O que você quer aprender?

Ir

Trader Profissional: O que É, Quanto Ganha e Como se tornar?

Descubra os detalhes sobre o que é um trader profissional, quanto eles ganham, possibilidades de carreira, dicas práticas e cursos para se tornar um trader.

Day Trade Mar 23, 2021

O que é trader profissional e como se tornar um?

Quando me perguntavam há dez anos o que era um trader profissional eu respondia imediatamente: um investidor de bolsa de valores que vive das operações com seu próprio capital.

Mas será que alguma coisa mudou de uns tempos para cá?

O trading evoluiu tanto que atualmente boa parte da população sabe do que se trata e, inclusive, está em busca de especialização para trabalhar com isso.

Segundo pesquisa feita pelo Linkedin, o trader esteve entre as 15 principais profissões emergentes em 2020.

Mas para considerarmos essa estatística é importante levar em conta que hoje o trading envolve diversas atividades correlacionadas, como operadores de mesa, consultores, assessores, analistas, estrategistas e gestores, tanto dentro como fora das grandes instituições.

Então, já que existem tantas possibilidades, quais são os caminhos para se tornar um trader profissional?

Leia também:

Como pensa um Trader Profissional?

Quais SETUPS um trader deve utilizar?

Como encarar a profissão de Trader Profissional?

Hoje existem muitos caminhos para se tornar um trader profissional.

Para simplificar, em vez de pensar no caminho, que tal focar nos objetivos possíveis para a profissão?

Analista, consultor, operador de mesa, estrategista de tesouraria, assessor ou gestor

Qualquer uma dessas atividades pode estar ligada diretamente com o trading e pode ser exercida de maneira autônoma ou através de uma instituição.

Independentemente da escolha é importante ter em mente que para exercer qualquer uma dessas funções é necessário ter a certificação adequada, normalmente obtida através de provas de qualificação.

Investidor autônomo

Este é o caso do cidadão que vive dos resultados financeiros obtidos a partir de operações feitas com seu próprio dinheiro.

Contudo, devido ao crescimento e popularização da atividade, hoje em dia é comum um trader de varejo obter renda extra ministrando cursos, palestras ou divulgando instituições através das redes sociais.

Nesse caso não há necessidade alguma de certificação ou graduação específica. Tudo que o operador precisa ter é capacidade técnica para performar bem em suas operações.

Se você quiser entender um pouco mais sobre os desafios de um trader profissional autônomo, segue abaixo uma aula aberta do Leo Rodrigues, um trader autônomo full time há mais de 10 anos. Vale a pena!

Você pode ver essa aula dentro do e-learning.do Plano TNT

Eu entendo que a ideia de trabalhar para si atrai muita gente.

Afinal, quem é que não sonha em não ter patrão, clientes, sócios, fornecedores etc, não é mesmo?

Por isso, acho interessante começar a falar sobre as principais modalidades de operações.

Primeiros passos para ser um trader profissional: descubra seu perfil

Nem todos sabem, mas eu sou formado em física pela USP e antes de atuar no mercado a minha carreira estava orientada para a pesquisa científica e atividade acadêmica.

Mas como aconteceu essa guinada na minha jornada? Será que eu tinha o perfil?

Para falar a verdade, desde meados da graduação eu já flertava com a possibilidade de trabalhar com investimentos, então, quando surgiu a oportunidade, não foi difícil trancar o mestrado e deixar o laboratório onde eu trabalhava.

Isso fez toda a diferença.

Eu comecei minha trajetória profissional como day trader dentro de uma mesa de operações e uma vez que havia me desligado dos vínculos anteriores, eu tinha total disponibilidade para mergulhar naquele novo universo com foco total.

Além disso, eu já tinha feito uma reserva econômica que me permitiu focar no aprendizado, sem pensar em retornos financeiros imediatos.

Com isso, eu preenchia todos os requisitos necessários para operar no curto prazo: disponibilidade de tempo, reserva de capital e acesso a conhecimento especializado.

Trader Profissional precisa de tempo, capital e conhecimento.
Trader Profissional precisa de tempo, capital e conhecimento.

É preciso vocação para ser um Trader Profissional?

Aqui chegamos num ponto muito importante: o trading não é uma questão de perfil, pois no mercado existem modalidades de operações capazes de atender qualquer pessoa, isto é, desde que ela possua os requisitos necessários.

Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, recomendo ver a aula como saber se eu tenho perfil para trader?

Agora, abaixo vou citar as principais modalidades de operações e o que é necessário para se desenvolver nelas.

Day Trader

Aqui estamos falando do operador de curtíssimo prazo, que inicia e encerra suas operações dentro da mesma sessão. Mas o que é necessário para se tornar um Day Trader?

Esta modalidade chama cada vez mais atenção por exigir pouca margem financeira, contudo, é preciso tempo livre para acompanhar o mercado durante o pregão e principalmente muito conhecimento e habilidade técnica para se obter resultados.

Se quiser saber tudo sobre o assunto, recomendo assistir a primeira aula do curso gratuito de Day Trade do Portal do Trader.

No texto desta aula você vai encontrar absolutamente tudo que precisa saber sobre essa atividade.

Scalping

O scalper é um day trader que busca fazer numerosas operações com variações pequenas.

Assim, em vez de surfar longas tendências, seu foco é aproveitar as diversas micro oscilações que o mercado apresenta dentro de uma única sessão.

Além de todos os requisitos do day trade, o scalping também exige muita concentração e agilidade operacional, pois um segundo pode fazer toda a diferença entre sair de uma operação com lucro ou prejuízo.

No scalping a velocidade faz toda a diferença.
No scalping a velocidade faz toda a diferença.

Outro requisito importante para essa modalidade é a plataforma de operação e conexão de internet, que precisam ser estáveis.

Com isso, espero deixar claro que não se trata de um tipo de operação que se faz por hobby.

Então, se o seu foco é operar no curtíssimo prazo, tenha em mente que essas modalidades requerem muito preparo e dedicação.

Por isso, tenha paciência, pois os resultados costumam levar alguns meses para aparecer.

Swing Trader

O swing trader costuma fazer operações com duração superior a um dia, contudo, suas posições não duram ao ponto de serem consideradas como de longo prazo.

A ideia principal é aproveitar oscilações de curto e médio prazo, raramente ultrapassando um mês de posição.

Para isso, é comum utilizarem a análise gráfica e alguns insights do cenário macro e análise fundamentalista.

Por outro lado, o tape reading, muito usado no curtíssimo prazo, praticamente não tem utilidade nesta modalidade.

O swing trade é uma ótima opção para quem trabalha em horário comercial e não tem tempo para passar o dia todo em frente a tela.

Assim, o operador pode fazer seus estudos durante a noite e programar as execuções de forma automática ou mesmo pelo app no smartphone.

Position Trade

O position trade é uma operação de longo prazo, que visa surfar em tendências maiores. Ele pode durar meses ou até anos e a tomada de decisão se dá por gatilhos de análise gráfica, cenário macro e fundamentalista.

Assim como o swing trade, é uma ótima opção para quem possui uma ocupação principal e busca no mercado ganhos atrativos através das operações. Embora seja uma modalidade que atenda quem opera esporadicamente, ela também pode compor o conjunto de estratégias de um trader profissional.

Uma das principais vantagens é que demanda pouco tempo para acompanhar o ativo.

Buy & Hold

Esta não é exatamente uma modalidade de trading, pois visa o longo prazo (às vezes décadas) e frequentemente com o intuito de ganhar com os pagamentos de dividendos juntamente com o potencial de valorização do ativo no longo prazo, ao invés das oscilações de preço.

Contudo, o Buy & Hold pode integrar as estratégias de longo prazo de um trader profissional.

Eu mesmo, como ocupo meu dia a dia com o day trade - que me toma bastante tempo, atenção e energia - faço alocações periódicas em ações pagadoras de dividendos.

Inclusive, essa é uma das minhas estratégias pessoais para aposentadoria.

Como seria a aposentadoria de um trader profissional?
Como seria a aposentadoria de um trader profissional?

Como não pretendo passar os últimos dias da minha velhice em frente a uma tela de computador, uma boa carteira de ações ou Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) me parecem uma boa opção para o longo prazo.

Além do pagamento dos dividendos, é possível tirar proveito da própria valorização do ativo.

Trader de operações estruturadas

As operações estruturadas são um tipo (ou modalidade) muito específico de operação, pois diferente dos exemplos que vimos até aqui, elas não estão necessariamente ligadas à duração do trade.

Mas, afinal, o que são essas operações?

Elas consistem em abrir posições em dois ou mais ativos simultaneamente com o intuito de ganhar com a oscilação da diferença de preço entre eles.

O long & short e combinações envolvendo opções são exemplos de operações estruturadas.

O interessante dessa modalidade, especialmente envolvendo opções, é que é possível desenhar diversos tipos de estratégias com controle muito preciso de ganhos e perdas potenciais.

Mas para isso é preciso muito estudo.

Como se trata de operações complexas, é necessário uma boa base teórica e prática sobre o assunto, portanto, se você tem interesse pelo tema, prepare-se para uma longa jornada de cálculos e aprendizado.

Tipos de profissionais no mercado trader

Conforme comentei, hoje existe uma série de atividades relacionadas à profissão de um trader profissional, então, para ficar mais claro e te ajudar numa escolha, vou falar um pouco mais sobre as principais atuações.

Autônomo

Trabalhar para si é o sonho de muitos, mas neste caso, não se iluda com a ideia de uma vida luxuosa e pouco trabalho.

Na maioria das vezes, quando nos deparamos com essas insinuações, elas não passam de uma sedutora peça de marketing.

Ser um investidor e trader profissional autônomo talvez seja de fato o melhor dos mundos, mas, por outro lado, também é um dos objetivos mais difíceis de ser atingido, pois requer muito preparo técnico e, claro, dinheiro (afinal essa é a sua matéria prima).

Também não podemos nos esquecer que, assim como na vida de qualquer profissional autônomo, você paga muitos tributos, não há décimo terceiro, férias remuneradas, plano de saúde ou benefícios com alimentação e transporte.

O lado bom é que você não depende apenas de você mesmo para exercer o seu trabalho, pode fazer seus horários e trabalhar de casa (ou de qualquer lugar do planeta com uma boa internet). Isso realmente faz o esforço valer a pena!

Com a pandemia veio a possibilidade de trabalhar de casa. Para traders não é uma novidade.
Com a pandemia veio a possibilidade de trabalhar de casa. Para traders não é uma novidade.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, separei aqui uma aula gratuita sobre como é a evolução de carreira de um trader. Acredito que você vai gostar!

Brokers

Os Brokers também são conhecidos como corretores de valores, assessores de investimentos ou agentes autônomos de investimentos (AAIs)

Eles são um dos principais responsáveis pela mudança de cultura em investimentos do brasileiro. Mas, afinal, o que eles fazem?

Esse profissional se assemelha muito ao seu gerente de banco, mas ao invés de tratar de transferências bancárias, pagamentos de boletos, empréstimos, financiamentos e aquisição de cartões de crédito, os AAIs tratam de questões relacionadas à sua conta de investimentos.

Eles te ajudam a entender um pouco do seu perfil e objetivos como investidor, tiram dúvidas sobre produtos de investimentos (inclusive relatórios e plataformas, no caso de traders) e encaminham ofertas de produtos e serviços alinhados ao seu interesse.

Por serem agentes comerciais, são eles que vão te auxiliar na abertura de conta e questões do dia a dia, contudo, nenhum corretor de valores pode fazer recomendações estratégicas de investimentos, pois, como ele é remunerado com as taxas de investimentos, isso geraria um conflito de interesse.

Agora, como você se torna um assessor de investimentos?

Para exercer essa profissão é preciso ter a certificação da ANCORD obtida através de uma prova com testes de múltipla escolha.

Uma vez certificado, o agente precisa se credenciar a alguma corretora de valores para distribuir seus produtos e serviços.

Em geral, esta é uma atividade para quem gosta de lidar com pessoas e destoa daqueles operadores que passam o dia negociando no mercado.

Contudo, não deixa de ser uma profissão que pode lidar com traders no dia a dia.

Institucionais

O trader institucional talvez seja o termo mais genérico dessa lista, pois dentro de uma corretora ou banco de investimentos existem muitas atividades relacionadas ao assunto.

Então, para simplificarmos, criei uma lista com as principais ocupações de um trader profissional dentro de uma instituição:

Analista de Mercado de Capitais

É ele quem traça estratégias e faz recomendações de operações aos clientes ou para a mesa de operações da instituição. Volto a falar especificamente deles daqui a pouco.

Operador de mesa

Seu papel é executar ordens enviadas por clientes.

Isso pode parecer estranho, pois em plena era digital, ainda tem gente que gosta de enviar ordens através do telefone, mas esses operadores também estão lá para atender emergências e ordens da própria instituição.

Outro papel importante deles é entrar em contato com clientes para sugerir produtos e serviços, algo que remete ao trabalho dos Brokers citados há pouco.

Profissionais de gestão e tesouraria

Aqui temos analistas e operadores de mesa, mas o principal agente é o profissional de gestão, que traça estratégias e toma decisões de alocação em relação ao capital de terceiros, que podem ser pessoas atuando através de fundos de investimento ou o capital da própria instituição.

Claro que ainda existem muitas outras funções (algumas bem específicas) dentro das instituições, mas a intenção foi citar as principais e que estejam diretamente relacionadas com o trading.

Talvez você tenha interesse em atuar em um desses cargos, certo?

Como trabalhar dentro de uma grande instituição?
Como trabalhar dentro de uma grande instituição?

Tenha em mente que toda a indústria de investimentos depende de certificações e que hoje as maiores empresas ainda se concentram em São Paulo.

Fora isso, é claro que uma boa formação e currículo têm peso no momento de uma contratação.

Caso queira saber mais, recomendo assistir a aula sobre como atuam os traders institucionais.

Analistas

Por muito tempo esses profissionais estiveram ligados aos bancos, fazendo relatórios com recomendações de investimentos para seus clientes.

Mas os tempos mudaram e hoje é muito comum encontrar analistas dando “calls” de operações em transmissões ao vivo.

Uma parte desses profissionais ainda atua através de grandes instituições, contudo, de uns poucos anos para cá cresceu o número de empresas de recomendação de investimentos (chamadas de research) independentes.

Aliás, assim como surgiram empresas independentes, também cresceu o número de analistas autônomos, especialmente no nicho trader.

Eles passam o dia em chats e LIVEs comentando e recomendando operações, mas será que podemos considerá-los traders?

Apesar de muitos analistas serem chamados de traders, é importante salientar que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), instituição do governo que dita as regras no mercado, proíbe esses profissionais de operarem o que recomendam com o intuito de evitar situações de manipulação de mercado em benefício próprio.

Portanto, a maioria dos especialistas que recomendam operações em tempo real, tidos como traders, na verdade operam em contas simuladas e são remunerados pelo serviço de análise, e não pelos supostos ganhos em suas próprias operações.

Por isso, por ter uma atividade muito próxima ao trading, os analistas também podem ser incluídos na profissão trader.

Agora, o que é preciso fazer para se tornar um analista?

Você já pensou em ser um analista de investimentos?
Você já pensou em ser um analista de investimentos?

Como em muitas outras funções é necessário ter a certificação certa, obtida através de uma prova de múltipla escolha.

A instituição que coordena o credenciamento desses profissionais é a APIMEC. Quer saber mais?

Para aprofundar o assunto eu separei uma aula que vai direto ao ponto: vale a pena ser um analista certificado?

Existem prós e contras, claro, mas nada como saber dos detalhes para decidir se vale a pena embarcar nessa jornada.

Afinal, qual é o salário de um trader profissional?

O mercado financeiro, especificamente relacionado à bolsa de valores, sempre mexeu com o imaginário das pessoas.

Mas será que a vida de um trader tem tanto glamour e ostentação assim?

Primeiro, tratando dos cargos institucionais, é importante dizer que existem várias escalas dentro de uma mesma instituição, dependendo do nível do profissional.

Então, quem está apenas começando obviamente não ganha o mesmo que alguém mais experiente.

Outro ponto é que é muito comum no setor de investimentos o trader profissional receber bonificações de performance semestral ou anual.

Aliás, muitos trabalham com um salário relativamente baixo, mas bonificações generosas, que variam de acordo com o profissional e a instituição em que ele atua.

Portanto, como já passei por algumas das maiores instituições do mercado, posso afirmar que existem sim remunerações milionárias, mas estas são direcionadas a poucos na instituição.

Agora, sobre aqueles em carreira solo, qual é o salário de um trader profissional autônomo?

Tenho certeza que essa é a pergunta que não quer calar, por isso, até separei um vídeo para você.

Conheça o dossiê Fake News que o Portal do Trader preparou

Ainda vou retornar a este assunto e abordá-lo com mais profundidade, mas antes de pensar nas recompensas que você colhe com esta atividade, quero que você saiba um pouco mais sobre os desafios que precisa enfrentar (e vencer!).

Vamos lá?

Como ser um trader profissional do zero? Confira 5 dicas valiosas do Portal do Trader

Se você quer se dedicar e ser um trader profissional, independentemente de buscar uma carreira institucional ou autônoma, eu vou te dar 5 dicas para você se desenvolver do zero e tornar-se um especialista.

Então, mãos à obra!

1. Faça um planejamento

Nenhum grande objetivo é atingido sem um bom planejamento. Isso vale para passar em um concurso público disputado, construir uma casa, desenvolver um negócio ou até mesmo criar filhos.

Agora, você já ouviu falar em Trading Plan?

Também chamado de plano de trade, ele serve para nortear os passos de um trader tanto em relação ao seu desenvolvimento, quando iniciante, como a manutenção de seus resultados, quando já atingiu a consistência.

Nesse “mapa” deve constar os objetivos principais, metas intermediárias, estimativas de prazos a serem cumpridos, limites de perda e uma estimativa de recursos e orçamento para cada etapa.

Formar um trader profissional é quase como construir um edifício.

Por isso, não cometa o engano de se comparar com um trader já formado, pois isso seria o mesmo que tentar erguer um prédio a partir do topo em vez de começar pelo alicerce.

Também é importante ressaltar que no trading plan estão estabelecidos pontos a serem ligados, contudo, os métodos e meios empregados para isso (as técnicas!) variam muito de trader para trader.

Mas o que isso quer dizer?

Basicamente você pode entregar o mesmo trading plan para uma série de operadores diferentes e a forma como cada um vai cumprir o plano será necessariamente única, pois existem várias táticas e cada trader escolhe as que melhor atendem o seu perfil.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, esta aula vai te dar uma boa noção: Qual a utilidade do Trading Plan e por que eu tenho que fazer um?

2. Adquira conhecimento técnico

Os ativos negociados em bolsa de valores são repletos de regras e é justamente isso que garante robustez ao nosso sistema financeiro.

Por isso, o primeiro passo de todo trader profissional deveria ser: entender como o mercado (principalmente seu ativo ou nicho) funciona.

Acredite, eu já fui iniciante e tudo que eu queria era sair comprando e vendendo qualquer coisa para ganhar dinheiro o quanto antes, mas se a gente não conhece as regras do jogo, então, ganhar dinheiro não é uma possibilidade.

Uma vez que você entendeu como as negociações ocorrem, quanto vale um contrato futuro, quais são os horários de negociação, entre muitos outros critérios importantes, aí sim poderá partir para o próximo passo: aprender técnicas de análise.

Como analisar o mercado e tomar decisões?

Suas tomadas de decisão precisam ser estratégicas, não emocionais, por isso, procure desenvolver um bom repertório técnico e não caia na tentação de achar que seu sucesso será obtido através de uma fórmula mágica.

Não existe atalho.

Pense comigo, se o mercado é extremamente dinâmico e reflete fatores econômicos, climáticos, comerciais e geopolíticos, por que uma simples fórmula milagrosa funcionaria independentemente do cenário apresentado?

Por isso, entenda que as suas tomadas de decisões são fruto de leitura e interpretação, e não de respostas prontas.

Para ter uma ideia do que estudar, aqui vão algumas das principais técnicas usadas por profissionais de mercado:

  • Análise Técnica - consiste em tomar decisões a partir de padrões gráficos e indicadores técnicos, todos baseados em preço e/ou volume dos negócios.
  • Price Action - é uma análise gráfica baseada apenas nos padrões gráficos, sem o uso de nenhum indicador.
  • Tape Reading - é uma análise do fluxo dos negócios em tempo real, a partir da quantidade de ativos ofertados e a demanda pelos mesmos.
  • Análise Fundamentalista - consiste em avaliar o preço das empresas a partir de seus balanços contábeis trimestrais, por isso é mais usado para o longo prazo.
  • Estratégias quantitativas - se baseiam em estudos estatísticos do comportamento do mercado e execuções através de algoritmos.

Para finalizar, comece estudando uma técnica simples. Dentro do Portal do Trader existem inúmeros cursos gratuitos.

Recomendo você explorar este aqui: Curso Gratuito de Price Action.

3. Pratique

Nem toda a teoria do mundo será capaz de transformar você num trader profissional se você não praticar o que aprende.

É na prática que nós realmente nos deparamos com os desafios, levantamos dúvidas pertinentes e encontramos respostas eficazes.

Como no trading a maior parte das principais escolas de análises está nos gráficos, recomendo procurar por uma boa plataforma, de preferência com recursos de simulador e replay de mercado para testar suas hipóteses sem arriscar dinheiro de verdade.

Se ainda há dúvidas sobre plataformas, tenho uma aula aqui que vai servir como uma luva para você: o que são plataformas e por que preciso delas?

Por fim, tenha em mente que habilidade prática não surge da noite para o dia, portanto, seja sóbrio em suas expectativas para evitar frustrações desnecessárias.

Mas quanto tempo você deve praticar?

Indo direto ao ponto, assim como um atleta que se prepara para uma olimpíada, você vai levar meses de preparo até estar minimamente pronto.

Além disso, como em qualquer atividade profissional, a prática constante é um requisito indispensável.

4. Desenvolva um network

Não canso de dizer que somos criaturas gregárias, ou seja, nascemos para viver em bando e inclusive nos beneficiarmos disso.

Por isso, quando estamos no grupo certo, progredimos mais rápido e vamos mais longe.

O trading é uma atividade de performance, ou seja, só se mantém nele quem de fato gera resultados e nesse processo se você não possui referências, outros traders para trocar experiências, suas chances de sucesso caem drasticamente.

Dizem que somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos. Então, falando no meio profissional, é importante você começar a se conectar com referências no mercado.

Não digo necessariamente tornar-se amigo das pessoas, mas pelo menos consumir o conhecimento produzido por elas.

Quais são suas conexões no mundo trader?
Quais são suas conexões no mundo trader?

Um bom network não irá apenas melhorar sua habilidade. Falo por mim: passei por 5 das maiores instituições financeiras do mercado, agora, adivinhe quantos currículos precisei mandar ao longo da minha carreira?

Apenas um, pois após a primeira instituição eu nunca precisei procurar por emprego.

As mudanças sempre ocorreram por convite de alguém que já havia trabalhado comigo e gostado da forma como atuo.

Posteriormente, eu mesmo acabei indicando muitos dos meus alunos para contratações diversas no mercado de trabalho relacionado ao trading.

Fiz isso para ajudar tanto meus colegas que procuravam por talentos, quanto meus alunos que já estavam bem preparados.

Portanto, se o seu objetivo é transitar no universo profissional corporativo, saiba que um bom network será sempre um grande aliado.

5. Maiores desafios

Até aqui você já entendeu muita coisa indispensável para se tornar um trader profissional no universo das operações em renda variável.

Agora acho que chegou a hora de refinar isso e mostrar alguns pontos que não são tão óbvios.

Um dos pontos principais é que o mercado vai testar a sua resiliência emocional o tempo inteiro e cedo ou tarde você pode acusar o golpe.

Então, como lidar com os desafios mentais impostos pelo trading?

É fato que as operações de curto prazo na renda variável nos fazem experimentar frustrações com razoável frequência e isso é capaz de desanimar até o maior dos otimistas, isto é, se ele não estiver preparado para o baque.

Mas que tipos de sentimento estamos falando?

A lista é longa e inclui medo, insegurança, ódio, ansiedade, euforia, tristeza, hesitação, apatia entre muitos outros sentimentos.

Mas ao invés de falar sobre o problema, que tal focar na solução?

A motivação, por exemplo, é um ótimo combustível para nos fazer superar desafios, mas existe algo ainda mais poderoso que isso: a disciplina.

Se você quiser saber mais sobre isso, veja esta aula: como desenvolver disciplina.

Trader, persiga a disciplina como um atleta olímpico.
Trader, persiga a disciplina como um atleta olímpico.

Em 2019 assisti uma palestra do atleta olímpico, Michael Phelps, numa breve passagem pelo Brasil, e ele falou algo sobre disciplina que fez todo sentido: que se trata de fazer o que deve ser feito, independentemente da sua motivação para isso.

É importante mencionar que no contexto desta afirmação o atleta estava passando por uma crise de depressão e, mesmo contra sua vontade e disposição, ele levantava da cama diariamente para dar seu melhor nos treinos.

Portanto, trabalhe para fortalecer a sua disciplina nesta jornada, pois ela será uma grande aliada.

Conheça o curso de trader profissional e gratuito do Portal do Trader!

Com tantas possibilidades na mesa eu sei que fica difícil definir por onde começar. Por isso eu desenvolvi um curso gratuito completo sobre Day Trade que vai te dar um norte no assunto. Nele eu explico em detalhes como funciona o Day Trade, Vantagens e desvantagens, principais ativos e técnicas para operar.

O curso tem mais de 6 horas de material e acredito que é o treinamento gratuito mais completo que você vai encontrar na internet!

Faça o curso grátis de Day Trade do Portal do Trader
Faça o curso grátis de Day Trade do Portal do Trader

Dúvidas frequentes

Existem milhares de coisas que podemos falar sobre trading do ponto de vista profissional, mas para não nos perdermos eu vou falar das 3 principais dúvidas que mais recebo no dia a dia.

O que é ser um trader?

O termo trader, numa tradução livre, remete a negociador.

Por muito tempo foi usado no setor de comércio exterior, mas dentro do mercado financeiro estamos falando do profissional que lida com negociações em bolsa de valores.

Como já vimos, existem diversas frentes de atuação e a escolha da que vai funcionar melhor para você depende muito mais de critérios pessoais, do que fatores externos.

Mas uma coisa é certa: o mercado é diversificado o suficiente para ter espaço para cada um de nós.

Quem é o melhor trader do Brasil?

Existem muitas pessoas exercendo essa profissão, mas boa parte delas é anônima.

Inclusive, alguns dos maiores traders que eu conheço pessoalmente preferem permanecer no anonimato. Será que isso faz sentido?

Pensemos da seguinte forma: os melhores traders provavelmente são aqueles que lidam com muito dinheiro, certo?

Então, podemos descartar os operadores de varejo e nos concentrarmos apenas naqueles que atuam no universo institucional.

Então, até mesmo por questões de sigilo exigido pelas próprias instituições, esses operadores procuram evitar se expor.

Portanto, dificilmente alguém poderá te apresentar quem de fato são os maiores do Brasil.

Ainda assim, algumas figuras são bem conhecidas no mercado, como é o caso do Ex-Tesoureiro do Banco Bradesco, Alfredo Menezes.

Por outro lado, posso afirmar que muitos dos que desesperadamente procuram parecer os melhores e mais bem sucedidos traders do mercado na verdade estão apenas imersos numa peça publicitária para te seduzir a comprar algum infoproduto.

Agora, já que não podemos expor os grandes traders do mundo corporativo, que tal focarmos nos potenciais de um trader autônomo?

Quanto ganha um trader autônomo?

Eu sei que essa é uma das grandes perguntas que não quer calar, mas como estamos lidando com uma profissão autônoma, é importante ter em mente que a remuneração de um trader depende diretamente da performance de cada um.

Se você tem dúvidas sobre essa questão, recomendo assistir essa aula sobre o que é um profissional de performance.

E quando falamos dessa questão é importante mencionar que as variações são tão drásticas que não é possível nem estabelecer um valor médio de resultados.

Não existe média quando o assunto é alta performance (trader)
Não existe média quando o assunto é alta performance (trader)

Se fôssemos falar de média, segundo estudo publicado pela FGV, a maioria dos traders perde dinheiro.

Inclusive, é por isso, que o seu foco precisa estar nos 5% melhores e no que eles fizeram para chegarem onde estão.

Outra coisa que você precisa ter em mente é que resultados mais expressivos no trading exigem mais dedicação exclusiva e tomar mais risco.

Com isso, seus resultados mensais podem variar de 1 a dezenas de salários mínimos por mês.

Além disso, é importante ficar de olho na uniformidade de resultados. Já vi ótimos traders fazerem regularmente de R$10 mil a R$20 mil por mês, mantendo essa performance inabalada por anos.

Então, o que acha? Reflita: quanto é bastante dinheiro para você?

Já vi um trader autônomo fazer mais de R$400 mil em um único dia, mas quebrar perdendo 20 vezes isso um tempo depois.

Também já vi traders com dias excepcionais de R$200 mil, mas cuja rotina era composta por dias mais modestos que este.

Traders são empreendedores, então, assim como temos no setor de alimentação cidadãos vendendo lanche num carrinho de rua, também temos outros coordenando grandes redes de fastfood por todo o país.

Por isso, é difícil estabelecer um critério.

Conclusão

Não há dúvidas de que a profissão trader está em ascensão, ainda mais considerando que temos pouco mais de 1% dos CPFs brasileiros com cadastro na bolsa de valores, ou seja, ainda com muito espaço para crescimento.

Então, se você deseja um dia ingressar nessa atividade, esteja ciente que ela exige muito preparo, que o caminho é longo e árduo, mas às recompensas valem a pena.

Tenha comprometimento, pois você não se torna profissional tratando esta atividade como hobby.

Para finalizar, caso queira encarar o desafio de se tornar um trader profissional, já sabe que aqui no Portal do Trader você encontra todo o respaldo necessário para atingir seus objetivos no trading.

Matricule-se gratuitamente agora em nossos cursos e tenha acesso aos conteúdos exclusivos sobre Day Trade, Análise Técnica e muito mais!

Então, bons estudos e nos vemos num próximo texto!


Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Caio Sasaki

Espero que você aprenda com esse artigo.

Logo Plano TNT

QUAL SEU PLANO PARA OBTER CONSISTÊNCIA NO TRADING?

QUERO COMEÇAR O PLANO TNT

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.