O que você quer aprender?

Ir

Abertura do Mercado de Ações: confira os períodos de negociação

A abertura do mercado de ações é um dos momentos com maior liquidez e volatilidade de todo o dia. Entenda, com este post, quando e por qual motivo isso ocorre, quais são os períodos de negociação e quais são os melhores momentos para você operar!

Ações Set 09, 2021

Que horas ocorre a abertura do Mercado de Ações?

A abertura do mercado de ações do Brasil ocorre sempre às 10h da manhã, e seu fechamento às 17h. Com o horário de verão nos EUA, tais horários podem ser modificados, se estendendo até 18h.

Para quem não está acostumado com o mercado, esse dado pode parecer algo trivial, sem muita importância.

Entretanto, para certos tipos de investidores, como traders, principalmente, saber o horário de abertura e fechamento do mercado pode ser decisivo para seu desempenho.

Esses profissionais - sejam eles day traders, scalpers, swing traders, ou afins- dependem de diversos fatores do mercado, tais como liquidez, volatilidade, volume de negociação, preços e etc para formularem suas estratégias, tornando assim este conhecimento algo essencial.

Abertura do mercado de ações - Dependendo do seu objetivo, o horário de suas operações pode ser relevante
Abertura do mercado de ações - Dependendo do seu objetivo, o horário de suas operações pode ser relevante

Tais fatores variam ao longo do dia, pois cada período de negociação possui suas peculiaridades.

Mais à frente iremos entender cada um desses períodos, como eles funcionam, que horas ocorrem e como se portar diante deles.

É importante saber também que horas ocorre a abertura do mercado de ações estrangeiros, principalmente se você pensa em operar em outros mercados.

Veja nessa lista os principais mercados e seus respectivos horários (ajustados ao Horário de Brasília):

Com essas informações, você conseguirá planejar suas operações de maneira mais eficiente e segura.

Nesse próximo tópico, vamos discutir os motivos pelos quais é importante que você saiba qual horário está operando, pois o comportamento do mercado varia de acordo com o período de negociação. Fique comigo!

Quer começar a investir em ações mas não sabe como? Acesse já nosso curso gratuito de investimento em ações e aprenda com os maiores nomes do mercado!

Qual a relação entre o horário e o comportamento do mercado de ações?

O comportamento do mercado varia muito ao longo do dia, e, em períodos específicos, costuma seguir um padrão.

Na abertura do mercado de ações, por exemplo, a liquidez e volatilidade costumam ser maiores, e por isso tendem a ser um dos horários mais propícios para os traders.

No período da tarde, por sua vez, esses indicadores tendem a ser menos expressivos do que de manhã, mas isso de maneira alguma torna este horário uma má escolha para operar.

É tudo muito relativo. Depende completamente do seu perfil de investidor, da sua estratégia, da sua habilidade como investidor, o tipo de ativo que vai operar, e muito mais.

Mas se formos olhar de maneira geral, o mercado se comporta dessa maneira: de manhã, chega com mais força, principalmente por conta do acúmulo de informação que ocorreu na madrugada, assim impactando a abertura.

À tarde, por outro lado, o mercado se acalma mais. As movimentações diminuem, mas longe de tornar uma operação inviável.

Abertura do mercado de ações - As notícias da economia podem rapidamente mudar o humor do mercado, e isso será refletido nas suas negociações
Abertura do mercado de ações - As notícias da economia podem rapidamente mudar o humor do mercado, e isso será refletido nas suas negociações

Além disso, a agenda de indicadores e eventos do mercado podem sinalizar quais serão os momentos com maior volatilidade do dia, então fique sempre de olho! Nós disponibilizamos um calendário com esses eventos na Sala AO VIVO do Portal!

Agora, para entender o porquê do mercado se comportar de maneiras diferentes ao longo do dia, devemos entender como ele costuma se movimentar.

Não é surpresa pra ninguém que a Bolsa de Valores costuma reagir às notícias do Brasil e do mundo.

Quantas vezes não ouvimos uma manchete no jornal dizendo:

“Após (qualquer evento político relevante), a Bolsa amanhece em alta/baixa”.

E vamos ser sinceros, o Brasil não é um dos países mais monótonos do mundo, certo?

A cada evento político importante que acontece (seja ele bom ou ruim), os investidores tendem a reagir.

Considerando que o mercado fecha às 17h, qualquer coisa que aconteça em um dia entre as 17h e as 10h do dia seguinte, pode afetar o humor do mercado.

Se você é um grande player, e percebe uma instabilidade política no Brasil, pode optar por tirar uma grande parte do seu dinheiro investido aqui! Nesse caso, com certeza você terá pressa, e fará com que essa ordem seja executada logo no início do pregão, por segurança.

Esse comportamento costuma se repetir diariamente - claro que em circunstâncias muito menos extremas. Por conta disso, a manhã costuma ter grandes índices de movimentações e liquidez.

Agora, vamos entender melhor cada período de negociação da Bolsa brasileira, seus horários e o que costuma acontecer em cada um deles.

Períodos de negociação em dias úteis

Nos dias úteis de funcionamento do mercado, existem alguns períodos que são de extrema importância para todo investidor, desde um holder de longo prazo até um scalper.

Digo isso pois, entendendo o funcionamento do mercado, ficará muito mais fácil para você traçar sua estratégia e seu plano de ação.

Vamos agora entender mais sobre os 5 tipos de negociação da Bolsa de Valores:

Cancelamento de Ordens

O período de cancelamento de ordens no mercado à vista de ações brasileiro ocorre entre as 9:30h e 9:45h, ou seja, é anterior à abertura do mercado de ações.

Nesta etapa, como diz seu próprio nome, os investidores são autorizados a cancelar as ofertas realizadas no pregão do dia anterior e que não foram executadas, sejam elas de compra ou venda.

É uma chance que a B3 dá aos investidores de cancelar as operações realizadas no dia anterior, caso queiram, e evitar arrependimentos.

Leilão de pré-abertura

O leilão de pré-abertura do mercado de ações à vista, por sua vez, ocorre das 9:45h às 10h, encerrando-se na abertura oficial do mercado.

Nesse período, ocorre todo o movimento inicial do mercado. Os investidores já podem começar a fazer suas respectivas ofertas - de compra ou de venda -, que, por sua vez, serão executadas apenas após a abertura do mercado de ações.

Call de fechamento

A call de fechamento ocorre de maneira muito similar ao leilão de pré-abertura.

Iniciado às 16:55h e finalizado na maioria das vezes às 17h, esse período serve para determinar quais serão os preços de fechamento dos ativos que compõem o Índice Ibovespa.

Esses preços servirão como preço de fechamento dos papéis, e também auxiliam na transparência na determinação dos próximos preços dos ativos.

Cancelamento de Ordens After market

O período de cancelamento de ordens after market funciona exatamente como o período antes do leilão de pré-abertura, porém dessa vez ocorrendo entre 17:25h e 17:30h.

Nesses 5 minutos finais, os investidores podem cancelar suas ofertas não concluídas durante o pregão.

After Market

O After Market em si é dividido entre o período de cancelamento de ordens, explicado anteriormente, e o período final de negociação, após o fechamento oficial do mercado.

No total, o After Market ocorre entre 17:25h e 18h, sendo os primeiros 5 minutos para o tópico anterior.

No período de negociação, que ocorre nos 30 minutos restantes, os investidores têm mais uma chance de negociar seus ativos, caso eles façam parte do Ibovespa.

Outro detalhe é que as ações não podem variar mais do que 2% em relação ao preço de fechamento oficial, e também existe o limite de R$900 mil reais por investidor.

Mesmo com essas restrições, continua sendo uma ótima oportunidade para quem precisa de um tempinho a mais para se desfazer de seus ativos ou adquirir novos!

Qual a melhor hora para operar de acordo com a abertura do Mercado de Ações

Primeiramente, tenho que te alertar sobre algo.

Não existe “o melhor horário” para operar.

Aqui no Portal do Trader nós ressaltamos constantemente que trading é uma atividade de performance, e que não existe um “atalho”, nem um “hackzinho”.

Existem alguns horários em que você normalmente encontrará um maior volume e uma maior volatilidade, com a manhã, por exemplo.

Apesar de ser um bom horário para muitos, isso não se encaixa para todos. E te explico o por quê.

Por conta da grande movimentação que ocorre nesse período, muitos day traders podem se beneficiar, pois podem ganhar de inúmeras formas, utilizando diversas estratégias.

Entretanto, se você busca operar tendências intraday, por exemplo, esse não costuma ser um bom horário, já que o mercado literalmente acabou de abrir, e um bom estudo de tendências pode precisar de mais tempo.

Por isso, você não deve usar isso como regra, e operar apenas em determinado horário.

O período da tarde, como já foi comentado, não possui os mesmos indicadores da manhã, mas isso não o torna inegociável, de maneira alguma.

O melhor horário para você operar é aquele em que você está concentrado, disponível, com toda a teoria na cabeça, estratégias bem definidas e psicológico afiado.

E para ter esse preparo, você precisa estar acompanhado dos melhores.

Aqui no Portal do Trader, estamos te dando essa oportunidade.

Estamos te dando a chance de aprender sobre day trade, price action, análise técnica e muito mais gratuitamente, na nossa ÁREA APRENDA, com diversos cursos completos e gratuitos pra você!

É preciso sempre operar no mesmo horário?

Definitivamente não. E isso é um dos grandes pontos positivos que a liberdade do trading te concede.

Você consegue adaptar sua atividade à sua rotina, principalmente no começo, quando o trading provavelmente ainda é sua atividade secundária.

Mas conforme você for subindo os degraus rumo aos resultados consistentes, recomendo que você comece a criar uma rotina de operações.

Isso pode te ajudar, principalmente no longo prazo, a ter um desempenho melhor.

Uma das maiores dificuldades na hora de começar qualquer atividade nova é transformá-la em um hábito.

Começar a operar sempre no mesmo horário pode ser uma grande prática para que você transforme o trading em um hábito constante. Fazendo isso, ele vira parte da sua rotina diária.

Mas com certeza isso não é um pré-requisito obrigatório para que você alcance resultados no mercado financeiro.

Conclusão

Neste post, você já deu seus primeiros passos para encontrar os melhores horários para negociar.

Um dos pontos mais importantes de toda estratégia é conhecer seu “inimigo”. O mestre Sun Tzu, autor do livro “Arte da Guerra”, já dizia isso:

“Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes será vitorioso.”

Nesse caso, o mercado é o “inimigo”. Se você não conhece com quem está lidando, como quer vencê-lo?

O primeiro passo para esse entendimento é compreender como ele funciona.

Depois desse texto, você já sabe quais são os principais períodos do mercado, peculiaridades do período de abertura do mercado de ações, como cada um deles funciona e sua importância para a transparência do mercado.

Agora é a hora de dar o próximo passo e entender como realmente investir em ações.

E o Portal do Trader jamais te deixaria para trás.

É por isso que disponibilizamos  GRATUITAMENTE o nosso curso de investimento em ações, que tem o objetivo de fazer com que você, investidor iniciante, saia de lá sabendo na prática o melhor caminho  para conseguir ótimos resultados na Bolsa.

Você terá aulas com nossos próprios professores, com décadas de experiência no mercado de ações, que te ensinarão os conceitos mais importantes para você sair de lá fazendo seus primeiros investimentos.

Espero você no nosso curso, e torço para que tenha te ajudado com o conteúdo de hoje

Até a próxima!

Categorias

Augusto Andrea

Augusto Andrea é economista especializado em macroeconomia, ciclos e ativos de renda fixa.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Logo Plano TNT

QUAL SEU PLANO PARA OBTER CONSISTÊNCIA NO TRADING?

QUERO COMEÇAR O PLANO TNT

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.