texto nós vamos deixar as coisas cada vez mais claras, ok?

Aprenda também:

Day Trade: Como funciona e por onde começar?

Para negociar ativos na nossa bolsa de valores (a B3), você precisa ter conta em um banco ou corretora de valores, devidamente registrados.

Confira aqui a lista de todas as instituições participantes devidamente registradas.

De modo geral, recomendo você procurar corretoras de valores ao invés de bancos, pois elas geralmente vão oferecer uma gama maior de produtos e serviços, custos mais baixos e melhor atendimento especializado.

Mesmo que você não queira começar a atuar agora, recomendo abrir um cadastro numa corretora de valores, pois geralmente não há cobrança pela manutenção da conta como ocorre em bancos comerciais.

Com a conta aberta é muito importante preencher o suitability, que basicamente é um questionário para definir o seu perfil de investidor.

Ele serve basicamente para evitar que um investidor atue em modalidades discrepantes em relação a seus objetivos.

Com a parte burocrática acertada, basta aportar capital na sua conta.

A quantidade precisa ser suficiente para pelo menos atender a margem de garantia exigida pela instituição, mas voltaremos a este assunto específico mais adiante.

Outro ponto que veremos daqui a pouco, com mais detalhamento, é sobre as plataformas que você vai usar para fazer suas operações no mercado.

Principais metodologias de análise para o day trade

Existem inúmeras formas de se analisar e tomar decisões de investimento no mercado, mas indo direto ao ponto, vou citar as duas principais escolas de análise para operações de curto prazo.

Análise Técnica

De modo geral, a Análise Técnica consiste basicamente em estudos a partir de gráficos, em que são formados padrões e figuras técnicas.

Para isso faz uso de duas informações: valor das cotações e volume de negócios.

O desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos possibilitou o acesso às cotações em tempo real por parte dos pequenos investidores e, consequentemente, a criação de plataformas gráficas e indicadores técnicos.

Acima exemplo de um gráfico de candles com indicadores técnicos diversos.
Acima, exemplo de um gráfico de candles com indicadores técnicos diversos.

Hoje, qualquer pessoa com acesso a internet pode usar o home broker ou plataformas profissionais para acompanhar as negociações em bolsa de valores em tempo real.

  • Aprenda em nosso curso de análise técnica gratuito as melhores estratégias para operar com segurança. Assista às aulas online!

A Análise Técnica como conhecemos hoje deriva basicamente de duas grandes referências:

  • Munehisa Homma - um mercador de arroz japonês que viveu de 1724 a 1803 e criou a análise de candlestick. Conta a lenda que ele chegou a realizar mais de 100 operações vencedoras consecutivas.
  • Charles Dow - jornalista norte americano que viveu de 1851 a 1902, foi co-fundador do Wall Street Journal e do Índice Dow Jones, e estabeleceu importantes premissas sobre padrões gráficos. É considerado o Pai da Análise Técnica.
À direita, Charles Dow, e à esquerda, Munehisa Homma.
À direita, Charles Dow, e à esquerda, Munehisa Homma.

Existem muitas outras escolas e táticas mais específicas que fazem parte do universo da Análise Técnica, então ao estudar o assunto você pode encontrar termos diversos como Price Action, Renko, Estratégias Quantitativas etc.

Inclusive, existe uma técnica que também faz parte da análise técnica, mas merece uma abordagem à parte, como veremos a seguir.

Tape Reading

A técnica Tape Reading consiste em analisar as ofertas dos participantes, ou seja, intenções de compra e venda feitas no mercado e como elas estão de fato sendo consolidadas.

Para isso, utilizamos duas ferramentas básicas: o Livro de Ofertas e o Times & Trades.

Times & Trades (esquerda) e Book de Ofertas (direita)
Times & Trades (esquerda) e Book de Ofertas (direita)

Assim, através da análise de fluxo dos negócios, é possível identificar pressões de compra e venda e, consequentemente, movimentos de alta ou baixa no mercado.

Embora existam aplicações específicas desse método voltadas para prazos maiores, a maioria dos Traders utiliza a leitura de fluxo para operações de curto prazo, principalmente em Scalping - operações cujo objetivo é aproveitar as variações mínimas dos ativos.

Apesar de parecer uma técnica nova, derivada da atual tecnologia, ela surgiu há mais de um século, quando as negociações eram registradas por uma máquina numa fita de papel.

Daí veio o nome Tape Reading, que numa tradução livre significa leitura de fita.

Price Action

O Price Action, por sua vez, é um tipo específico de análise técnica, no qual se leva em consideração apenas o preço.

Por conta desta característica, é essencial que todo trader saiba muito bem analisar padrões gráficos e figuras de candle.

Se quiser entender melhor sobre essa metodologia com profissionais do assunto, recomendo que dê uma lida neste post aqui!

Market Profile

O Market Profile nada mais é do que uma técnica que visa encontrar as faixas de preço de um ativo com maior volume de negociação. Simples assim.

Exemplo de Market Profile (identificado na plataforma Profit como “TPO Profile”)
Exemplo de Market Profile (identificado na plataforma Profit como “TPO Profile”)

Criada na década de 80 por um trader da Chicago Board of Trade, J. Peter Steidlmayer, essa técnica não está presente em todas as plataformas, por conta de questões de propriedade intelectual.

Algumas ferramentas similares são o Volume Profile e Volume At Price.

Ela pode ser parecida com outras ferramentas indicadores de volume, mas estas muitas vezes se distribuem em uma escala temporal, e não de preço, como a Market Profile.

Abaixo, mostro duas imagens dessas outras ferramentas com funções consideravelmente parecidas às do Market Profile:

Volume Profile
Volume Profile
Volume at Price
Volume at Price

As operações day trade podem ser consideradas complexas?

Isso vai depender de muitos fatores.

Se você é um iniciante completo, não vai aguentar ver um trader profissional utilizando-se de Tape Reading em altíssimo nível, por exemplo. Será como ler grego.

Entretanto, uma das maravilhas desse mercado é o número de opções que os investidores têm.

Diversos tipos de operações, ativos, plataformas, contando inclusive com uma conta demo para treinar.

Se você está iniciando sua jornada, recomendo que você comece com operações não tão curtas, com um bom planejamento financeiro, e uma boa estratégia traçada.

E que fique o quanto for necessário na sua conta demo.

Dessa maneira, sua visão sobre a complexidade do trading será outra. Se você começar “querendo sentar na janelinha”, muito provavelmente vai se frustrar e sair gritando aos quatro ventos que operar é impossível e complexo demais.

É difícil? Sem dúvidas. Mas não é impossível, muito longe disso.

Recomendo que você dê uma lida nesse artigo, em que falo sobre as melhores estratégias para day trade, e dou várias dicas para você que está iniciando nesse mundo e também para quem já opera há algum tempo.

Quais ativos podem ser negociados nas operações de day trade?

Por via de regra, os ativos que costumam ser os mais operados são aqueles com muita liquidez: ações de blue chips (empresas cujas ações possuem os maiores volumes de negociação), mini contratos, opções cujo strike está próximo ao preço vigente do ativo objeto - conhecidas como “no dinheiro”, entre outros.

Isso acontece pois as negociações necessitam de uma alta liquidez, então os ativos que não cumprem este requisito devem ser evitados, tais como commodities, opções “fora do dinheiro”, ações com baixa liquidez e similares.

Como é feita a compra e venda?

A compra e venda é feita através de plataformas e home brokers devidamente credenciados na Bolsa de Valores, a B3.

Esse é um ponto que você sempre deve ter em mente: seu ambiente de negociação sempre deve ser regularizado pela B3 e a CVM, a Comissão de Valores Mobiliários.

Isso garante que o sistema oferecido é seguro e cumpre com todas as exigências de transparência e segurança necessárias.

Isso é importantíssimo para que você evite armadilhas, e que seja seduzido por alternativas suspeitas e até fora da leis.

Um exemplo disso são as Opções Binárias, uma das maiores ciladas dos últimos tempos. É importante ressaltar que você deve ficar o mais longe possível das binárias.

É possível operar o Day Trade no Mercado Futuro?

Com certeza é possível, mas nem sempre pode ser uma boa opção. Explico:

Como já falamos, uma boa liquidez é essencial para esse tipo de negociação.

Alguns ativos como índice e dólar possuem essa característica, se tornando bons alvos para traders.

Inclusive, são uns dos produtos financeiros mais famosos de todo o mercado de Day Trade.

Por outro lado, as commodities, por exemplo, não costumam ser boas opções. Não possuem boa liquidez e, consequentemente, não são recomendadas.

Saiba muito bem com qual ativo você está querendo operar, é uma parte importante da sua preparação prévia. Sempre leve esses pontos em consideração.

Qual é o horário indicado para operar?

Não posso dizer que existe um horário indicado.

Muitas vezes, a agenda de indicadores e eventos do dia pode indicar quais são os momentos de maior volatilidade e liquidez, mas isso não é necessariamente uma regra.

Na maioria dos dias, a liquidez costuma se concentrar na parte da manhã, embora isso não signifique que você deva operar apenas nesse horário.

À tarde, por exemplo, esse indicador cai um pouco, mas longe de se tornar inviável.

É algo que vai muito do seu perfil, também. Se você é uma daquelas pessoas que realmente não consegue se concentrar tanto pela manhã, não tente forçar e operar neste horário, ao menos no começo.

Você deve adaptar seu trabalho às suas condições. Se está operando há pouco tempo, procure operar em horários que você já determinou previamente e se preparou, confie em mim.

Como ganhar na queda?

Caso você não saiba, no trade você não ganha apenas nas altas, mas também nas quedas.

A maioria das pessoas está acostumada com a seguinte frase:

“Para ganhar dinheiro, é preciso comprar barato e vender mais caro”.

Sim, essa é uma das maneiras de se ganhar dinheiro, mas, no day trade, não é a única.

Nessa modalidade, você pode vender primeiro, e depois comprar mais barato. Isso é plenamente possível.

É como se você, antes mesmo de ter em mãos um ativo, apostando na sua desvalorização, fizesse a seguinte negociação com outro player:

Você se compromete a vender determinado ativo - que você ainda não tem em mãos - para uma pessoa. E quando esse compromisso é estabelecido, você vai ao mercado e o compra por um preço mais barato.

É lógico que nem sempre isso dará certo. Baseado em suas análises, você acredita que ele irá se desvalorizar, mas nada é garantido.

Essa é uma das maneiras mais utilizadas pelos traders para ganharem dinheiro nas quedas.

Para investidores que guardam suas ações por prazos maiores que um dia, tal operação nem sempre vale a pena. Isso acontece pois existem custos extras para manter essas posições vendidas.

Dá para assistir operações ao vivo para treinar Day Trade?

Com certeza! Existem diversos ambientes conhecidos como “trading rooms”, que mostram traders operando em tempo real, e você consegue acompanhar muito de seu processo de tomada de decisão ao vivo.

Recomendo fortemente que você acompanhe a Sala de Trade Ao Vivo do Portal do Trader, em que trazemos diariamente operações de nossos professores, notícias do mercado, e muito conteúdo importantíssimo para todo trader!

Entretanto, devo te lembrar de algo essencial.

Mais cedo ou mais tarde você precisará aprender a caminhar com as próprias pernas.

A velocidade do mercado exige tomadas de decisões rápidas e precisas, que não podem ser terceirizadas. Você mesmo deverá agir.

Acompanhar outros traders é excelente para estudo, mas nada - absolutamente nada - supera a prática.

Você tem perfil para operar day trade do zero?

As operações de curto prazo não exigem muita margem financeira. Entretanto, outros dois recursos são indispensáveis:

  • Tempo - pois você precisa acompanhar o mercado e estar diante das telas no momento em que as oportunidades surgem. Ao contrário do que muitos pensam, não há um melhor momento para se operar e as boas operações não marcam hora para dar às caras.
  • Conhecimento - ainda que fosse possível dar muito dinheiro para uma pessoa qualquer e lhe disponibilizar todo o tempo do mundo, ainda assim, não seria possível obter bons resultados sem conhecimento técnico. Nesta atividade, o sucesso não é aleatório, aliás, ele depende totalmente de muita competência.

Uma vez munido de todos os recursos, o operador também precisa entender que não há um jeito específico de se fazer às coisas no mercado e suas habilidades podem ser construídas independentemente do seu temperamento e outras características comportamentais.

Não existe temperamento certo para o mercado financeiro.
Não existe temperamento certo para o mercado financeiro.

É plenamente possível uma pessoa calma como um monge e outra agitada terem sucesso no day trade, isto é, desde que saibam explorar suas particularidades a seu favor.

Portanto, a questão principal não é se você tem perfil para o day trade, mas o que você pode fazer para favorecer suas condições nessa modalidade de operação, tanto do ponto de vista comportamental, quanto em relação aos requisitos necessários (dinheiro, tempo e conhecimento).

Posso dizer que eu sou a prova viva de que qualquer um tem perfil para se tornar day trader desde que tenha os requisitos mínimos. Então, aqui vai um breve depoimento pessoal.

Quando decidi começar a operar, em 2006, me desliguei do mestrado e do emprego que tinha para me dedicar exclusivamente ao mercado. Isso me deu tempo.

Na época eu havia sido escolhido para ser treinado dentro de uma mesa de operações internacionais, o que me deu o conhecimento técnico que eu não tinha até então.

Mas nem tudo foi tão simples assim.

Com relação ao dinheiro, embora as minhas operações fossem feitas com os recursos da mesa, eu não tive remuneração durante os primeiros meses de operação.

Felizmente, eu havia guardado capital para me manter por até um ano sem precisar de nenhuma remuneração.

Agora, com relação a parte comportamental, aparentemente eu não levava jeito.

Eu hesitava muito antes de tomar decisões, me sentia sempre inseguro e buscava a todo custo (e sem sucesso) encontrar formas de não tomar risco.

Diferente de muitos dos meus colegas eu não tinha aquela fome por conquista, atitude desbravadora e uma postura destemida.

Eu só queria encontrar uma forma estável de remuneração no mercado.

Ainda demorou algum tempo para eu perceber que eu estava imerso numa dinâmica de performance e que o risco fazia parte do jogo.

Mas quando eu finalmente me dei conta do real desafio pude focar nas minhas qualidades para atingir meus objetivos.

Assim, uma vez que sempre fui muito focado, disciplinado e paciente, pude trabalhar essas qualidades a meu favor e desenvolver um estilo operacional condizente com quem eu realmente era.

Portanto, se tem um conselho útil que eu possa te dar é que talento não se copia, se desenvolve, portanto, seja você mesmo e não perca seu tempo tentando plagiar outro trader só porque ele é bem-sucedido.

Tenha certeza de que cada um tem condições de encontrar seu próprio caminho.

Principais vantagens e riscos das operações day trade

As modalidades de operação de curto prazo chamam cada vez mais atenção e não é à toa, pois existem muitos pontos atrativos nessa atividade.

Entretanto, nem tudo são flores, então, veremos a seguir os prós e contras dessas operações intra diárias.

Aqui vou citar 7 pontos que podem ser uma boa vantagem das operações de curtíssimo prazo, isto é, dependendo da maneira como forem trabalhados:

Exige pouca margem financeira

Hoje a margem para se operar um mini contrato gira em torno de R$25,00 com pequenas variações dependendo da instituição.

Em momentos de volatilidade essa margem pode aumentar, mas mesmo que ela seja 20 vezes maior, ainda assim, será baixa, principalmente considerando que um mini contrato de dólar vale US$10 mil.

Contudo, vale ressaltar que é importante ter uma gordura financeira extra, além da margem, para não sofrer intervenções do sistema de risco da corretora ou banco.

A alavancagem permite ganhos expressivos sobre a margem

A baixa margem exigida para se negociar um contrato de valor elevado se traduz num aumento expressivo do poder de negociação do trader e isso é o que chamamos de alavancagem.

Dessa forma, não é exagero dizer que o day trade permite dobrar o seu capital. Por outro lado, não se pode esquecer do risco que acompanha a possibilidade de retornos elevados.

Baixo custo unitário por operação

Indo direto ao ponto, ao comprar e vender um mini contrato de dólar no day trade o operador vai ter um custo total de R$2,50, composto por emolumento, taxa de registro, impostos e corretagem (se houver).

Considerando que a variação mínima (0,5 ponto) equivale a cinco reais, então, podemos considerar um custo baixo que pode ser coberto com o menor lucro possível.

Risco zero fora do pregão

Como operações intra diárias não carregam risco após o fechamento do mercado, o operador não se expõe aos acontecimentos fora do horário do pregão.

Só há risco quando há posição.

O operador faz seu horário

Muitas operações de curto prazo possuem apenas alguns minutos de duração. Então, muitos operadores acabam atuando apenas por um tempo limitado, às vezes em função da agenda do dia, momentos mais propícios ou ainda combinado com outras atividades.

É acessível

Tudo que é necessário para se operar day trade está ao alcance da maior parte dos investidores de varejo.

Hoje em dia é possível encontrar cursos de trade gratuito, como na área APRENDA do Portal do Trader, plataformas (inclusive com simuladores) por preço acessível, custos operacionais baixos e pouca exigência de margem.

É possível atuar de qualquer lugar

Desde que a tecnologia evoluiu colocando o mercado de investimentos ao alcance de todos, é possível investir de qualquer lugar do planeta que possua uma internet estável.

Na frente de seu computador, você tem todo o mercado à sua disposição.

É possível começar com técnicas simples e evoluir com o tempo

Você não precisa começar sua jornada como trader se preocupando em realizar as operações mais complexas e profissionais do mercado. Inclusive, não recomendo isso.

Aqui no Portal do Trader nós te ensinamos várias técnicas recomendadas para iniciantes, que não exigem tanto conhecimento prévio e preparo psicológico.

É plenamente possível iniciar sua jornada desta maneira, e só após ter ganho experiência, conhecimento e confiança, avançar para técnicas e estratégias mais arriscadas.

Essa é a liberdade que o trade traz: você pode fazer sua própria trajetória.

Dá para ganhar com pequenas oscilações, de alta ou de baixa

Uma das vantagens dessa modalidade de trade é que existem diversas maneiras de terminar seu dia positivo.

Você pode ganhar inclusive com pequenas oscilações, sejam elas de alta ou de baixa! A depender da sua estratégia, você pode escolher diversos planos de ação para seguir.

Não é necessária uma grande oscilação para que você obtenha algum resultado. Nem sempre isso vai acontecer, e essas pequenas oscilações, quando atacadas com estratégia e técnica, podem te gerar resultados muito satisfatórios.

Existe muito material didático sobre o assunto

Se tem uma coisa que não falta hoje em dia é material para estudo.

Uma simples pesquisa no Google e no Youtube já poderá te trazer muitas das respostas que você procura.

Hoje em dia, os maiores profissionais do day trade estão presentes na internet.

Nós reunimos alguns dos grandes professores de trading do Brasil aqui no Portal do Trader, e diariamente produzimos conteúdos gratuitos e de muitíssima qualidade para vocês.

Só aqui no nosso Blog, você já terá à sua disposição inúmeros artigos sobre todos os temas que você possa imaginar: trading, ações, investimentos, psicologia para traders, análise técnica, price action, tape reading e muito mais.

Na Área Aprenda, disponibilizamos diversos cursos 100% gratuitos para que você tenha um primeiro contato com os assuntos mais importantes do universo do mercado financeiro, diretamente com nossos professores.

E para você que quer realmente se tornar um trader profissional com resultados consistentes, apresentamos o PLANO TNT, o nosso programa de treinamento de traders, que te dará todas as ferramentas para que você saia do amadorismo, e opere como os grandes do mercado.

Nos preocupamos em não apenas te ensinar o que um trader de verdade deve fazer, estudar e como se comportar, mas também o que você não deve fazer, para evitar que você perca seu dinheiro de maneira boba.

Em suma, conteúdo não falta. Seja lá em qual estágio você está, temos o conteúdo certo para que você suba para o próximo nível!

É importante frisar que muitos dos pontos citados nesses tópicos podem ser negativos e extremamente nocivos, dependendo da forma como são abordados.

Por isso, vale a pena levantar essa questão sob a ótica oposta, como veremos a seguir.

Já pensou nos prós e contras do Day Trade?
Já pensou nos prós e contras do Day Trade?

7 pontos de desvantagem no Day Trade

Saiba que existe divisor de águas para que um mesmo atributo do day trade seja uma atrativa vantagem ou uma desastrosa desvantagem.

Esse ponto, apesar de único, é bastante difícil de ser trabalhado pois depende diretamente de atributos humanos. Estou falando do próprio trader.

Por isso, abaixo vou citar 7 pontos de desvantagem no Day Trade e, como você poderá verificar, boa parte deles é responsabilidade do próprio operador.

Requer muita habilidade técnica

São diversas possibilidades de ferramentas, ativos, timeframes e técnicas. Por isso, até que o trader descubra o que funciona para ele, é necessário estudar e praticar muito.

Requer tempo

Embora as operações em si possam ser muito breves, leva meses até que o trader desenvolva habilidades suficientes para gerar resultados consistentes e isso requer bastante disciplina e dedicação.

Ninguém se torna day trader da noite para o dia.

Possui risco muito elevado

Embora as pessoas sejam atraídas pelo alto potencial de retorno das operações de curto prazo, há risco de perder 100% do capital num único trade.

Por isso, não é recomendado colocar um percentual muito alto do seu capital nesse tipo de operação.

Exige bastante da parte emocional

As situações de curto prazo pedem mais controle comportamental e muitas vezes podem levar o operador ao seu limite.

É preciso lidar com situações de ansiedade, indisciplina, medo, ganância, ódio, impulsividade, apatia, desmotivação, euforia entre muitos outros sentimentos ou reações num grau muitas vezes elevado.

Não é escalável

Por conta da alavancagem não é muito difícil ter condições financeiras de abrir posições maiores do que a liquidez do book de ofertas consegue comportar.

Assim, o trader pode ter a precisão de suas execuções comprometida. Aliás, dependendo do tamanho da posição, o day trade pode ser até impossibilitado.

Os Calls de operações tendem a ser menos eficientes

Como algumas operações intra diárias duram segundos e requerem atuação imediata, muitas recomendações se tornam inviáveis.

O especialista precisa identificar uma oportunidade, redigir a recomendação, disparar no sistema e o cliente, por sua vez, precisa receber, ler, interpretar e executar a operação a tempo.

Além disso, existe o problema de limitação de liquidez que impede uma mesma estratégia ser executada por muitos ao mesmo tempo.

Não é viável terceirizar as operações

Fundos que rentabilizam através do day trade (exceção para aqueles que usam estratégias quantitativas) são praticamente inviáveis por conta da limitação de liquidez do mercado, além da alta volatilidade nos resultados, que assustaria qualquer cotista.

Além disso, como o day trade exige pouca margem, dificilmente um bom trader precisa recorrer ao capital de terceiros para fazer suas operações.

Portanto, operação de curto prazo é algo que normalmente se faz em primeira pessoa.

Assim, com prós e contras é importante dimensionar adequadamente as operações de curto prazo dentro do seu leque de possibilidades e objetivos de investimentos.

Tenho certeza que ele pode atender uma ampla gama de investidores, isto é, desde que bem trabalhado.

Agora, que tal falarmos um pouco do capital necessário para se desenvolver e se manter nesta modalidade de operação?

Qual o valor mínimo para fazer Day trade?

Primeiramente, considerando um trader iniciante, é importante pensar num capital que dure um período de aprendizado, em vez de pensar apenas na margem exigida numa única operação. Mas por quê?

Iniciantes são naturalmente inexperientes e essa falta de habilidade implica em cometer mais erros do que a média.

Essa jornada é inevitável, até mesmo porque são justamente os “tropeços” de cada dia que nos leva a amadurecer

Acontece que no mercado de renda variável cada erro implica em perda financeira, por isso, é importante que o trader considere um capital suficiente para cobrir o seu período de aprendizado.

Então, de quanto seria esse período e capital?

Será que é possível operar com pouco dinheiro?
Será que é possível operar com pouco dinheiro?

Quando falamos de performance, estamos lidando com um aspecto individual, portanto, não há um padrão exato.

Mas considere uma curva de aprendizado de 12 meses e 3 etapas de injeção de capital com um objetivo específico para cada etapa.

Operando do 1º ao 3º mês

É um período de introdução, onde o maior desafio do trader é se adaptar à atividade e, sobretudo, controlar suas perdas.

Seu principal objetivo aqui é o aprendizado, não o ganho financeiro (até porque ele ainda não tem preparo para isso).

Considere operar nas primeiras semanas no simulador, e não destine mais que R$2 mil para operar um único lote mínimo.

Lembre-se que o foco aqui é aprender a perder e se esse capital acabar antes de 3 meses, já pode ser um sinal de que o day trader ainda não está pronto para seguir adiante.

Operando do 4º ao 9º mês

Aqui o trader já tem uma noção básica de mercado, já entende e sabe a importância de controlar as perdas, mas ainda precisa desenvolver seu repertório técnico.

O foco ainda é em aprendizado, mas direcionado para às estratégias.

Como é provável que ele já chegue nesse ponto com a primeira injeção de capital comprometida, é importante fazer mais um aporte de R$2 mil e seguir operando até um mini contrato até que comece a perceber consistência para poder operar maior.

Operando do 10º ao 12º mês

Nessa etapa, especialmente para quem tem um bom trading plan para seguir, é provável que já tenha um repertório técnico e alguma boa experiência, mas ainda precise refinar sua técnica, conceitos de gestão de risco e aspectos mentais.

Diferente das fases anteriores, o foco é gerar resultados, embora o aprendizado nunca possa ser deixado de lado, é claro.

Caso necessário, o trader pode fazer mais um aporte de até R$2 mil, mas o ideal é que após essa etapa ele já consiga produzir resultados com suas próprias operações e não necessite de mais aportes.

Operando após a curva de aprendizado

Agora que você já entende um pouco mais sobre curva de aprendizado, posso dizer que o ideal é provisionar algo entre R$5 mil e R$10 mil para toda a sua trajetória.

Mas será que é possível trilhar essa jornada com menos dinheiro - R$500,00, por exemplo?

Imagine que a sua jornada de aprendizado é como um rio com 300 metros de largura que você precisa atravessar nadando.

Agora, imagine que você só possui fôlego para nadar os primeiros 50 metros. Então, será que valeria a pena arriscar?

Entenda que um capital muito baixo não dará conta da volatilidade natural do mercado e você vai perder o pouco que tem sem sequer poder dizer que tentou de verdade, pois não terá recursos para arcar com os erros (que vão acontecer, com certeza).

É importante levar a sério esse período de desenvolvimento, pois nenhum trader começa no mercado de forma consistente.

Aliás, para ficar mais claro, pense no trading como um empreendimento e se você nunca atuou numa determinada área, é natural encarar os primeiros meses como um período de experiência.

Agora, se você já opera e tem consistência, a conta é outra.

Embora a margem financeira exigida seja muito baixa é importante que o trader tenha “gordura financeira” para aguentar praticamente qualquer posição no intraday.

Então, como se calcula isso?

Eu gosto de me basear na amplitude diária do mercado, ou seja, na diferença entre a máxima e mínima diária do ativo.

Mas para ficar mais claro, vou dar um exemplo usando o mini dólar.

O mini dólar é cotado em pontos e cada ponto equivale a R$10,00.

Então, se o mini dólar tem uma amplitude média de 100 pontos (eu gosto de usar uma média de 3 dias), então, isso significa que o ideal é você ter um saldo de pelo menos 100 pontos x R$10 = R$1.000.

Caso queira ser mais prudente, pode considerar o dobro de margem calculada pela amplitude média.

É claro que existem outras formas para lidar com a questão, mas acredito que aqui temos uma abordagem simples e direta.

Caso queira aprofundar na questão, recomendo assistir essa aula sobre gestão de risco.

Principais custos das operações day trade

Como tudo na vida, as operações de day trade possuem alguns custos. A depender da sua frequência de operações e experiência, eles podem variar, mas em geral não impedem ninguém de operar.

Vamos ver um pouco mais sobre os principais:

Corretagem

É uma taxa retida na fonte em cada operação na Bolsa de Valores diretamente pelo intermediador.

Em geral, é considerado o principal custo das operações de renda variável, podendo ser fixa ou não.

Normalmente, essa taxa também pode variar a depender da categoria do ativo (ações, contratos futuros, e afins).

Custo Bolsa

A própria Bolsa de Valores costuma cobrar algumas tarifas sobre suas operações.

Duas delas são: Emolumentos e Taxa de Registro.

Os emolumentos nada mais são do que taxas cobradas pela B3 em cima de negociações de compra e venda de diversos ativos.

Normalmente são valores consideravelmente pequenos, e variam conforme o volume negociado.

A Taxa de Registro, por sua vez, é uma tarifa que se refere ao registro de compra e venda de ativos. Não é possível falar seu valor exato, pois é composta por um valor fixo e outro variável.

Em geral, esses valores costumam ser pequenos, e estão sempre disponíveis para consulta nas notas de corretagem de todas as suas negociações.

IR

O Imposto de Renda é outro custo que sempre te acompanhará em sua jornada como trader - na verdade, em qualquer lugar que você esteja.

Para negociações do mercado à vista, existe uma isenção de IR caso o valor total de vendas seja inferior a R$20.000,00 no mês. Entretanto, essa regra não existe para o day trade.

Todo trader será tributado em 20% sobre o lucro que teve no mês, independentemente do valor negociado.

Caso haja ganho em alguma operação, 1% desse valor também será retido na fonte pela Receita Federal.

Entretanto, é importante ficar ligado nas notícias, pois as regras de tributação de Day Trade estão prestes a mudar. Enquanto escrevo esse texto novas medidas estão para serem votadas no Senado Federal.

Se quiser saber mais detalhes sobre a tributação dessa modalidade, te recomendo ler o artigo que escrevi sobre Imposto de Renda para Day Trade.

Plataforma

A plataforma em si também costuma ser um custo para os traders.

Existem diversas opções no mercado, e uma das principais é a ProfitChart. É a plataforma mais utilizada do mercado brasileiro.

Cursos e livros

Seu gasto com conhecimento, na verdade, é um investimento altamente recomendável e lucrativo, e não um custo.

Quanto mais você aprender, mais resultados poderá obter em suas operações. Do que adianta o melhor computador e a melhor plataforma se você não sabe o que fazer na hora H?

Mais vale um trader que estuda, busca conhecimento, treina, e sempre coloca tudo em prática do que um iludido que acredita que só por ter os melhores equipamentos seu resultado é garantido.

Não tenha medo de investir em si mesmo. Esse investimento tende a ter o maior retorno entre todos que você irá fazer na sua vida.

Trading station e equipamentos

Não podemos esquecer de todo o equipamento que irá te acompanhar diariamente em suas operações. Costumamos chamar todos esses itens de “trading station”.

Nesse gasto, você deve considerar praticamente duas coisas: seu computador - seja ele um notebook ou um desktop - e seu escritório, caso deseje um local só seu.

Se você está iniciando, não precisa se preocupar em ter a trading station mais cara do mercado. Entretanto, não seja mão de vaca também.

Ter um computador rápido pode realmente fazer a diferença. Não economize nisso, é um ótimo investimento.

Internet boa

E por último, mas não menos importante, é essencial que você tenha uma internet boa.

O mercado financeiro é um grande tanque de tubarões, e te garanto que você não vai querer entrar nesse tanque mal preparado.

Uma internet boa, confiável e rápida com certeza irá te ajudar muito a operar, e sem dúvidas vale o investimento.

Quanto ganha por mês um trader?

A resposta para essa pergunta talvez não agrade tanto alguns, mas ela é: depende, e depende MUITO. Te explico o por quê.

O trading, assim como algumas muitas profissões, é uma atividade de performance. Mas o que isso quer dizer?

Isso significa que você será remunerado de acordo com a sua performance. Não existe um salário mínimo para traders, muito menos um piso e teto salarial.

Se você tiver um desempenho excelente e constante, pode conseguir uma remuneração excelente.

Por outro lado, se for inconstante, preguiçoso e desacostumado com o risco, provavelmente não conseguirá bons resultados.

Além disso, é impossível definir um valor médio que os traders costumam receber. Na internet você provavelmente encontrará alguns que dizem ganhar rios de dinheiro, e pode achar que isso é comum.

Te explico por que isso pode ser enganoso.

Se você acompanha futebol, deve saber que existem muitos jogadores que ganham verdadeiras fortunas por mês.

Entretanto, analisando mais friamente, você descobrirá que entre todos os jogadores, são pouquíssimos os que ganham mais que um ou dois salários mínimos!

A esmagadora maioria dos profissionais não chegam nem perto desse patamar salarial dos jogadores mais famosos.

Por isso, assim como no trading, é impossível definir uma média de ganhos mensal. Vai depender muito da sua performance, experiência, conhecimento e habilidade.

Como fazer day trade? 4 dicas iniciais para ter bons resultados

Se você tem interesse em se tornar um day trader, mas ainda não sabe por onde começar, preste atenção, pois a seguir vou dar 4 dicas iniciais para você começar a operar.

Melhor máquina para Day Trade

Um computador para day trade não é uma coisa muito complexa em termos de hardware, pois as plataformas não exigem muito da máquina.

Apenas se certifique de que a sua conexão é estável, com pelo menos 30Mbps, e preferivelmente cabeada (evite WiFi).

Notebooks são um bom custo benefício, pois além de portáteis, possuem bateria própria e normalmente saída para uma tela extra, o que ajuda bastante.

Contudo, se você precisa de mais de duas telas, é melhor pensar num desktop, pois há mais opções de placas de vídeo para múltiplas telas.

Mas e os smartphones, será que eles não são suficientes?

Computador ou smartphone, qual a melhor opção?
Computador ou smartphone, qual a melhor opção?

Apesar de práticos, os smartphones não são a ferramenta ideal para day trade, pois a tela pequena limita bastante a quantidade de informação que o operador pode necessitar, além dos aplicativos possuírem recursos mais restritos.

De modo geral, recomendo ter um aplicativo no celular para uso emergencial, como backup, quando a sua máquina falhar, acabar a luz ou houver algum problema com a internet.

Melhor plataforma para Trading

A escolha da plataforma está diretamente relacionada com as técnicas que o trader vai utilizar, mas há opção para todo tipo de perfil operacional, mesmo considerando somente a modalidade intra diária.

Mas que parâmetros podem guiar a sua escolha?

Se você opera por análise gráfica, a maioria das plataformas irá te atender.

Contudo, se você toma decisões por tape reading, é melhor buscar por versões mais completas, pois uma plataforma com ferramentas de fluxo também terá boas ferramentas gráficas, mas o inverso não acontece.

Como eu opero por fluxo e análise gráfica, uso a plataforma de alta performance Profitchart Pro, da Nelogica, que você pode contratar praticamente através de qualquer instituição.

Mas será que esta é a melhor plataforma para todos?

Plataformas são como carros, ou seja, existem muitos modelos e a escolha depende da finalidade, gosto e bolso de quem vai usar.

Então, da mesma forma que um carro esportivo de dois lugares não atende uma família com três filhos, uma plataforma unicamente gráfica não atende um trader de fluxo.

Além disso, ainda existem as plataformas voltadas para o universo quantitativo, estatístico, com execuções automatizadas e até operações “casadas” (que envolve execução simultânea em dois ou mais ativos), por isso, primeiramente, pense na sua necessidade para depois procurar a plataforma que lhe atende.

Melhor Corretora para Day Trade

Hoje existem diversas corretoras preparadas para receber day traders e os diferenciais não costumam variar muito de uma para a outra.

Mas para facilitar, vou falar de 3 pontos que podem ajudar na sua escolha da sua corretora:

  • Custo - hoje em dia os custos são bem parecidos entre as instituições. Aliás, sinceramente, este nem deveria ser um dos critérios mais importantes, pois um pronto atendimento, por exemplo, pode de fato gerar muito mais economia para o trader, especialmente nos (não raros) momentos em que ele precisar de ajuda da instituição.
  • Atendimento - sendo direto, via de regra, as instituições possuem uma área de suporte congestionada em que o trader é atendido por um profissional inexperiente, mal remunerado e em começo de carreira. Por isso, recomendo procurar ser atendido por um assessor de investimentos, que possui mais autonomia e costuma ser mais acessível. O custo operacional pode subir alguns centavos por operação, mas na minha opinião, vale a pena!
  • Produtos e serviços - como o atendimento para day trade é quase padrão entre as instituições, é bom prestar atenção nos outros produtos e serviços disponíveis, afinal, todo investidor (inclusive day traders) precisa diversificar seu portfólio. Por isso, não recomendo nenhuma instituição com perfil específico para traders, pois além de não oferecer grandes diferenciais para o nicho, elas têm poucos produtos para diversificação.

Para não ser parcial, vou deixar aqui novamente este link onde você consegue consultar todas as corretoras devidamente cadastradas na B3 (nossa bolsa de valores).

Então, se você encontrou uma instituição, mas ela não consta nesta lista, não arrisque seu dinheiro nela, ok?

Para fechar a questão, traders costumam investir através de corretoras de valores e não bancos comerciais, pois além da maior gama de produtos (lembre-se, bancos costumam oferecer apenas produtos próprios) os custos são menores e o atendimento mais especializado.

Mentores para traders

Como criaturas gregárias, ou seja, feitas para viver em bando, temos uma habilidade incrível para aprendermos uns com os outros.

Contudo, se você pensa que seu sucesso virá apenas da convivência com um bom trader, está enganado (a).

Isso porque o sucesso no trading não se trata apenas de um amontoado de conhecimentos e habilidades técnicas - é preciso levar em consideração suas características pessoais, afinal o talento não se copia, se desenvolve.

Jamais haverá mais de um Cristiano Ronaldo e por mais que seus colegas convivam com ele ou tentem imitá-lo, nunca haverá outro jogador que atue exatamente da mesma forma. Com o trading é a mesma coisa.

Será que um único mentor é a chave dos seus problemas?
Será que um único mentor é a chave dos seus problemas?

Se você está pensando em escolher um mestre a dedo, eu deixo a seguinte reflexão: por que não ter mais de um mentor?

Se cada um de nós somos únicos, fruto da nossa experiência pessoal combinada com outras fontes de inspiração, que tal diversificar nossas referências?

Ao buscar mentores, esqueça aquele ideal de mestre e discípulo com uma convivência diária, presencial e conexão única.

Hoje, as maiores (e melhores) referências em todas as áreas disponibilizam orientações de forma coletiva.

Por isso, procure se inspirar e consumir treinamentos e livros de mestres diferentes, pois tenho certeza que cada um terá uma contribuição única para você.

Como é a rotina de um day trader?

A rotina de um trader é algo extremamente individual, longe de ser algo padronizado. Entretanto, existem algumas práticas comuns a todos os traders de sucesso. Vamos comentar um pouco sobre algumas delas:

Notícias e cenário macro no Brasil e no mundo (antes do mercado abrir)

Todo trader deve estar atualizado do que está acontecendo na economia brasileira e mundial, principalmente antes do mercado abrir.

Isso acontece pois qualquer notícia pode abalar as estruturas e expectativas do mercado. Te explico como:

Não é novidade para ninguém que o Brasil é uma verdadeira montanha russa de emoções, não é mesmo?

Quase todo dia acontece algo na política e na economia, e o mercado tende a reagir.

Se em determinado dia, antes do mercado abrir, é anunciada a prisão de um figurão da política, ou é feita uma denúncia de corrupção, a incerteza pode assombrar a Bolsa de Valores.

Os investidores, nesse caso, podem ficar receosos quanto à performance da economia brasileira, e podem vender seus ativos, ou deixar de investir aqui.

Um trader desinformado estará no meio de um vendaval, e não terá a menor capacidade de acompanhar o mercado.

Por isso é essencial que ele acompanhe todo o cenário macroeconômico antes da abertura dos mercados, e que isso se torne parte de sua rotina.

Estudo gráfico de suportes e resistências

Antes mesmo do mercado abrir, é importantíssimo que o trader saiba onde estão os pontos potenciais de suporte e resistência, que normalmente são identificados através de estudos gráficos.

Isso é essencial para que assim que for começar a operar, ele já saiba quais são os pontos em que deve prestar mais atenção. Pode poupar um tempo precioso, e garantir a eficácia de uma operação.

Execução de operações

Esse é o momento mais esperado para todo trader: a hora de largar a teoria, e ir direto à prática.

Na hora em que for operar, é necessário 100% de concentração. A hora de estudar a teoria já passou, e agora é a hora de mergulhar de cabeça e aplicar tudo que aprendeu.

Recomendo que você evite ao máximo pausar suas operações para rever a teoria. Te aconselho a fazer isso mais tarde, depois que o mercado já fechou.

Estudo sobre a própria performance

O estudo sobre a sua própria performance deve fazer parte da rotina de todo trader.

Isso é completamente diferente de estudar o mercado, que também é importantíssimo.

Rever sua performance, ou seja, estudar a si mesmo, fará com que você seja capaz de identificar seus erros, deficiências e acertos.

E te garanto, você jamais será bem sucedido se não buscar melhorar seus pontos fracos.

Após todo dia de operação, sente-se em sua cadeira, fique bem confortável, e reveja tudo que você fez. Cada erro, cada acerto e cada dúvida que você teve.

Uma sugestão é anotar tudo isso em um caderno, para que você possa rever seus erros no futuro. Isso além de mostrar seu progresso, irá te ajudar a fixar o que você precisa aprender.

Estudo sobre novas estratégias e mercados

Se você leva a sério sua profissão, nunca deve parar de estudar.

Isso vale para traders, economistas, médicos, engenheiros, físicos e todos os verdadeiros profissionais.

Nunca fique desatualizado. Reserve um horário para seguir ampliando seu repertório técnicos, para sempre ter uma “carta na manga” em todas as operações.

Isso te trará não apenas mais tranquilidade, mas também aumentará suas chances de obter resultados consistentes.

Como escolher a melhor plataforma para day trade?

Não existe a melhor plataforma para day trade.

Existem diversas plataformas, e cada uma atende a uma necessidade diferente. Te explico melhor como isso funciona:

Dessas plataformas, existem aquelas que são próprias para atender operadores que se utilizam de tape reading, ou operações estruturadas, ou operações de alta frequência, e assim por diante…

Por outro lado, existem plataformas mais simples, que possuem boas ferramentas gráficas e atendem o day trader tranquilamente.

Recomendo que você pesquise sobre as mais utilizadas do mercado, e encontre a que se encaixe melhor com suas necessidades!

Entendendo os principais termos do day trade

Existem inúmeros termos técnicos no mercado capazes de confundir qualquer iniciante, mas para facilitar a sua vida, que tal falarmos das expressões mais comuns?

Stop loss e stop gain

O Stop Loss é basicamente um valor máximo de prejuízo que você aceita na sua operação.

Existem diversas formas para definir esse valor e uma das mais fáceis é o stop fixo, que você pode aprender nesta aula.

Já o Stop Gain (alguns também chamam de Take Profit) é o ganho almejado na sua operação, que pode ser definido de diversas formas.

Na maioria das vezes os padrões de análise gráfica são a forma mais simples para se definir tanto o Stop Loss, como o Stop Gain, então, recomendo aprender mais sobre o assunto.

Alavancagem

Como já mencionei anteriormente a alavancagem é o aumento do poder de negociação do trader.

Cuidado: alavancas também aumentam a sua responsabilidade
Cuidado: alavancas também aumentam a sua responsabilidade

Por exemplo, a margem exigida para se operar mini dólar futuro gira em torno de R$25, mas o contrato vale US$10 mil.

Então, isso significa que o trader opera com uma alavancagem de algumas centenas de vezes, ou seja, ele tem seu poder de negociação ampliado em centenas de vezes.

Mas, cuidado, pois tanto seu lucro como seu prejuízo são alavancados nesse mecanismo e é com excesso de alavancagem que muitos day traders quebram precocemente.

Margem de garantia

É o dinheiro que a corretora ou banco exigem que você tenha em conta para garantir a abertura de uma posição.

Importante: embora a margem para day trade seja pequena, é importante que o trader tenha um saldo financeiro a mais para garantir sua posição intacta, sem intervenção do sistema de risco da instituição por falta de margem suficiente em conta.

Zerar a posição

Significa encerrar uma posição aberta. Por exemplo, se você comprou um ativo, para zerar a operação, é preciso vendê-lo, e se você vendeu um ativo, para zerar, é preciso comprá-lo.

Seguindo esse raciocínio, quando um trader diz que está “zerado” (ou está flat), significa que não possui nenhuma operação aberta no mercado.

Estar comprado/long ou vendido/short

“Estar comprado/long” se refere à situação em que você compra um ativo e está com essa posição aberta, ou seja, ainda não o vendeu

A lógica continua a mesma com a expressão estar vendido/short, porém este termo é empregado quando você vende um ativo, mas ainda não o comprou.

O primeiro é utilizado quando o trader acredita que o ativo irá se valorizar, e o compra a um preço menor, esperando sua valorização para vendê-lo.

Por sua vez, o segundo termo é utilizado quando o trader acredita que o papel irá se desvalorizar, e o vende enquanto seu preço ainda está alto.

Tomar, bater, agredir, defender (Tape Reading)

Esses termos são uma herança direta do pregão viva voz, em que significam:

  • Tomar: comprar a mercado
  • Bater: vender a mercado
  • Agredir: agir a mercado (na compra ou na venda)
  • Defender: posicionar uma ordem (de compra ou venda) no book de ofertas

Virar ou dobrar a mão

Virar a mão significa inverter uma posição. Explico melhor como isso funciona:

Imagine-se comprado em 10 contratos, e você decide vender 20 contratos. Nessa situação, sua posição passa a ser vendida em 10 contratos. Ou seja, sua mão foi virada.

Dobrar a mão, por sua vez, significa dobrar a sua posição, seja ela qual for.

Girar muito, overtrading

Nesse contexto, consideramos “girar” um sinônimo de operar, portanto girar muito - ato também conhecido como overtrading, significa operar excessivamente, muitas vezes de forma prejudicial.

É muito importante que tenhamos um controle do quanto operamos, para que não corramos o risco de ultrapassar nossos limites, sejam eles técnicos ou emocionais.

11 maiores mitos (ou verdades) das operações day trade

Com tanta desinformação disponível na internet não é difícil aprender as coisas de forma errada, por isso, abaixo vou citar 11 pontos em relação ao day trade que costumam ser entendidos de forma distorcida.

Você vai multiplicar seu capital em pouco tempo

É verdade que o day trade, através da alavancagem, permite ganhos muito expressivos em questão de minutos (ou até segundos), contudo, há possibilidade de perdas igualmente expressivas e só uma coisa pode canalizar suas operações rumo aos resultados positivos: conhecimento.

Acontece que, para se desenvolver conhecimento prático e teórico no day trade é necessário algum tempo - meses, para ser mais preciso.

Além disso, a dificuldade em multiplicar seu capital aumenta na mesma proporção em que ele cresce, pois o mercado possui liquidez limitada.

Então, tenha em mente que seu aumento de capital através do day trade é possível, pode ocorrer numa boa velocidade, especialmente se comparado a outros tipos de investimentos, mas não é nada mirabolante como muitos fazem parecer.

Não dá para ficar rico com Day Trade

O conceito de riqueza é bem relativo e varia muito de uma pessoa para outra, mas indo diretamente ao ponto: você já viu algum day trader bilionário?

Eu sei que alguns bilionários do mercado fazem ou já fizeram operações intra diárias, mas suas riquezas não foram erguidas em cima disso.

Para entender essa questão é preciso saber que não há liquidez suficiente para se crescer no day trade.

Um exemplo claro disso é que você consegue alocar R$10 milhões numa carteira de ações, mas não consegue colocar essa quantia numa única operação no intraday, e não importa o ativo, pois a alavancagem vai elevar o seu poder de negociação muito acima dos limites do mercado.

Isso explica porque caras como o Warren Buffett possuem posições de longo prazo, então, tenha em mente que é possível ganhar um bom dinheiro com day trade, mas há um limite em função da liquidez do mercado.

De quanto seria este limite? Ninguém sabe, aliás, ele varia em função da técnica, do ativo e principalmente das características pessoais de cada operador.

Ganhe com sinais e salas de Trade

Eu sei que parece tentadora a ideia de não precisar quebrar a cabeça em busca de boas operações, mas tecnicamente as salas e sinais de day trade são inviáveis.

E se você ainda não se convenceu disso, vamos refletir sobre algumas situações.

Até onde as salas e sinais de trade são viáveis?
Até onde as salas e sinais de trade são viáveis?

Imagine que um analista ou o sinal mandou comprar mini dólar num determinado ponto em que há 300 contratos disponíveis.

Agora, imagine que 100 pessoas, cada uma com 5 contratos, deseja entrar nessa operação. Será que todos vão conseguir entrar nesta oportunidade?

Depende.

Se a operação for a favor, apenas uma parte das pessoas, que totalizam 500 contratos, vai conseguir entrar e as restantes ficarão com suas ordens no book de ofertas.

Para que todos possam entrar é preciso que a operação se mova contra, pelo menos por um breve instante, para dar liquidez a todos.

Outro problema é que operações de day trade costumam ser muito rápidas e nem sempre é viável executar a operação em tempo hábil.

Então, resumindo, quando dá certo, apenas alguns surfam a oportunidade, mas quando dá errado, todos estão a bordo desse barco furado.

Para completar, em mais de 15 anos de mercado, até hoje não conheci nenhum day trader que se mantém no mercado seguindo a opinião de terceiros, então, aceite esse fardo: é preciso aprender a analisar e operar por conta própria.

O Day Trade é apenas para especialistas e profissionais

O fato das operações de curto prazo exigirem um bom nível de conhecimento teórico e habilidade prática nos leva a crer que o day trade é apenas para especialistas e profissionais. Isso é verdade.

Contudo, entenda que especialistas e profissionais já foram todos iniciantes e amadores um dia, além disso, eles não são apenas aqueles que atuam dentro das grandes instituições.

Assim como eu, existem muitos outros day traders que atuam de suas casas em tempo integral ou até mesmo parcial, se revezando com outra atividade profissional.

Portanto, se você quer ingressar nessa jornada, basta buscar se especializar e felizmente o conhecimento nunca esteve tão acessível como hoje.

Se quiser saber mais, recomendo essa aula sobre como é a evolução da carreira de um trader.

Os robôs vão dominar o Day Trade

Desde que comecei a fazer operações de curtíssimo prazo, há 15 anos, eu escuto as pessoas dizerem que os robôs traders vão dominar o mundo e transformar a forma como fazemos as coisas. Será?

Inteligência artificial: até onde isso é realidade ou ficção?
Inteligência artificial: até onde isso é realidade ou ficção?

Isso é verdade, mas não significa que tudo que conhecemos e fazemos hoje será um dia extinto pela tecnologia.

No caso do trading, enquanto houver sentimento humano, haverá divergência de opiniões e especulação e nenhum robô ou algoritmo pode lidar com isso de forma absoluta.

É claro que a tecnologia pode mudar a forma como negociamos hoje, mas o papel de um trader é e sempre será o de se adaptar às adversidades, pois no mercado nada permanece para sempre do jeito que está.

Mesas proprietárias podem ser uma cilada

Há 20 anos as "props" ofereciam algo que nenhum investidor de varejo tinha condições de ter: conhecimento, tecnologia, custos baixos, dinheiro e alavancagem.

Por isso, essas instituições fizeram muito sucesso entre as décadas de 90 e 2000.

Contudo, nenhum desses atrativos são exclusividades das grandes instituições hoje em dia, por isso, conforme o mercado de investimentos para o varejo cresceu, as mesas proprietárias, como modelo de negócio, perderam tração no mundo inteiro… isto é, com exceção do Brasil.

Aqui essas mesas surgiram como uma novidade em anos recentes e até o momento não foram reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM, o órgão regulador do nosso mercado), e duvido muito que sejam reguladas um dia, pois se trata de um negócio sem nexo. Quer entender um pouco mais?

As mesas proprietárias propõem treinar leigos e oferecer seu dinheiro para eles operarem com a promessa de dividirem os lucros.

É lindo na teoria, mas hoje não existe nenhuma razão para uma empresa treinar um funcionário numa atividade extremamente complexa e sem nenhuma perspectiva de retorno futuro.

O fato é que assim que o trader aprendiz domina o ofício, ele segue seu caminho em carreira solo, pois ele não vai querer dividir seus lucros e não existe nenhuma vantagem exclusiva que uma mesa possa oferecer para manter talentos debaixo de sua estrutura.

Faz sentido?

Portanto, as propostas das props são basicamente artifícios para atrair interessados e vender serviços educacionais, que podem ser bons ou não, mas é fato que como modelo de negócio, elas já não fazem mais sentido como fizeram um dia.

Day Trade não dá dinheiro

Em uma pesquisa feita pelos economistas Bruno Giovannetti e Fernando Chague, em meados de 2020, foi apresentada uma série de estatísticas preocupantes, de que poucas pessoas obtêm resultados no day trade.

Mas será que isso é verdade?

Independentemente dos questionamentos que possam ser levantados em relação ao estudo, o day trade, assim como qualquer outra atividade de performance, sempre teve uma baixa estatística de sucesso. Isso parece alarmante?

Ganhos no Day Trade: realidade ou ilusão?
Ganhos no Day Trade: realidade ou ilusão?

Antes de seguirmos, aqui vão exemplos de alguns tópicos mais familiares que apresentam taxa de sucesso inferior a 1%: vestibular para medicina na FUVEST, concursos concorridos (polícia federal, petrobrás e Ministério Público), cargos de diretoria em multinacionais.

Isso deixa claro que o sucesso nessas funções não é fruto do acaso, mas sim de um processo que envolveu muito comprometimento e dedicação e é justamente isso que diferencia os top traders dos demais.

Portanto, sim, é possível ganhar dinheiro com day trade, mas isso não significa que seja fácil. Na verdade, é necessário muito preparo (e tempo) para chegar lá.

Day Traders não operam para terceiros

Já passou pela sua cabeça deixar um day trader operar seu dinheiro e em troca remunerá-lo em percentual pela sua performance?

A ideia parece brilhante, mas não funciona na prática.

O principal ponto é que, devido à alavancagem, as operações intra diárias não requerem muita margem financeira, então, um bom trader não precisa recorrer a capital de terceiros para exercer a sua atividade e obter lucros satisfatórios.

Em outras palavras, quem faz operações no intraday e precisa recorrer ao dinheiro de outras pessoas provavelmente não performa bem, pois se gerasse bons resultados, jamais teria que captar dinheiro de terceiros.

Aliás, um capital muito alto dificultaria o seu trabalho devido a limitações de liquidez, naturais do mercado.

Por isso, os gestores que investem para terceiros e recebem taxa de performance não atuam com frequência nas operações de curto prazo dentro do dia, mas sim a longo prazo.

Enriqueça com Day Trade em Opções Binárias

As opções binárias vêm ganhando muita popularidade no mundo inteiro devido a seu apelo lúdico e promessas de ganhos fáceis, partindo de pouco capital.

Parece mágico, mas se trata de um negócio totalmente obscuro e que já foi alertado como fraude pelo FBI em 2017.

No Brasil as empresas de Opções Binárias atuam ilegalmente, conforme declaração do nosso órgão regulador, a CVM. Muitas dessas empresas atuam como cassinos em que, para elas ganharem, o cliente precisa perder.

O apelo lúdico das Opções Binárias lembra muito a lógica dos cassinos.
O apelo lúdico das Opções Binárias lembra muito a lógica dos cassinos.

Contudo, diferentemente de muitos cassinos, nem sempre os negócios com binárias são auditados, ou seja, as empresas podem manipular os resultados sem a necessidade de responder legalmente por isso.

Mas como elas atraem o seu público?

Os esquemas com as opções binárias consistem em propagandas apelativas nas redes sociais, com a promessa de ganhos fáceis, e uma extensa rede de influenciadores que recebem comissão por cada participante que atraem.

Assim, é bastante comum encontrar nas redes sociais jovens de origem humilde que transformaram suas vidas em pouco tempo através das operações em opções binárias.

Os perfis são caracterizados por muita ostentação e algumas formas de captar participantes, como grupos fechados, salas de sinais e cursos acessíveis.

Claro que eu poderia seguir apresentando uma série de evidências sobre o assunto, mas para poupar o seu tempo, fica o recado: quando ouvir falar em opções binárias, foge que é cilada.

Não existe Setup perfeito

Quando falamos de renda variável, é importante entender que, para todo retorno financeiro há um risco de mesma proporção envolvido.

Portanto, não existe nenhum setup para day trade perfeito. Sempre há risco!

Se você encontrou uma tática aparentemente perfeita, cuidado, pois o mais provável é que você ainda não enxergou o ponto falho dela.

Mas você não precisa acreditar em minhas palavras.

Há algumas décadas atrás o prêmio Nobel de economia, Harry Max Markowitz, apresentou um modelo de cálculo de risco aplicado a ações, opções, renda fixa ou qualquer outro ativo, em que ficou claro que não há retorno livre de risco na renda variável.

Portanto, entenda que a possibilidade de perdas faz parte desse jogo.

Day Traders de sucesso não dão aula

Como crescimento do day trade no Brasil surgiu um promissor mercado educacional direcionado a esse nicho e onde há oportunidades, também há oportunistas.

Por isso, é fato que existem pessoas que não fazem day trade, mas ganham dinheiro dando aula sobre o assunto.

Contudo, é plausível afirmar que bons traders possam dar aulas e há diversas motivações para isso, que vão desde ganhos financeiros a realizações pessoais.

Mas para ficar claro, vamos resgatar exemplos de outras áreas.

O mundo dos esportes possui uma série de expoentes, como o técnico de vôlei, Bernardinho, que dão palestras e aulas.

Na medicina, cirurgiões e especialistas famosos, como Ivo Pitanguy, fazem o mesmo

No mundo dos negócios, Jorge Paulo Lemann é apenas um dentre muitos exemplos de bons profissionais que ministram aulas.

O ato de lecionar vai muito além da questão de vender conhecimento.
O ato de lecionar vai muito além da questão de vender conhecimento.

Portanto, entenda que existem tanto bons traders como pessoas que sequer operam dando aula sobre o assunto e se quiser entender a questão com mais profundidade, recomendo assistir a aula Se você é um trader de sucesso, por que precisa dar aula?

Tenho certeza que isso lhe trará um grande esclarecimento sobre a questão.

Melhores ativos para day trade de 2021

Se você está começando a pesquisar sobre operações de curto prazo, com certeza uma das primeiras dúvidas que surgem é: qual o melhor ativo para day trade?

Indo direto ao ponto, é bastante comum as pessoas começarem pelos mini contratos futuros de Índice Bovespa e Dólar (mini índice e mini dólar), pois eles oferecem boa liquidez, exigem baixas margens financeiras, possuem custos operacionais baixos e abundante material a respeito.

Outras alternativas: envolvem os pares de moedas (Forex), ativos internacionais e criptomoedas, contudo, ainda não há regulação nesses nichos.

Mas será que existem outras alternativas na nossa bolsa, B3?

Você pode fazer day trade em ações ou opções

Neste caso, procure os ativos com boa volatilidade (oscilações intra diárias) e liquidez, ou seja, disponibilidade de negociação.

Além disso, fique atento aos custos operacionais, pois estes variam de acordo com o volume financeiro movimentado.

Para finalizar, evite fazer day trade nos seguintes ativos:

  • commodities agrícolas
  • opções muito dentro ou fora do dinheiro
  • quaisquer ações ou outros ativos que possuam baixa liquidez

De modo geral, procure entender sobre o que você vai operar antes de começar a executar suas operações de fato.

Se você seguir essa regra simples, vai se manter a salvo de muita cilada. Isso vale para qualquer ano, não apenas 2021.

Como funciona a tributação do day trade

A tributação do day trade possui algumas peculiaridades que a diferenciam da tributação de ações e outros ativos.

Diferentemente destes, essa modalidade não possui qualquer isenção, e o trader deve pagar, ao fim de cada mês, 20% de seus lucros à Receita Federal, o que chamamos de “pagar a DARF”.

Entretanto, como citei alguns tópicos acima, essas regras de tributação estão para mudar.

Existe uma grande probabilidade da tributação de Day Trade ser reduzida de 20% para 15%.

Por isso, fique ligado nas notícias sobre o mercado financeiro, elas afetam diretamente o seu bolso.

No que se refere ao Imposto de Renda, o investidor deverá inserir, na declaração anual, seus resultados mensais de ganhos, seus impostos pagos e também os meses em que teve prejuízo.

Nesse artigo explico melhor sobre o Imposto de Renda para Day Trade.

Como se tornar um trader de sucesso?

O primeiro passo para se tornar um trader de sucesso é definir o que é sucesso para você.

Enquanto para uns esse conceito se refere a grandes retornos financeiros, para outros pode significar reconhecimento na área, ou talvez simplesmente conseguir que esta atividade lhe dê uma renda extra.

Com isso definido, partimos para o próximo passo:

Independentemente do patamar que você busca atingir, a busca incessante pelo aprendizado é obrigatória.

Você jamais será um trader de sucesso se desistir após as primeiras perdas. Como já disse, esse mercado é um tanque de tubarões, e só sobrevive aquele que tiver força e perseverança.

A boa notícia é que o trading abre espaços para diversos perfis. Seja você um day trader, um swing trader, ou broker ou qualquer outro, existe a possibilidade de você obter sucesso.

Estar acompanhado dos melhores é outro ponto primordial. Já imaginou ter ao seu lado os melhores traders do país, te ensinando e passando suas experiências pessoais a você?

É esse tipo de acompanhamento que queremos que você tenha, aqui no Portal do Trader.

Nossos professores escrevem artigos semanalmente para vocês, produzem cursos do absoluto zero até o avançado, e te mostram suas operações na Sala AO VIVO.

Ninguém do mercado te dará isso. Não com esta qualidade.

Queremos realmente pegar na sua mão, te mostrar o que você deve e o que não deve fazer.

Mas no final das contas, a decisão é sua.

Estar junto dos melhores te coloca um passo à frente de seus concorrentes, e diminui drasticamente suas chances de cometer os mesmos erros que todos cometem em suas jornadas.

Isso sim pode te ajudar a ser um trader de sucesso.

[BÔNUS] Cursos e Livros para se aprofundar no day trade

Como já disse algumas vezes durante o texto, é importantíssimo que você, caso queira se tornar um trader de sucesso, nunca pare de buscar conhecimento.

Seu estudo pode ser feito de várias fontes, como cursos, livros, palestras, imersões, e afins.

Recomendo que você acompanhe diariamente o Portal do Trader, tanto nossa Sala AO VIVO, com operações diárias e notícias do mercado, quanto nossos cursos, disponíveis na ÁREA APRENDA, em que você aprenderá com os maiores profissionais do mercado!

Entretanto, para algumas modalidades como tape reading, por exemplo, livros não são indicados, pelo fato de se tratar de uma atividade muito dinâmica.

Conclusão: Day trade vale a pena?

Diante de tudo que foi apresentado até aqui, posso falar com convicção que o day trade vale muito a pena, isto é, desde que trader possua os recursos necessários para executar essa atividade: tempo, dinheiro e principalmente conhecimento.

Portanto, se você deseja trilhar uma jornada neste universo, esteja ciente de que isso vai exigir bastante comprometimento da sua parte, além de muita paciência, disciplina, resiliência e perseverança.

O caminho é árduo, mas a recompensa vale a pena e se você precisar de uma ajuda, no Plano TNT você encontra tudo que precisa para se desenvolver nessa atividade, além de muitas outras modalidades de operação.

É isso aí, bons estudos, bons trades e a gente se encontra no mercado!

Cadastre-se grátis para ter acesso a este e outros conteúdos do Portal do Trader!



https://portaldotrader.com.br/viver-de-mercado-financeiro-2021?lastAction=banner-viver-de-mercado-financeiro-2021

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.