O que você quer aprender?

Ir

Estratégias Day Trade: Conheça as Principais e Melhores Dicas

Vamos entender tudo sobre as principais estratégias para o day trade. Aprenda com quem tem experiência no mercado e quer te ajudar a aumentar as chances de você terminar o dia lucrando.

Day Trade Jun 17, 2021

Importância das estratégias no Day Trade

Muitos traders dão importância excessiva para as estratégias no Day Trade e com razão. Embora existam outras questões de grande relevância, não podemos negar que as estratégias são o pilar central dos resultados consistentes.

Napoleão Bonaparte, famoso Imperador francês do século XIX, deixou seu legado ao expandir seu Império por grande parte da Europa, derrotando inimigos, aniquilando ameaças e aumentando cada vez mais o seu poder e influência.

Mas o que o diferenciou dos demais?

Analisando sua história, fica evidente a diferença de Napoleão para seus adversários: ele criava e executava com maestria suas estratégias.

Quer aprender estratégias de curto prazo? Acesse o nosso Curso Gratuito de Day Trade.

Apesar de parecer distante, este exemplo pode e deve ser utilizado para qualquer um que queira iniciar no day trade.

A definição de uma estratégia é sempre o primeiro passo para iniciar qualquer operação, e falhar nesse primeiro objetivo pode te levar a uma série de erros que vão custar seu próprio dinheiro. Você não quer que isso aconteça de maneira alguma, certo?

A estratégia no day trade se define como tudo aquilo que é pensado, definido e planejado antes de se iniciar as operações.

Isso inclui todas as táticas que serão utilizadas, levando em conta seus objetivos, sua situação patrimonial, sua experiência, e etc.

A escolha de uma boa estratégia, baseada em todos esses itens, pode não apenas proteger seu patrimônio, mas aumentar a possibilidade de você terminar seu dia positivo.

É bom ressaltar também que as estratégias no day trade não são estáticas e imutáveis, muito pelo contrário.

Elas devem se adaptar a elementos que vão se alterando ao longo do tempo, como a volatilidade, liquidez e tendência, além de também mudar de um ativo para outro.

Por exemplo, a estratégia de day trade para mini dólar poderá ser diferente da estratégia para mini índice, assim como seus pontos de entrada, saída e outros indicadores.

Por isso, vamos listar algumas das principais estratégias para day trade e suas características, para que você possa descobrir qual delas é a que mais se encaixa com você, a partir de seu perfil e experiência!

Principais estratégias no Day trade

Agora que você já entendeu a importância das estratégias para day trade, vamos discutir algumas das principais, além de dicas para que você possa utilizá-las para lucrar ainda mais, seja em mini contratos, ações ou até no mercado de Forex.

Antes de optar por uma, analise muito bem cada uma de suas características, pontos fortes e fracos, relação risco/retorno, e, principalmente, seu nível de complexidade.

Algumas exigem técnicas de day trade mais desenvolvidas do que outras, e é essencial que você leve este ponto em consideração.

Scalping Trading

O scalping é uma modalidade, na verdade, não exatamente uma estratégia de day trade em si. Ele consiste em operações muito curtas que, consequentemente, propiciam pouco risco ao trader e ganhos pequenos.

Então, a escolha desta modalidade acaba servindo como opção estratégica.

Se for para falar de técnica, especificamente, recomendo você estudar análise de fluxo. Já gravei um curso introdutório sobre o assunto, também chamado de Tape Reading.

Mas já antecipo que se trata de um método que requer muito estudo e prática.

O Scalping se diferencia das demais modalidades de operação porque o scalper, ao contrário da maioria dos traders, pode chegar a realizar até quatro vezes mais operações em um pregão do que um day trader comum.

Isso ocorre pois nessa modalidade busca-se um grande número de pequenas variações no ativo, enquanto a outros profissionais buscam um pequeno número de grandes variações.

Particularmente, é um dos estilos de operação que mais gosto!

Ademais, o scalper se baseia única e exclusivamente nos preços das ações, o que permite que ele não acompanhe tão de perto as notícias da economia e análises fundamentalistas, pois seu foco deve estar 100% investido na análise momentânea dos indicadores.

Entretanto, estratégias de scalping possuem alguns pontos que devem ser levados em consideração.

Por ter uma possibilidade de retorno considerável, o risco que ela traz consigo também pode assustar.

Para uma boa operação, o trader precisa escolher um ativo com muita liquidez - ou seja, um ativo com elevado número de negócios - e volatilidade, e o investidor deve possuir uma precisão cirúrgica para operar - o que é muito raro em iniciantes.

Acertar o momento exato para entrar na operação exige muita prática para se desenvolver velocidade, precisão e habilidade.

Por isso, apesar de o retorno parecer atraente, deve-se ter em mente que o risco pode ser grande sem o devido preparo.

As estratégias de day trade tipo scalping fazem com que o trader foque 100% da sua atenção nas pequenas variações de preço
As estratégias de day trade tipo scalping fazem com que o trader foque 100% da sua atenção nas pequenas variações de preço

Além disso, o emocional é importantíssimo para conseguir resultados constantes.

Até porque para melhorar os ganhos em geral, muitos scalpers costumam operar lotes mais pesados, com alta alavancagem, o que eleva consideravelmente o risco da operação.

É importante levar em consideração que uma frequência alta de operação gera desgaste e quem não estiver preparado para isso, pode se atrapalhar bastante.

E olha que nem estou falando das plataformas de trading ágeis que esse tipo de operação exige.

Imagine a seguinte situação: um garçom, em um dia com pouco movimento, consegue anotar todos os pedidos, dar atenção aos clientes, e em geral fazer seu trabalho sem problemas.

Entretanto, em um dia muito movimentado, com vários clientes chamando sua atenção simultaneamente, a cozinha desorganizada e ainda por cima com uma equipe de garçons reduzida, ele não consegue realizar seu trabalho com a mesma qualidade.

É exatamente isso que pode acontecer com iniciantes no scalping. Como foi dito anteriormente, um scalper pode fazer um número de operações quatro vezes maior que um trader comum, e esse excesso de informações e trades pode afetar seu emocional - e consequentemente, seus resultados.

Se quiser saber mais sobre estratégias de scalping, dê uma lida no nosso artigo específico sobre scalping trading, no Portal do Trader.

White Flag

Esta estratégia de Day Trade está diretamente relacionada com a gestão de risco. Ela é perfeita para quem ainda está começando e serve para que o trader não devolva seus ganhos para o mercado, o que também ajuda a preservar o lado emocional.

Se você já assistiu alguma série ou filme medieval, provavelmente já se deparou com o termo “bandeira branca” - do inglês “white flag”.

Tal símbolo representa que o exército vem em paz, sem intenções de atacar qualquer inimigo nesse momento.

Esse significado pode ser aplicado ao day trade na forma de gestão de risco. O conceito consiste em definir um objetivo financeiro e um limite de perda.

Quando você atingir qualquer um desses valores, a sua “bandeira branca” deve ser acionada imediatamente, e assim você deve parar de operar no dia.

Para explicar os motivos por trás disso, vamos imaginar o seguinte cenário:

Você começa seu dia pronto para operar. Na noite anterior já estava até um pouco ansioso, estudando sobre algumas estratégias de day trade para mini índice, e decide que hoje iria colocar tudo o que aprendeu em prática.

Já frente a frente com o ativo, você define uma meta de gain e um limite de loss razoável para o dia - mas no fundo você está confiante, e acredita que nem será necessário se preocupar com as perdas.

Começando suas operações, com um frio na barriga mas a confiança de que está preparado, você consegue atingir sua meta de gain em alguns minutos. E sente imediatamente um alívio!

Com a adrenalina no sangue e o coração a mil, você sente aquela vontade de continuar. “Você está indo tão bem, foi tão fácil, então, aproveite mais um pouco”, diz a sua consciência.

Nessa hora você decide continuar. “Só mais uma última operação, nada pode dar errado”, você pensa.

E é nessa última operação que tudo desanda. Com um movimento errado, causado muito provavelmente pelo seu emocional afetado, você perde seu lucro, e entra em prejuízo.

Se isso já aconteceu com você e gerou dúvidas, não deixe de ler o post será que o day trade é para mim?”.

Todo o trabalho de um dia é destruído pela ganância e falta de uma estratégia e táticas certas.

Então, diversas reflexões do tipo “e se...” dominam sua mente e você não distingue mais o que é certo ou errado fazer.

Estratégias Day Trade: a ganância e a falta de disciplina podem te fazer queimar dinheiro

E é exatamente por isso que você precisa ter disciplina suficiente para definir uma “white flag”, pelo menos no início.

Não operar, pode ser uma ótima estratégia de day trade. Com o tempo você conhece o mercado e se conhece a ponto de saber quando continuar e quando parar.

Essa estratégia é extremamente simples, porém desafiadora. Ela se baseia no respeito às suas próprias metas e limites, e para isso é necessário muita disciplina.

Em um estudo científico realizado pela Universidade da Califórnia, descobriu-se que traders individuais tendem a operar muito mais ativamente quando suas últimas operações foram bem sucedidas.

Isso mostra uma tendência que deve ser tratada com muita cautela, como já visto no exemplo anterior.

Para isso, as táticas da estratégia “white flag” devem ser sempre levadas em consideração, principalmente para iniciantes.

Reverse Trading

O reverse trading consiste, basicamente, em operar contra a tendência. Algumas vezes será em cima de um movimento de reversão, com a mudança da tendência, outras vezes, apenas uma breve correção do movimento principal.

Esta estratégia de day trade se baseia em um princípio não muito intuitivo: nadar contra a maré

Para isso, a análise gráfica ajuda bastante e se quiser saber mais sobre o assunto, recomendo este curso de Análise Técnica gratuito.

Quando um ativo está em queda, é possível fazer uma série de análises para tentar identificar um movimento de reação.

O trader adepto ao reverse trading, se chegar à conclusão que o preço do ativo vai reagir brevemente na contramão de uma tendência, pode operar em cima dessa reversão.

Para aplicar essa estratégia de day trade, é recomendável que o trader tenha algumas táticas bem estabelecidas e uma boa visão de mercado, pois prever uma reversão e sua força não é tão simples quanto pode parecer à primeira vista.

Dentro da Análise Técnica que acabei de citar, eu gosto muito de usar indicadores como Bandas de Bollinger e IFR para identificar esses momentos de reversão, especialmente quando essas ferramentas estão aliadas a algum padrão de candle.

Por isso, reforço minha recomendação para você estudar técnicas com gráficos.

Momentum Trading

O Momentum Trading está diretamente ligado à operações a favor da tendência. Basicamente é o oposto do que acabamos de ver com Reverse Trading.

Existem diversos indicadores técnicos para este tipo de operação e um deles é o HiLo Activator, que você pode aprender neste texto completo.

Todos que já estudaram física no colégio devem ter se deparado em algum momento com a Primeira Lei de Newton, que basicamente dizia que caso não haja uma força externa, todo corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento.

Certo, mas como isso pode ser relacionado ao day trade?

O Momentum Trading se aproveita de fortes movimentos direcionais com grandes volumes (conceito básico de tendência), e tenta lucrar em cima deste movimento o máximo possível, ou seja, enquanto ele permanece na mesma direção.

Nessa estratégia de day trade é possível fazer operações mais extensas e demoradas que no Reverse Trading, justamente por se aproveitar de um movimento tendencial.

Para exemplificar melhor, imagine um campeonato de surf. O surfista que tem o objetivo de ganhar, vai buscar sempre uma onda forte, grande e com uma tendência de se manter estável por muito tempo, para que possa pontuar mais.

Enquanto a curva está favorável para surfar, o esportista aproveita ao máximo. Porém, quando ele percebe que ela está próxima de se desfazer, ele imediatamente acaba suas manobras.

Estratégias day trade: momentum trading é uma forma de surfar os movimentos do mercado
Estratégias day trade: momentum trading é uma forma de surfar os movimentos do mercado

A estratégia de Momentum Trading é muito semelhante, ou seja, quando o trader percebe que o movimento do ativo está próximo de se reverter, ele imediatamente deve sair de sua posição.

As táticas que envolvem a estratégia de Momentum Trading exigem MUITA disciplina e uma experiência de mercado prévia.

Além da Análise Técnica que citei acima, você também pode estudar táticas de Price Action, através deste curso gratuito.

O trader deve necessariamente ter muita paciência para esperar o movimento certo para entrar, e experiência para perceber quando a situação está próxima de se reverter.

Qual a melhor estratégia para iniciantes no Day trade?

É bastante comum me perguntarem sobre a melhor estratégia para day trade, afinal, indo direto ao ponto a gente poupa muito tempo, energia e perdas financeiras desnecessárias, certo?

Porém, responder essa pergunta é um pouco mais complicado do que parece, e por um simples motivo:

A estratégia certa no day trade depende 100% do seu perfil. Aliás, essa regra vale para qualquer modalidade de operação, seja de curto ou longo prazo.

Pode parecer uma resposta clichê, mas me acompanhe para que eu possa explicar a seguir.

Tomadores de risco podem tentar se aventurar em estratégias para day trade mais “agressivas”, como a scalping e reverse trading, ou até em estratégias consideradas mais avançadas, envolvendo fluxo e arbitragem, por exemplo.

Por outro lado, traders mais “conservadores” devem tomar cuidados extras para não se exporem demais, utilizando-se de elementos da “white flag” ou fazendo operações de momentum trading.

De modo geral, num prazo maior, a diversificação será sempre o melhor caminho, tanto com relação aos ativos, modalidade de operações, como estratégias adotadas. Portanto, nunca deixe de estudar para desenvolver um amplo repertório técnico.

Se quiser saber mais sobre o assunto, este texto sobre DNA Operacional vai te ajudar.

Nos próximos tópicos discutiremos mais um pouco sobre algumas dicas para definir e otimizar suas estratégias de day trade, mas posso adiantar uma coisa: é essencial ressaltar que, independentemente da estratégia que você escolher num primeiro momento, os princípios de gerenciamento de risco e disciplina são indispensáveis.

Portanto, jamais arrisque um patrimônio que você não está realmente disposto a perder (por mais tentador que seja).

As estratégias são como um mapa - te dão um caminho, e te mostram um horizonte de ações que você pode tomar. Mas nenhuma estratégia de day trade é infalível.

A estratégia de day trade que você escolher funcionará como um mapa, mas não fará todo o trabalho sozinha
A estratégia de day trade que você escolher funcionará como um mapa, mas não fará todo o trabalho sozinha

Tenha isso em mente, e já estará à frente da maioria dos outros traders iniciantes.

Aliás, falando em completos iniciantes, é recomendável que evite utilizar estratégias que exigem um controle emocional muito desenvolvido, para evitar ter o mesmo destino daquele garçom sobrecarregado que discutimos acima.

Tudo tem seu tempo. Eu também fui leigo um dia e só me desenvolvi bem porque foquei em um passo de cada vez.

Não arrisque investir em ativos que você não estudou e evite continuar operando se já bateu sua meta de gain ou limite de loss.

Esses princípios devem estar presentes em qualquer estratégia que você escolher.

Estude todas estratégias que puder, e pratique-as em simuladores para testar se elas se encaixam com seu perfil.

Eventualmente, você encontrará sua estratégia ideal assim como eu encontrei as minhas.

Como saber se a estratégia funcionou?

Primeiramente, precisamos deixar bem claro que um trader ou estratégia de sucesso não têm nenhuma relação com alta taxa de acerto, ok?

A taxa de acerto, apenas, não diz muita coisa.

Por exemplo, se o trader adotar stops longos e objetivos curtos em sua operação, é natural que a taxa de acerto seja maior que 50%, contudo, ainda assim é possível gerar prejuízo com essa estratégia.

Além da taxa de acerto o trader precisa prestar atenção no risco retorno, ou seja, na extensão do ganho pretendido versus a extensão da perda aceita. Outro ponto relevante é o tamanho do aporte por operação.

Por exemplo, um trader com a taxa de acerto maior que 50% e objetivos 2 maiores que seus stops pode ter prejuízo se estiver com posições muito mais pesadas nas operações perdedoras do que nas ganhadoras.

Com essa noção mais ampla, agora sim, vale falar que a taxa de acerto de uma estratégia pode ser avaliada em backtests, ou seja, testes do modelo no histórico passado de negociações.

Outra forma de avaliar a eficácia de uma estratégia é na prática, com operações reais, porém lotes mínimos.

É o que eu gosto de fazer nos meus próprios day trades, assim, vou refinando a estratégia e aumentando os lotes conforme obtenho sucesso nas operações.

Para finalizar a questão, a estratégia eficaz é aquela ideal para seu perfil, com fundamentos sólidos dentro da sua forma de operar e que combine com seu nível de experiência e controle emocional.

Em outras palavras, é algo que varia bastante de uma pessoa para outra.

É necessário testar em várias situações até chegar nesse nível de autonomia e individualidade.

Então, a única maneira de realmente descobrir o quão “assertiva” é a sua estratégia é descobrindo como ela se adapta a diversos cenários e como você reage diante deles.

Não tenha medo de passar tempo testando e estudando. É a única maneira de testar suas estratégias no day trade
Não tenha medo de passar tempo testando e estudando. É a única maneira de testar suas estratégias no day trade

Não adianta de nada usar uma estratégia de day trade tipo scalping se, na hora H, você não conseguir lidar com o número de informações que a operação exige, por exemplo.

Por isso, é recomendável que você passe quanto tempo for necessário em simuladores, para entender como funcionam as reações instantâneas do mercado e criar um repertório de ação.

Mas assim que possível, coloque-a em prática no mercado de verdade, pois como diz o famoso ditado: “treino é treino, jogo é jogo”.

Agora, que tal entender melhor a utilidade desse repertório de ação?

Fazendo uma analogia, em uma luta de artes marciais, é evidente que terá uma vantagem aquele lutador que for mais forte, mais habilidoso e, principalmente, que tenha mais experiência prática.

Um faixa branca jamais seria capaz de prever e reagir a golpes de um lutador minimamente experiente, por não ter nenhuma ideia do que seu adversário é capaz de fazer.

Não importa quantos vídeos e filmes sobre lutas o novato tenha assistido, e nem o quanto ele já conversou sobre o assunto com seus colegas lutadores.

Sem experiência no campo de batalha, é muito improvável que ele vença.

Isso diferencia os profissionais dos amadores.

Assim como em uma luta, seu repertório de ação é importantíssimo para que sua estratégia de day trade tenha sucesso
Assim como em uma luta, seu repertório de ação é importantíssimo para que sua estratégia de day trade tenha sucesso

Por outro lado, seu oponente pode ser um lutador mais experiente.

Além de ter o conhecimento teórico, ele já participou de diversas lutas, e sabe que tipos de movimentos seus adversários podem realizar e como reagir.

No day trade, seu oponente é o ativo que você está operando, e a única maneira de vencê-lo - ou seja, lucrar - é tendo um repertório de como ele pode reagir e de quais maneiras você pode se adaptar ao ativo e operar para se beneficiar.

Em suma, você precisa ser assertivo para descobrir (ou desenvolver) como sua estratégia para day trade será eficaz e colocá-la em prática no campo de batalha.

Dicas para otimizar sua estratégia no Day trade

Outro ponto essencial para obter os melhores resultados com suas estratégias no day trade é buscar constantemente aprimorar não só as técnicas, mas a si mesmo.

Como sempre digo, o trading é uma atividade de performance.

Para que isso aconteça, é recomendável que você adote certos hábitos para desenvolver sua disciplina, foco, conhecimento e seu emocional.

O trading, como atividade de performance, exige todo um estilo de vida.

Nos tópicos a seguir, você encontrará dicas imperdíveis para se tornar um trader melhor e pronto para otimizar qualquer estratégia no day trade que venha a adotar:

1) Tenha uma rotina

Em primeiro lugar, você precisa de organização, não importa sua situação.

Não importa se você trata o day trade como atividade principal, renda extra ou hobby, você precisa desenvolver uma rotina de treino, estudos e prática.

Essa rotina pode inclusive ser flexível, encaixando-a no seu tempo disponível para a atividade, mas é essencial que ela exista e seja muito bem pensada.

No livro “O Poder do Hábito”, o renomado autor Charles Duhigg diz, a partir de estudos científicos, que uma atividade só se torna definitivamente um hábito caso ela seja praticada, no mínimo, durante 29 dias seguidos.

Isso quer dizer que é necessário criar uma rotina para que você desenvolva suas habilidades no day trade, independentemente do estágio de aprendizado que você se encontra.

Portanto, defina horários para estudar diariamente, para desenvolver cada vez mais seu repertório.

Aqui no blog do Portal do Trader temos muito do que você precisa para poder estudar, se desenvolver e se aprimorar no day trade, e lucrar cada vez mais. Explore!

2) Simule as negociações

Jamais acredite que apenas o conteúdo teórico é suficiente.

O campo de batalha é uma das melhores salas de aula existentes, e isso não significa que você precisa arriscar dinheiro de verdade.

Simulando as negociações que você pretende fazer, você se acostuma mais rapidamente com as estratégias de day trade que escolheu, entenderá como o mercado funciona e irá adquirir experiência prática.

Lembra quando você estava na escola e era obrigado a resolver aquelas listas gigantes de exercícios de matemática, geografia, e até de portugês?

Então, o intuito é exatamente o mesmo: desenvolver estratégias de day trade na prática- porém, cá entre nós, simular algumas operações é bem melhor, né?

Simuladores vão te ajudar a otimizar suas estratégias de day trade assim como exercícios escolares te ajudavam no colégio.
Simuladores vão te ajudar a otimizar suas estratégias de day trade assim como exercícios escolares te ajudavam no colégio.

Portanto, o objetivo do simulador não é te tornar um especialista logo de cara, mas te preparar da maneira mais eficiente possível para situações reais.

  • Fica aqui uma dica: para entender melhor como funcionam as simulações e qual simulador utilizar, acesse nosso artigo específico sobre simuladores no Portal do Trader.

3) Diversifique a “carteira” de investimentos

Nunca coloque todos os ovos em uma cesta só (aliás, não se alimente apenas com ovos - diversifique).

Talvez você já tenha escutado essa frase antes, e apesar de ter se tornado uma espécie de “ditado popular”, continua sendo uma grande verdade.

Diversificar sua carteira de investimentos, assim como diversificar estratégias, é importante não só para evitar o “risco da ruína” - o risco de perder tudo de uma só vez - mas também para adquirir uma visão de mercado mais abrangente e perene.

O trader que conhece vários mercados, ativos, operações e estratégias está MUITO à frente da grande maioria.

Assim como no exemplo do faixa branca e do lutador experiente, o trader com uma carteira diversificada obtém um repertório consideravelmente maior, se tornando capaz de tomar decisões mais inteligentes, e assim lucrar cada vez mais com riscos cada vez menores.

4) Defina bem seu perfil de investidor

O autoconhecimento é de uma importância tão grande para qualquer trader que usarei uma simples frase para demonstrá-la:

“Conhece-te a ti mesmo” - Sócrates.

Apenas o fato desta frase pertencer ao filósofo Sócrates já deveria ser o suficiente para convencê-lo, mas vamos aprofundar um pouco mais nessa questão e relacioná-la diretamente ao day trade.

Para poder escolher ativos e desenvolver estratégias para day trade é essencial que você saiba qual é seu perfil de investidor, seu nível de aversão ao risco e o quanto você está disposto a investir em suas operações.

Um trader mais conservador, por exemplo, não deveria de maneira alguma se arriscar logo de cara como um scalper.

Além de ficar extremamente incomodado com a velocidade e a pressão que as operações provocam, esse trader provavelmente terminaria o dia com prejuízo, pois está utilizando uma tática completamente contrária ao seu perfil.

O quão confortável você se sente com o risco? E com a imprevisibilidade?

Além disso, quanto dinheiro você está disposto a investir? Se você perdesse todo esse montante hoje, isso seria um problema?

Essas são apenas algumas perguntas para te ajudar a definir seu perfil de investidor. A partir dele, você pode escolher qual das estratégias de day trade que mais se encaixa com você.

Para fechar esse assunto, quero deixar uma provocação a você:

Será que você precisa definir o seu perfil, ou seria melhor entender você mesmo para em seguida se readaptar a um perfil já definido: arrojado/agressivo?

Convenhamos, não existe day trader conservador. Além disso, é praticamente impossível levar esse negócio a sério sem a ambição de se tornar um trader arrojado.

5) Reavalie as negociações executadas

Nunca ignore suas operações passadas.

Experiências passadas são um dos melhores materiais de estudo existentes. Reavaliar suas negociações executadas pode te mostrar melhor do que ninguém seus erros, seus acertos e te dar uma noção de como você se comporta no campo de batalha.

Reavalie sempre seus pontos de entrada, saída, suas notas, seu racional durante cada operação, resultados e muito mais.

Essa é uma oportunidade perfeita para você, fora de um ambiente de pressão, analisar sua performance anterior. Nunca desperdice essa chance.

Tenha um diário de trade para anotar essas informações. Aliás, inclua nele suas impressões pessoais, justamente para ter uma noção de como estava o seu emocional e julgamento técnico no momento da operação.

Até hoje eu anoto tudo numa planilha pessoal. Aliás, no meu caso, através dos meus registros já tenho até os cálculos de imposto de renda no day trade - um assunto essencial para qualquer operador.

Tenha em mente que o procedimento de desenvolvimento estratégico no trading consiste basicamente em 3 etapas:

1. levantar uma hipótese;
2. testá-la e;
3. avaliá-la.

Portanto, nesse momento você não deve ter medo ou vergonha de analisar negociações que porventura não foram lucrativas. É uma grande oportunidade de aprendizado!

Aprenda mais sobre o Universo Day trade

Se você quer saber tudo sobre Day Trade, tenho uma mensagem importante para você.

Em primeiro lugar, se você leu esse artigo inteiro e chegou até aqui, eu lhe devo meus parabéns.

Você claramente está em busca de conhecimento, e com certeza está no lugar certo.

Grande parte dos aspirantes a traders buscam atalhos, aqueles pequenos “hacks” que os farão ficar milionários de uma semana para a outra.

Mas não preciso nem dizer como estão enganados, não é mesmo?

Se você quer resultados, vai precisar se esforçar. E se esforçar não apenas nas suas operações, mas também no seu estudo rotineiro.

No curso gratuito de Day Trade você será capaz de iniciar seus estudos sobre estratégias para day trade e muitos outros assuntos da melhor maneira possível, com o melhor conteúdo do mercado, e com alguns dos maiores especialistas em trading do Brasil.

Conclusão

Não resta a menor dúvida sobre a importância das estratégias para o day trade ou qualquer outra modalidade de operação no mercado de renda variável.

Não deixe esse conteúdo guardado em uma gaveta escondida na sua memória. Leia-o e releia-o quantas vezes forem necessárias, pois ele pode ser a diferença que irá te ajudar a melhorar seus resultados em suas operações.

Siga todas as dicas que foram dadas, crie uma rotina diária de estudo, vá atrás do conhecimento que vai te fazer um trader melhor.

E o mais importante: se você quiser ser um trader bem sucedido, você terá que se desenvolver mais do que na maioria das outras profissões.

Trate sua operação com profissionalismo e seriedade, e busque sempre agregar mais conhecimento, pois é isso que te fará um trader de sucesso.

O próximo passo agora é fazer nosso curso inteiramente gratuito de Day Trade e

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Caio Sasaki

Espero que você aprenda com esse artigo.

Logo Plano TNT

QUAL SEU PLANO PARA OBTER CONSISTÊNCIA NO TRADING?

QUERO COMEÇAR O PLANO TNT

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.