O que você quer aprender?

Ir

Suitability: a importância de descobrir seu perfil de investidor

Neste post você irá entender o que é e qual a importância do Suitability, o seu perfil de investidor. Vamos discutir quais são os principais perfis, como descobrir o seu e como você pode montar sua carteira de investimentos de forma mais eficiente com esse conhecimento!

Trader Iniciante Jul 27, 2021

O que significa suitability?

Suitability não é nada mais, nada menos, do que o seu perfil de investidor.

Fazendo uma tradução literal, a palavra significa “adequação”, ou “aptidão”. E tal significado faz total sentido, tendo em vista que esse conceito cumpre a seguinte função: adequar os seus investimentos às suas circunstâncias, necessidades e habilidades.

Falando de maneira genérica, o seu perfil de investidor define a sua personalidade no mercado.

Você pode fazer parte da panelinha dos mais destemidos e dispostos ao risco, enquanto outros podem preferir por se alinhar aos que optam por opções mais seguras.

Mais pra frente vamos discutir todos os tipos de perfis, então fique tranquilo.

De certa forma, podemos dizer que o suitability é um dos seus maiores aliados dentro do mercado financeiro, principalmente no começo.

Ele te auxiliará a entender que tipos de ativos correspondem à sua personalidade e conhecimento sobre a Bolsa de Valores.

Para alcançar o sucesso no trading e em seus investimentos, é essencial que você entenda a fundo o seu perfil de investidor.

Para te provar isso, vou pegar emprestado uma frase de um dos maiores filósofos e escritores de todos os tempos: o espanhol José Ortega y Gasset.

Gasset, em uma de suas frases mais famosas, diz:

“Eu sou eu e minhas circunstâncias”.

Preste muita atenção nesta frase. Leia-a e releia-a o quanto for necessário.

O ensaísta espanhol Ortega y Gasset pode ser citado para entender que você entenda a necessidade de sempre levar em conta suas circunstâncias
O ensaísta espanhol Ortega y Gasset pode ser citado para entender que você entenda a necessidade de sempre levar em conta suas circunstâncias

Ao entender ela, você vai compreender algo importantíssimo para o seu sucesso em qualquer área da sua vida, mas principalmente no mercado financeiro: você deve andar lado a lado com suas circunstâncias.

Jamais ignorá-las. Esse é um erro básico, porém cometido por muitos que buscam aqueles “atalhos” aqui, e uns “hackzinhos” ali. Não queira ser essa pessoa.

Quando nos referimos às suas circunstâncias, no mundo dos investimentos, levamos em consideração sua situação financeira, seu nível de conhecimento e experiência de mercado, seus objetivos, seu temperamento, seu psicológico, e muito mais.

E é exatamente isso que seu suitability engloba. E é dessa maneira que ele irá te ajudar MUITO na sua caminhada rumo aos resultados consistentes.

Ele vai te dizer em quais ativos você pode investir, quanto de capital é recomendado que você aplique, por quanto tempo, em quais mercados, e muito mais. É uma ferramenta poderosíssima.

Não pare de aprender! Temos conteúdos exclusivos e importantíssimos na sua jornada como trader na ÁREA APRENDA! Acesse já!

Leia também:

Suitability: Qual a melhor forma de descobrir seu perfil de investidor?

Para descobrir seu perfil de investidor, as instituições financeiras e as corretoras de valores realizam os chamados testes de suitability.

Eles são, basicamente, formulários de perguntas e respostas em que você, como investidor, irá responder uma série de questionamentos relacionados à sua personalidade, sua experiência no mercado, seus objetivos, e muito mais.

Não é algo demorado, muito menos trabalhoso. Como dito anteriormente, é um processo importante e necessário para a sua caminhada como trader e investidor.

Pense nele como um teste da sua época de escola. Entretanto, para a nossa felicidade, não conta nota alguma, não pode te repetir de ano e muito menos te fará levar uma bronca em casa, e com certeza irá te ajudar.

O teste de suitability pode ser entendido como um teste de escola. Porém, cá entre nós, ele é muito mais divertido.
O teste de suitability pode ser entendido como um teste de escola. Porém, cá entre nós, ele é muito mais divertido.

O que é perguntado em um teste de suitability?

Em um teste de suitability, as instituições financeiras buscam entender ao máximo sua personalidade e o quão disposto a se expor ao risco você está.

Pensando nisso, algumas das perguntas constantemente encontradas neste tipo de formulário são:

  • Qual seu objetivo ao investir?
  • Por quanto tempo pretende aplicar?
  • Que tipos de investimentos você já fez?
  • Caso suas aplicações percam 15% do valor investido, o que você faria?
  • Qual sua experiência com o mercado financeiro?

Além disso, podem existir diversos outros questionamentos, mas todos girando em torno do mesmo objetivo: descobrir o seu perfil de investidor.

Suitability: quais os tipos de investidores?

Para saber o que é o perfil de investidor, deve-se entender a divisão que é feita entre eles.

Normalmente, as instituições e corretoras de valores dividem os tipos de investidores em três.

O Conservador, o Moderado e o Agressivo.

A partir do preenchimento do formulário, será feita uma avaliação geral das suas respostas, o que vai determinar em qual dessas três divisões você se encaixa.

Cada uma possui suas características específicas, e agora vamos ver, uma por uma, o que elas significam:

Conservador

O perfil suitability “Conservador” tende a ter uma grande aversão ao risco, ou seja, deve buscar investimentos mais seguros e menos voláteis.

Alguém desse perfil não deve, de maneira alguma, se aventurar operando dólar, mini-índice, ou ativos semelhantes, por exemplo.

Entretanto, lembre-se sempre de uma regra do mercado financeiro: espera-se que o risco seja proporcional ao retorno.

Portanto, ao optar por ativos com menor risco, provavelmente seu retorno também será menor, ao comparado com certos produtos financeiros de alta rentabilidade - que, consequentemente, carregam riscos maiores.

Nessa hora, pode surgir alguém pensando:

“Ah, por que eu investiria em algo que não vai me dar tanto retorno? Não vale a pena!”

E é nessa hora que essa pessoa acaba de definir que não terá sucesso no mundo dos investimentos.

Não respeitar seu perfil de investidor é um dos maiores erros que qualquer trader ou investidor pode cometer em sua carreira.

Mais abaixo vamos falar ainda mais sobre a importância do seu perfil de investidor, e você entenderá por que eu falo isso. Fique tranquilo.

Agora voltando à definição do perfil conservador.

Esse tipo de pessoa não está preparada financeiramente e nem psicologicamente para investir em produtos como ações.

A maioria dos produtos recomendados a este perfil são relacionados a renda fixa, fundos de investimentos de baixo risco, títulos públicos, entre outros.

Moderado

O perfil suitability “Moderado”, por sua vez, está um pouco mais disposto a se expor ao risco do mercado.

Entretanto, sempre buscando uma boa margem de segurança em suas aplicações, para não correr riscos muito grandes.

Normalmente, esse tipo de investidor pode se adaptar muito bem a uma carteira montada por: ações, fundos imobiliários, renda fixa e títulos públicos.

Por conta da necessidade de menor volatilidade, é interessante que ele busque aplicar a maior parte de seu capital nos últimos dois ativos citados, para se proteger de bruscas variações de mercado.

A pessoa caracterizada como um perfil “Moderado” deve seguir à risca o seguinte ditado popular:

“Nunca coloque todos seus ovos na mesma cesta”

Ele pode buscar maior rentabilidade em ativos mais voláteis, mas deve sempre reservar parte da sua carteira de investimentos para investimentos mais seguros.

Agressivo

Por último, mas não menos importante, temos o perfil de investidor “Agressivo”.

Esse tipo de investidor é muito mais acostumado com o risco, e por isso busca sempre os ativos com maior probabilidade de retorno.

O investidor “agressivo” é muito mais acostumado com o risco. Deve ter cautela, mas consegue aguentar mais volatilidade que a médias das pessoas
O investidor “agressivo” é muito mais acostumado com o risco. Deve ter cautela, mas consegue aguentar mais volatilidade que a médias das pessoas

Também chamado de “arrojado”, esta pessoa busca destinar boa parte de seu capital à renda variável, seja investindo em ações mais voláteis, ou realizando operações de day trade, swing trade, e muitas outras.

Entretanto, para poder aplicar seu capital nesses tipos de operações, você deve ter uma boa base de conhecimento de mercado.

Não queira se arriscar a investir seu capital sem saber o que está fazendo.

Pensando nisso, nós, do Portal do Trader, estamos disponibilizando GRATUITAMENTE dezenas de Cursos Completos sobre os assuntos mais importantes do mercado financeiro na ÁREA APRENDA, onde você aprenderá tudo que é importante para começar a operar da maneira certa!

O perfil de investidor será sempre o mesmo?

É importantíssimo saber que o seu perfil suitability não será sempre o mesmo. Assim como você, como investidor, muda ao longo do tempo, a sua classificação também se altera.

Pense comigo: conforme você vai ganhando experiência no mercado, sua renda vai aumentando e seu conhecimento também, muitas das suas respostas naquele formulário já não são mais as mesmas.

É por esse motivo que as instituições financeiras refazem esse teste de tempos em tempos, para buscar sempre adequar seus clientes aos seus perfis corretos.

Não é nada incomum que alguém que, no começo de sua jornada, foi classificado como “conservador”, se torne um investidor “moderado” ou “agressivo” em alguns anos.

Ele pode ter iniciado como um completo iniciante, que precisava aplicar pequenas quantias mensalmente com quase nada de risco, e ter se tornado um trader mais arrojado, conforme ganhasse conhecimento e experiência.

Qual é a importância de descobrir seu perfil no suitability?

Já discutimos um pouco sobre o que é o perfil de investidores, como esse teste é feito e em que tipos de perfis você pode se encaixar.

Agora, te convido a entendermos melhor qual é a real importância de descobrir seu perfil de investidor, e como essa informação pode te ajudar - e muito - nos seus investimentos e nas suas operações.

Dentre todos os pontos positivos que a definição de seu perfil suitability traz, essas três são as principais:

Montar sua carteira de investimentos

Seu perfil de investidor te dará uma resposta extremamente importante: ele basicamente vai te guiar a montar a melhor carteira de investimentos possível, considerando suas características.

Alguém classificado como “conservador” receberá instruções de como montar seu portfólio de ativos pensando em sua grande aversão ao risco, enquanto um investidor “agressivo” vai ser aconselhado a buscar aplicar em ações, e ativos semelhantes.

Tentar investir sem saber seu perfil de investidor é dar um tiro no pé. Você muito provavelmente irá atrás somente dos ativos com maior retorno, ignorando todos os riscos envolvidos.

Talvez você já tenha ouvido aquela famosa frase, de autoria do pensador inglês Francis Bacon:

“Conhecimento é poder”.
O inglês Francis Bacon, séculos atrás, já dizia uma frase que se aplica perfeitamente ao mercado financeiro: “conhecimento é poder”
O inglês Francis Bacon, séculos atrás, já dizia uma frase que se aplica perfeitamente ao mercado financeiro: “conhecimento é poder”

No mundo dos investimentos isso não poderia ser mais verdade. Conhecimento literalmente é poder. E o perfil suitability é um ótimo meio de conhecer a si mesmo.

Avaliar riscos

Outra habilidade que o fato de conhecer seu perfil suitability te dá é a capacidade de avaliar os riscos e a volatilidade dos ativos de maneira segura.

Ou seja, você, como investidor, se torna capaz de entender o quanto sua carteira pode subir ou cair em épocas de maior volatilidade do mercado.

Já que a classificação do seu perfil leva em consideração sua aversão ao risco, provavelmente você não ficará tão desconfortável nesses momentos.

Entretanto, uma pessoa que ignorar as recomendações do seu perfil provavelmente terá surpresas nada agradáveis quando o mercado se estressar.

Um investidor que busque investimentos arrojados enquanto é classificado como “conservador” não conseguirá lidar com a volatilidade de seus ativos, e é capaz que perca grande parte do dinheiro que investiu.

De novo, devo te lembrar algo. Não queira ser essa pessoa. Modele aqueles que alcançaram o sucesso no trading e nos investimentos, e siga o que foi recomendado pelo seu perfil de investidor.

Direcionamento

Além de tudo isso, o seu perfil de investimento também irá “restringir” suas opções de aplicações que não estejam de acordo com suas recomendações. Mas calma, vou te explicar por que isso é bom.

Ao ser classificado como um dos três perfis que citamos um pouco mais acima, o “shopping” de investimentos será restrito às opções condizentes com o seu perfil de investidor.

Ou seja, a primeiro momento, essa classificação irá te dar direcionamento, e te guiará pelo melhor caminho possível dentro do mundo dos investimentos.

Dessa maneira, você terá acesso apenas aos investimentos com um risco aceitável. Todos saem ganhando.

Entretanto, isso não quer dizer que a corretora te proíba de aplicar seu capital em outros ativos.

Dependendo da modalidade, se você quiser investir em um produto financeiro não recomendado pelo seu perfil suitability, terá apenas que assinar um termo concordando que o que você está fazendo vai contra o seu perfil de risco medido pela instituição.

Conclusão

Após este post, você com certeza já entendeu o quão essencial é descobrir seu perfil de investidor, como fazer o perfil suitability, quem é responsável por este teste e como ele pode te ajudar.

Lembre-se sempre de levar em conta as recomendações da sua corretora. Elas existem por uma razão, e podem te economizar muito dinheiro no longo prazo.

Não queira arriscar seu capital de maneira boba. Respeite as suas circunstâncias, e invista somente nos ativos que possuem uma relação risco/retorno que você está disposto a enfrentar.

Dentro do trading, alcançam o sucesso aqueles que têm regularidade, consistência e muito - mas muito - trabalho duro. Não existem “hacks”, muito menos atalhos. Você terá que seguir o caminho certo.

É por esse motivo que nós, os professores do Portal do Trader, nos preocupamos em disponibilizar o melhor conteúdo do mercado para você.

Sei que você está disposto a aprender conosco, então te convido a conhecer a ÁREA APRENDA do Portal, onde entregamos GRATUITAMENTE os melhores cursos sobre trading, investimentos e mercado financeiro que você vai encontrar!

Assista todos os cursos que você conseguir. Anote tudo, tire suas dúvidas e caminhe rumo aos resultados consistentes!

Com isso, fico por aqui. Espero que tenha te ajudado, e que você tenha aproveitado esse conteúdo!

Até mais!

Categorias

Augusto Andrea

Augusto Andrea é economista especializado em macroeconomia, ciclos e ativos de renda fixa.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Logo Plano TNT

QUAL SEU PLANO PARA OBTER CONSISTÊNCIA NO TRADING?

QUERO COMEÇAR O PLANO TNT

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.