O que você quer aprender?

Ir

Simulador Day Trade - Qual o Melhor Simulador da Bolsa de Valores

Muitos traders iniciantes buscam simuladores para aprender a fazer day trade sem perder dinheiro. Mas será que vale a pena? Entenda as vantagens e desvantagens e quais as melhores opções no Brasil.

Day Trade Abr 12, 2021

Hoje em dia, aprender como fazer day trade em simuladores já virou uma prática bastante comum na Bolsa.

Por conta disso, eu sempre recebo essa pergunta sobre qual é o melhor Simulador para Day Trade e é disso que falaremos aqui.

Hoje, existem muitas opções, mas não foi sempre assim...

Em todos esses anos de mercado, passei por muitas experiências – algumas bem desagradáveis, devo confessar.

A começar pela falta de material educativo e o pouco a que tínhamos acesso estava em inglês.

Corretagem, então, era um absurdo. Uma única ordem de compra ou de venda custava na casa das dezenas de Reais: 0,5% + R$ 25,21, já pensou?

As operações eram todas via mesa – isso significa que, toda vez que você queria comprar ou vender alguma Ação, tinha que telefonar para a Corretora e dizer quantidade e preço.

Operar no intraday? Nem pensar. A menos que você tivesse tempo de ir até o “aquário” da Bolsa de Valores acompanhar o pregão ao vivo.

Mas, mesmo fazendo operações mais longas, como fazer para testar uma determinada estratégia?

Bem, era bastante simples: você colocava seu dinheiro ali e esperava que a operação desse Gain ou Loss.

Quando a Internet chegou ao mundo do investidor Pessoa Física, tudo mudou de forma bastante rápida.

Primeiro, veio o Home Broker, que basicamente automatizava todas aquelas operações feitas pela mesa da Corretora.

Como não havia mais uma pessoa executando as ordens para você, e sim um computador, isso fez o preço das corretagens baixar significativamente.

Depois disso, começaram a aparecer as primeiras plataformas de trading no Brasil, que eram absurdamente caras.

E só mais recentemente é que o poder computacional e a tecnologia de desenvolvimento de software possibilitaram que traders pudessem simular suas operações.

Leia também:

Seja você um iniciante ou um trader que ainda está em busca da consistência, o Plano TNT é a única solução educacional completa para traders.

Afinal, o que faz um simulador day trade?

Aí você deve estar se perguntando: OK, Edu, mas o que exatamente faz um simulador?

Bem, um simulador day trade simula (ah vá, não me diga!) o comportamento do preço durante o pregão.

Ele procura replicar de forma real o movimento do mercado. Visualmente, é exatamente a mesma experiência de uma operação real de pregão.

Um simulador trabalhará como se você estivesse operando com dinheiro de verdade, mas, como é um ambiente de simulação, você não estará gastando – nem ganhando – um centavo em suas operações.

A ideia de simuladores não é nova.

Há décadas, escolas de pilotagem de avião, fabricantes de submarinos, colheitadeiras e até a NASA utilizam simuladores para imitar um ambiente real sem colocar em risco a vida das pessoas.

Imagine um piloto de Boeing treinando em um vôo real com 150 passageiros a bordo.

Então, para que o piloto aprenda a lidar com todas as situações possíveis e imagináveis dentro de um avião, ele treinará todos os procedimentos que podem e devem ser executados por um piloto em uma situação real, mas fará isso a poucos centímetros do chão, sem colocar em risco a vida de ninguém.

Quem conhece o mercado de games certamente já se deparou com inúmeros simuladores, desde o famoso Flight Simulator até simuladores de trem, caminhão, navio e por aí vai.

E como o ambiente é simulado, ele treinará situações de emergência, intempéries climáticas, falhas mecânicas e tudo o que pode acontecer em uma aeronave para que, depois de bem treinado em uma ambiente seguro e controlado, saiba como agir caso – espero que não – uma situação de emergência ocorra durante um vôo real.

Por que é importante testar suas estratégias em um simulador?

Simulador de Day Trade é como um simulador de voo
Simulador de Day Trade é como um simulador de voo.

A partir do exemplo do piloto de avião, você já deve ter compreendido como é importante testar suas estratégias antes de colocar a sua vida ou, no caso, o seu dinheiro em risco.

Se você pretende fazer bem qualquer coisa, terá que adquirir experiência.

Qualquer grande piloto de corrida, jogador de futebol, diretor de empresa, médico, jardineiro ou qualquer outra profissão se sairá proporcionalmente melhor à medida que ganha experiência.

Você não espera sair de uma faculdade de arquitetura e projetar a próxima mansão de um cantor famoso se não tiver passado por longos anos de experiência.

Com o trading não é diferente, quanto maior a experiência, melhor a produtividade, mais perfeita a consistência.

Do mesmo jeito que o exemplo do arquiteto, é irreal alguém esperar que, fazendo um curso de trading, mesmo que esse curso dure um ou dois anos, e já saia fazendo fortuna no mercado.

E é justamente para isso, ou seja, para acelerar o processo de aprendizagem e ganho de experiência, que existem os simuladores.

Neles você poderá treinar à vontade sem gastar um único centavo.

Muita gente critica o uso dos simuladores para day trade, afirmando que a pessoa não treina o psicológico e eu discordo frontalmente dessa crença.

O trader que realmente leva a sério e com profissionalismo seu trabalho conseguirá aprender muito com um simulador.

E, para aqueles que criticam os simuladores classificando-os como pouco úteis para treinar o psicológico, basta lembrarmos do piloto do avião.

É claro que uma turbina pegando fogo em um simulador é diferente de uma situação real.

Mas, se o piloto treinar essa situação de emergência exaustivamente em um simulador, já terá automatizado em sua mente todos os procedimentos possíveis que deverá executar caso essa situação se apresente no mundo real.

A ideia do simulador day trade então é automatizar a prática daquilo que se quer operar, além de permitir testar – sem usar dinheiro de verdade – todas as técnicas possíveis até o trader ser capaz de decidir com bastante segurança e propriedade qual será o seu operacional.

Se você enxergar o seu trabalho como uma empresa, verá que a atividade do trader consiste em avaliar diversos sistemas operacionais, testar aqueles que melhor se encaixam em seu perfil e decidir-se por um primeiro sistema para começar a trabalhar.

Seria como, em uma fábrica, se você tivesse o Departamento de Engenharia de Produto, onde um protótipo é elaborado, desenvolvido e testado antes de ser colocado em produção para venda ao público.

Uma vez desenvolvido seu sistema operacional, você o coloca em Beta Teste, ou seja, vai para a conta real com lote mínimo para averiguar se tudo aquilo que foi simulado acontecerá na vida real (porque, se não acontecer, você deverá voltar para o Departamento de Desenvolvimento de produto rever seu projeto).

Depois que tudo foi testado e aprovado (sim, demora bastante), só então você poderá pensar em desenvolver um segundo sistema operacional ou setup.

E então você deverá cumprir todas as etapas: simula, testa, avalia, corrige e assim por diante, até poder colocar aquele seu novo sistema ou setup em Beta teste (com apenas 1 lote).

Enquanto isso, aquele primeiro sistema que já está plenamente operacional, está colocando dinheiro na sua conta.

E assim você vai desenvolvendo diversos setups, um de cada vez, até ter construído aquilo que no Portal do Trader denominamos repertório de técnicas, que farão de você o trader profissional que tanto sonha.

Pronto para melhorar suas operações? Comece nossos cursos gratuitos!

Acessar Área Aprenda

E tudo isso só é possível porque você aprendeu a tirar o melhor proveito do simulador day trade para o seu trabalho como trader.

Como escolher a melhor plataforma trader grátis?

Existem algumas opções de simulador de day trade no Brasil
Existem algumas opções de simulador de day trade no Brasil.

Nosso mercado ainda é muito pequeno quando comparado a outros países. Temos poucos investidores relativamente à população do país. Destes, um percentual ainda menor é formado por traders.

Isso traz diversas implicações para o nosso mercado.

As plataformas disponíveis aqui no Brasil são em número reduzido e a maioria delas só pode ser obtida mediante pagamento.

Claro que as grandes corretoras fazem acordos comerciais com os fabricantes de plataformas gráficas de modo a, pelo menos, baratear seu custo.

Essa costuma ser a melhor maneira de conseguir uma plataforma para testes gratuitos: tendo uma conta com dinheiro real em uma corretora, mas usar uma plataforma em modo simulador.

Os cuidados a seguir devem ser observados por aqueles que desejam utilizar uma plataforma com simulador:

Ferramental adequado

Um bom simulador day trade tem que contemplar todas as necessidades dos traders. Isso significa que não basta mostrar os gráficos na tela se movendo em tempo real.

A boa plataforma vai ter que ir além, mostrando o Livro de Ofertas e o Times & Trades porque isso atenderá todas as necessidades dos traders que estão iniciando suas carreiras.

Com isso, eles poderão experimentar diversas técnicas e, assim, extrair o melhor proveito de sua ferramenta de simulação.

Simulador de fila

Pode parecer incrível, mas existem plataformas que não simulam a fila do Livro de Ofertas.

Sendo assim, se você utilizar uma plataforma como esta, sua ordem sempre será acionada enquanto você estiver fazendo suas simulações. Mas isso não é verdade no mundo real.

No mercado real, seu stop é pulado, você coloca uma ordem limitada, o preço vem até você, não pega sua ordem e o deixa lá esperando.

Uma boa plataforma inclui a simulação de filas, da mesma forma como se fosse o mercado real.

Replay de Mercado

Uma das melhores invenções da indústria de plataformas é o replay de mercado. Com ele, você poderá repetir um determinado dia de pregão, ou, até mesmo, um momento específico durante um pregão, para você testar e retestar hipóteses operacionais até validar sua estratégia.

Você só deve se lembrar que a base de dados para o replay é fornecida pela corretora. Então, se quiser simular, por exemplo, algo que aconteceu no ano de 2008 no gráfico de 5 minutos, este dado deverá ser fornecido pela sua corretora. A plataforma é só um software que lerá esses dados e fará a simulação para você.

Quais estratégias podem ser aplicadas no simulador day trade?

Resposta rápida: todas.

Sendo uma plataforma completa, permitirá a você simular operações de scalping, day trade e até swing trading. Permitirá também que você simule operações de tape reading, gráficos e tudo isso junto.

Se você tem uma estratégia que utilize um determinado indicador, a plataforma deverá fornecer o indicador ou permitir que você desenvolva o seu próprio indicador através de sua linguagem de programação proprietária.

Como já deve ter percebido, a plataforma deve permitir a simulação de toda e qualquer situação que possa vir a ocorrer no mercado real.

Com isso, o trader será capaz de validar qualquer estratégia que estiver estudando e deseja implementar no seu sistema operacional.

Plataformas que contam com simulação

1. Profit Training

Esta é uma versão exclusiva de treinamento. Significa que você não será capaz de operar dinheiro de verdade com ela.

Sem ter acesso ao mercado em tempo real, o trader conta com todas as ferramentas analíticas e operacionais para treinar a partir do replay de mercado.

Visualização da tela do Profit Training com Replay de Mercado
Visualização da tela do Profit Training com Replay de Mercado.

A grande vantagem é que a impossibilidade de acesso à conta real protegerá o trader iniciante de colocar seu dinheiro em jogo em um momento em que ainda não esteja pronto para fazê-lo.

Com isso, poderá concentrar-se no que realmente importa durante o aprendizado: aprender.

E nesse processo, o trader iniciante poderá repassar a mesma situação de mercado diversas vezes, testando variadas hipóteses de trade.

Imagine que você se depara com uma situação de mercado e tem dúvidas se seria melhor ter utilizado uma determinada média móvel ou um HiLo.

Eventualmente, uma Banda de Bollinger poderia ajudar a fazer uma entrada antecipada no trade.

Com o Profit Training, você pode repetir exatamente os mesmos candles, e testar todas essas hipóteses.

Imagine aquele trader iniciante que quer descobrir qual o tempo gráfico que melhor se adapta ao seu perfil psicológico e à sua disponibilidade financeira. Com o Profit Training, ele poderá simular os mesmos pregões em diversos tempos gráficos até encontrar aquele mais adequado ao seu perfil operacional.

A parte ruim de tudo isso é que, quando o trader quiser começar a operar, terá que contratar uma plataforma que faça o roteamento de suas ordens.

Mas essa plataforma é totalmente funcional. Tudo o que um trader precisa para seus estudos estará disponível.

Se você quiser experimentar essa plataforma e estiver entre os alunos do Plano TNT , terá uma prorrogação exclusiva para 60 dias gratuitos nesta plataforma.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o Profit Training clicando aqui.

2. Profit Pro

Nas versões pagas, as plataformas Profit da Nelogica também contam com funções de simulação e replay de mercado.

A diferença é que o trader poderá, quando quiser, rotear suas ordens da conta real, o que pode ser perigoso para quem está iniciando e ainda não desenvolveu o controle emocional necessário para manter-se longe das boletas antes de estar pronto.

Tela do Profit Pro da Nelogica.

3. Tryd

Outra excelente plataforma, tão boa e completa quanto o Profitchart – embora um pouco mais chatinha para mexer nas configurações – possui também o modo simulação e o replay de mercado.

Diferentemente do Profit, o Tryd exige que você escolha o modo simulação no momento em que carrega a plataforma.

Se quiser mudar para o modo operacional, terá que sair e entrar de novo.

Plataforma Tryd também tem a opção de simulação
Plataforma Tryd também tem a opção de simulação

4. Metatrader 5

Esta é a plataforma de entrada para a quase totalidade dos traders. Bastante simples, ela não conta com replay de mercado, mas você conseguirá operar na conta Demo tranquilamente.

Também é um pouco limitada para Tape Reading, contando apenas com um Livro de Ofertas bastante simples e um Times & Trades básico, onde não dá para ver o nome das corretoras, a exemplo do que acontece no Brasil.

A vantagem do Metatrader 5  é ser uma plataforma gratuita em praticamente todas as corretoras brasileiras.

Aliás, para aprender como operar no metatrader 5, você pode acessar o curso gratuito sobre Metatrader do Portal do Trader. Comece agora, é grátis e online!

Também é possível usar o simulador do Metatrader 5
Também é possível usar o simulador do Metatrader 5

Conclusão

Como vimos, um simulador tem inúmeras utilidades e traz muitos benefícios ao trader disciplinado que não quer perder tempo e deseja preservar seu capital para quando estiver qualificado a operar com dinheiro de verdade no mercado.

Não devemos ir atrás das opiniões dos críticos dos simuladores. Esses, provavelmente, perderão tempo e também dinheiro – porque precisarão de um tempo adicional para recuperar o dinheiro perdido pela sua falta de prática – situação que poderia ter sido evitada caso utilizassem um simulador no início de suas carreiras.

Nos vemos no próximo post!


Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Eduardo Becker

Físico de formação e trader desde 2005, atuando principalmente com Price Action. É professor da B3 e da FECAP.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.